administração

10 Dicas para trabalhar sem stress

Dicas para trabalhar sem stress


Estresse no trabalho

No mundo, real viver sem stress é praticamente viver sem trabalhar. Toda ocupação tem o potencial de causar algum tipo de pressão, ou desconforto físico-psicológico nas pessoas que a exercem. Um fator que determina se você acha um certo tipo de trabalho estressante ou não é a sua personalidade. Enquanto alguns se sentem confortáveis em ambientes e situações que desafiam seu psicológico, outros já podem sentir insuportável manter tal situação. O nível de stress ou a falta dele no ambiente de trabalho tende a ser diferente de pessoa para pessoa, no entanto, alguns trabalhos são classificados como estressantes, insanos, ou problemáticos por natureza.

Atualmente, muitas empresas atualmente se preocupam bastante com a qualidade de vida de seus funcionários, sempre procurando manter um ambiente limpo, amigável, com boa iluminação, com o intuito de melhorar a qualidade de vida de seu colaborador e consequentemente extrair mais do mesmo. Um funcionário insatisfeito não rende tanto quanto um funcionário feliz, isso é fato. Porém, independente dos ajustes feitos pela própria empresa, o trabalhador também pode tentar de alguma forma reduzir o stress ocasionado pelo trabalho. O psicólogo industrial Michael Mercer, expõe dez dicas simples sobre o que fazer para se reduzir o stress no ambiente de trabalho.

#01. Dar-se bem com as pessoas:

Empregados que não trabalham estressados, normalmente conseguem trabalhar sem atritos com praticamente todo mundo. Para isso, veja o que tem em comum com os outros e aja de maneira amistosa com todas as pessoa do seu trabalho, do presidente até à faxineira, sem distinção de cargo ou status.

#02. Seja sempre diplomático e tenha consideração:

Evite agir com raiva ou impaciência, mesmo quando estiver frustrado. Expressar ira no local de trabalho resulta em retaliação direta ou indireta, o que certamente aumentará o nível de stress do ambiente e lhe causará diversos problemas, sendo passível até de demissão (casos graves, como agressão).

#03. Aprenda o que se espera que você aprenda:

Descubra o que o seu chefe e o chefe do seu chefe esperam de você. Essas pessoas vão ajudar ou acabar com a sua carreira, e afetam sensivelmente o seu nível de stress. Agindo dentro das expectativas delas, pode estar um passo adiante e também reduzir a possibilidade de stress.

#04. Jogue na equipe do seu chefe e colegas de trabalho:

Companheiros de equipe valorizam os outros e ficam bem menos frustrados do que funcionários rebeldes ou que ficam sozinhos no seu canto. Por isso, procure sempre ser o mais colaborativo possível, sabendo expor e ouvir ideias e também a valorizar as atividades dos seus colegas de trabalho.

#05. Faça três elogios por dia no serviço:

As pessoas adoram receber elogios, e se você as fizer sentir bem com um elogio, elas vão tentar facilitar a sua vida. Quando você lhes pedir um favor, elas vão se lembrar do elogio. Claro, não precisa ser falso, aja de acordo com o momento e se for realmente apropriado, ai sim, elogie.

#06. Estabeleça metas pessoais e relacionadas com o trabalho:

Pessoas estressadas raramente fazem algo para atingir suas metas. Em contrapartida, as pessoas menos estressadas passam mais da metade do seu tempo fazendo coisas que as ajudam a alcançar suas metas no curto e no longo prazo.

#07. Faça uma lista de "afazeres" cada dia:

Todos os dias, antes de sair do trabalho, faça uma relação do que precisa fazer no dia seguinte, esse mínimo de organização pode ajudar a evitar que você se sinta “pressionado” pelas tarefas.

#08. Mantenha sua mesa ou área de trabalho arrumada:

Não estamos nos referindo a obsessão por limpeza. porém organização é um fator importantíssimo para qualquer pessoa, em qualquer trabalho. Se você manter seu local de trabalho organizado, provavelmente as tarefas irão fluir de modo mais rápido sem que seja necessário quebrar a cabeça para encontrar determinado documento, ou coisa do tipo.

#09. Faça pelo menos um pouco de exercício todos os dias:

Até mesmo uma caminhada de 10 minutos ajuda. As pessoas reprimem toda a tensão emocional ou o stress em seus músculos. Com um pouco de exercício pode-se liberar o stress emocional e físico, e conseguir pensar melhor quando tiver que decidir como agir numa situação de pressão.

#10. Considere mudar de emprego:

Se as nove dicas acima não o ajudarem, talvez seja hora de você arranjar um novo emprego. Se você não aguenta o calor, saia da cozinha.


Por: Michael Mercer, Psicólogo Industrial.


-----


Até a próxima!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS