administração

Por quê internacionalizar sua empresa?

Expanda seu mercado, Internacionalize!


Exportar para o Brasil

Entrar em novos mercados, expandir a produção, captar novos clientes, melhorar o processo de produção e aperfeiçoar o produto, estes são alguns dos motivos que levam diversas empresas, pequenas, médias ou de grande porte, à ingressarem no mercado internacional. Na atual conjuntura do mercado mundial seria certo dizer que, para uma empresa ter visibilidade nacional e internacional, o processo de exportação e importação de produtos e serviços é mais do que necessário. Planejar e orientar a organização neste sentido é um dos grandes desafios para os empresários brasileiros nos dias de hoje.

A necessidade de expansão dos negócios e de se destacar sobre os concorrentes são fatores fundamentais na hora de decidir ingressar no mercado global, contudo é necessário que o empresário esteja bem preparado para a forte concorrência que irá enfrentar, sendo importante haver um bom planejamento e uma estrutura capaz de atender a demanda internacional de produtos e serviços que o mesmo deseja ofertar. O mercado mundial não permite uma entrega de produtos ou serviços de má qualidade ou mal executados, pois o compromisso e a qualidade são pilares imprescindíveis que regem seus mercados.

O empresário, indústria ou prestador de serviços que deseja iniciar suas atividades de comércio exterior, podem ter um setor exclusivo para cuidar de suas exportações, com profissionais capacitados e ambientados quanto à atividade, ou podem contratar os serviços de empresas que se dedicam exclusivamente as atividades relacionadas ao comércio internacional. Estas empresas possuem estrutura adequada e profissionais capacitados, que detém o conhecimento sobre os mercados locais e internacionais, para onde o cliente deseja buscar ou enviar mercadorias, são elas as comerciais exportadoras e as trading companies

Não há impedimento para que qualquer tipo de empresa possa exportar, até mesmo as MPEs (micro e pequenas empresas) podem se inserir no mercado global e buscar sua parcela de participação nele, seja através da exportação direta ou indireta. Porém, é importante salientar que todas as empresas procurem orientação do SEBRAE, ou do próprio MDIC (Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior), principalmente aquelas empresas que nunca exportaram. Para que as mesmas possam receber a capacitação necessária e ter uma administração eficiente, capaz de iniciar suas atividades internacionais. 

É de conhecimento geral no mundo dos negócios, de que há por parte do Governo Federal Brasileiro o incentivo às atividades de exportação, desde isenção de determinados impostos (PIS, COFINS, ICMS), à promoção internacional do exportador em novos mercados, geralmente feito através dos consulados brasileiros em outros países. Tais fatores trazem benefícios financeiros e agregam as empresas maior status tanto no mercado nacional quanto no estrangeiro, contribuindo para o crescimento das mesmas. É interessante também, termos ciência de que o Comércio Exterior é uma atividade de mão dupla, a ação de exportar e importar é igualmente importante para o empresário, pois a importação contribui no aperfeiçoamento de seus produtos e assim no aumento da qualidade dos mesmos, o que trará diferenciação da empresa no mercado em que atua e maior credibilidade aos seus clientes.

----

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS