administração

Administração de Recursos Humanos

Administração de Recursos Humanos no Brasil


Administração de Recursos Humanos
Administração de Recursos Humanos

Continuando nossa série especial, hoje iremos falar um pouco sobre uma das principais áreas das organizações, a Administração de Recursos Humanos. Essa área da administração tem como principal finalidade a gerência de todo o recurso humano de uma empresa, possuindo como objeto de trabalho as pessoas, carreiras e metas institucionais. A administração de recursos humanos também é popularmente conhecida por Gestão de Pessoas, e como nós sabemos que cada colaborador possui suas próprias metas, modo de agir e de pensar, tal área é considerada uma das atividades mais importantes dentro de qualquer empresa.


Com o passar dos anos, a função de gerir pessoas começou a ganhar cada vez mais espaço no âmbito administrativo. Mesmo assim, fazer com que os gestores compreendam a valorização de seus funcionários não se trata de uma tarefa fácil. Essa atividade demanda tempo e planejamento. Por isso, devemos perceber que a Administração de Recursos Humanos evoluiu qualitativamente ao longo dos últimos anos, não havendo apenas uma mudança no nome “Recursos Humanos”, como também, mudanças na forma prática de gerir pessoas. Nos dias de hoje, os colaboradores não são mais vistos como parte do processo, mas sim como os responsáveis pelo diferencial que tal processo pode apresentar.


Conceitos da administração de recursos humanos


Sistema da administração de recursos humanos
Sistematização da Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas, ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano de uma organização. Podemos dizer, que sua finalidade básica é nortear e direcionar os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. Um dos conceitos mais conhecidos acerca da administração de recursos humanos foi elaborado pelo doutrinador Idalberto Chiavenato, no qual ele diz que "gestão de pessoas é o conjunto integrado das atividades de especialistas e gestores como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas - no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização". (Chiavenato, 2002)

O planejamento da administração de recursos humanos é o processo de decisão à respeito da mão-de-obra necessária para atingir os objetivos organizacionais. Trata-se de sistematizar qual força de trabalho e talentos humanos são necessários para realizar uma ação organizacional futura. Tal processo de sistematização dos recursos humanos possui cinco fases distintas (como mostra a imagem acima). Esse planejamento estratégico dos recursos humanos tem como principal finalidade buscar um maior envolvimento por parte dos colaboradores nos objetivos e metas da organização.

Por diversas vezes esse envolvimento pode ser melhorado através de um trabalho de desenvolvimento e valorização das pessoas inseridas na organização. O RH estratégico de certas empresas, procuram fazer com que seus colaboradores sejam felizes no exercício da função. Por isso, investem em ações baseadas nesses cinco processos dos recursos humanos. Antigamente a Administração de Pessoal se limitava à funções burocráticas e operacionais, possuindo como principal trabalho a elaboração mensal da folha de pagamento de acordo com os dados do cartão de ponto do colaborador.

Atualmente as atribuições dos profissionais de RH passaram por uma massiva ampliação, fazendo com que a administração de recursos humanos seguisse a atração, o desenvolvimento e a manutenção dos colaboradores na empresa. Hoje, o seu foco se baseia no relacionamento entre as pessoas e a organização. Dentre os principais objetivos da área, nós podemos citar: atrair pessoas para a organização (recrutamento e seleção); desenvolver a cultura organizacional; melhorar o ambiente de trabalho; estabelecer e realizar a remuneração dos funcionários; avaliar o desempenho dos colaboradores; manter um ambiente de aprendizado e prezar pela higiene e segurança no trabalho.

Mercado de Trabalho na Administração de Recursos Humanos


A demanda por profissionais dessa área ainda é muito grande, mesmo havendo uma certa "invasão" por profissionais de psicologia, pedagogia e outras graduações nos setores de RH das empresas, muitos administradores recém-formados ainda se engajam com a área de Recursos Humanos. A complexidade da legislação trabalhista e o aumento no número de colaboradores no mercado de trabalho, amplia a necessidade das empresas, levando-as à contratarem cada vez mais profissionais especializados em áreas como folha de pagamento, recrutamento, cargos e salários, entre outros, por exemplo.

Essa variedade de setores dentro da Administração de Recursos Humanos, possibilita ao profissional da área poder atuar em diversos cargos, como por exemplo, consultor de recrutamento, analista de treinamento, ou ainda como um gerente de recursos humanos. O salário médio inicial da área é de R$ 2.500,00. O mercado de trabalho desde o ano 2000 vem apresentando crescimentos constantes na área de RH. Isso ocorre principalmente devido à necessidade das empresas de melhorarem seus setores de recursos humanos e seus métodos de gestão de pessoas, uma vez que com o passar dos anos, os colaboradores se tornam cada vez mais exigentes e diferenciados.

Como dito acima, essa necessidade vem se refletindo cada vez mais no aprimoramento dos colaboradores, através de treinamentos e atividades educativas por parte das empresas. Se as companhias estão demitindo mais e gastando mais com assessorias especializadas, nós podemos perceber os recursos humanos de um modo mais racionalista, ou seja, intimamente ligados ao "business" e capaz de cortar com precisão os profissionais que apresentam baixo rendimento. Com isso, a administração de recursos humanos ficará completamente ligada ao negócio da empresa, atuando como seu suporte em qualquer momento de crise. Portanto, é certo dizer que o bom profissional de RH dificilmente ficará fora do mercado.


Elementos da Administração de Recursos Humanos


Elementos da Administração de Recursos Humanos
Elementos da Administração de Recursos Humanos

1. Relações de trabalho: essa teoria surgiu na Alemanha nazista e visava unicamente a economia do Estado, onde ambos o trabalhador e o empresário não tinham escolha senão produzir. Atualmente organização é a responsável por tratar e cuidar do relacionamento empregado x organização, porém tanto a doutrina quanto a jurisprudência possuem dificuldades em delimitar seus exatos contornos, expressando diversas formas de prestação de trabalho humano. No Brasil, a relação de trabalho está ligada ao contrato de trabalho, quando a CLT define o acordo da relação.

2. Gerenciamento de desempenho: o objetivo desse ponto é examinar e otimizar as diversas práticas, políticas e sistemas de recursos humanos utilizados pela empresa. Avaliar o desempenho dos funcionários não é tarefa fácil, mas é extremamente necessária. A avaliação é uma das ferramentas mais importantes dentro de uma empresa e fundamental para a gestão de pessoas. Por meio desse processo, a organização é capaz de analisar o comportamento e resultados de um colaborador, constatando se a postura individual ou coletiva do mesmo corresponde com a cultura e valores da empresa.

4. Recrutamento: outro ponto de grande importância para a administração de recursos humanos. O recrutamento visa atrair o capital humano ideal para a empresa, auxiliando a mesma no alcance das metas e objetivos. O recrutamento influencia fortemente na quantidade e qualidade dos candidatos efetivados e por isso é considerada uma área crítica para o sucesso da organização. Estudos mais recentes estão mudando o campo do recrutamento com fundamentos de marketing e branding para criar ainda mais valor ao processo.

5. Gerenciamento de carreira: é um elemento da administração de recursos humanos que envolve duas partes - a organização e o indivíduo. Atualmente os colaboradores assumem o papel de protagonistas e planejadores de sua própria carreira, sendo estimulados (e muitas vezes incentivados financeiramente) pelas empresas a adquirirem novos conhecimentos (especialidades), a fim de garantir melhores vagas dentro da própria organização. Em contrapartida as empresas buscam fornecer planos de carreira bem estruturados aos seus funcionários, fazendo com que os mesmos procurem se manter inseridos na organização (seja através de acompanhamento, mentoring, ou um bom plano de cargos e salários).

6. Cultura Organizacional: é o estabelecimento dos valores organizacionais, das regras e normas de trabalho, da visão da empresa, suas tradições e crenças adotadas ao longo dos anos. É um tópico de extremo valor dentro da administração de recursos humanos, pois afeta na maneira como os funcionários enxergam a empresa, suas reações e também na cooperação entre os funcionários e os clientes. Em geral, é um sistema de valores organizacional compartilhado por todos os membros, em todos os níveis hierárquicos. É fundamental que todos estejam bem alinhados com a cultura da organização.

7. Treinamento e Desenvolvimento: mesmo os funcionários mais qualificados ainda possuem carência de treinamento. A constante atualização e qualificação dos colaboradores se tornou um requisito obrigatório para toda empresa que procure se manter competitiva no mercado em que atua. Por esse motivo, o treinamento e desenvolvimento é um dos fatores mais importante e trabalhado dentro dos recursos humanos. Características como comunicação, liderança, motivação, habilidades interpessoais e emocionais, são cada vez mais trabalhadas nas empresas. 

Conclusão - Administração de Recursos Humanos


Resumindo, o conceito de administração de recursos humanos é um mix de habilidades, métodos e práticas que possuem o objetivo de administrar os comportamentos e motivações intrínsecas e extrínsecas do colaborador. Sua principal finalidade é a de potencializar e desenvolver o capital humano de uma empresa. Ela ocorre principalmente através da participação e capacitação dos colaboradores da organização. O capital humano tem sido cada vez mais valorizado, já que as empresas perceberam que as pessoas devem ser valorizadas, para que ambas cresçam como um todo.

A área de Recursos Humanos também lida com outros aspectos ligados à administração da empresa, como por exemplo, relações sindicais, estratégias voltadas à administração de pessoas, relações de trabalho, entre outros fatores. Em resumo, trata-se de uma ramificação que também cuida do recrutamento e da seleção de funcionários, dos treinamentos, planos de cargos e salários, avaliações de desempenho, etc. Vários autores consideram os modelos de recursos humanos existentes na Escola Clássica e na Teoria das Relações Humanas como os mais utilizados pelo mercado atualmente.

Dessa maneira, é muito importante toda organização ter a consciência do que os funcionários necessitam, assim como quais são suas metas e objetivos dentro da empresa. Uma vez que a sociedade está cada vez mais baseada no conhecimento e na informação, faz-se necessário que os gestores estejam atentos aos aspectos que rodeiam seus colaboradores, sabendo como estimular sua motivação e engajamento, a fim de que os mesmos se destaquem dentro e com a empresa. Assim que várias áreas da administração, a Administração de Recursos Humanos possui suas próprias características e conceitos, mantendo o foco principalmente no desenvolvimento do colaborador. A felicidade do funcionário e sua motivação no trabalho contribuem significativamente para o crescimento da organização.

-----

Veja também:

-Administração Geral;
-Administração de Empresas;
-Administração de Marketing;
-Administração da Produção;
-Administração de Materiais;
-Administração Financeira e Orçamentária;
-Administração de Sistemas de Informação.

Autor: Manuela Borba
Referências Bibliográficas:
MAXIMIANO, Amaru. Teoria Geral da Administração. Atlas, 2012
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos. 8ºEd. Manole, 2016
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Elsevier, 2004.

-----


Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS