administração

O que se estuda em administração?

A origem da administração e seu conceito


O que se estuda em administração?

Bom, antes de adentrar nos conceitos abordados pelo curso, vamos aprender um pouco mais sobre sua origem. A palavra administração vem do latim ad (que significa direção) e minister (que reflete subordinação), ou seja, aquele que realiza uma função sob o comando de alguém. Porém, é sabido que com o passar dos anos a palavra administração sofreu uma grande mudança em seu significado original, passando a ser a responsável pela interpretação dos objetivos organizacionais, afim de transformá-los em ações por meio do planejamento, organização, direção e controle dos esforços corporativos.


Seguindo a lógica do conceito atual, podemos entender que a administração é a integração de vários processos, que juntos controlam o uso dos recursos a fim de alcançar os objetivos organizacionais. Tanto o significado como o conteúdo e a aplicação prática da administração mudaram com o passar do tempo, sofrendo uma ampliação para além do escopo específico abordado nos livros. O conteúdo abordado ao longo do curso pode variar bastante, uma vez que depende muito de suas teorias e das áreas de estudo que serão abordadas. No curso de administração dificilmente você verá a abordagem de um conteúdo específico em detrimento das demais, mas sim uma visão ampla, comparativa de diversas áreas.

Principais disciplinas do curso de administração


1. Teoria Geral da Administração: É considerada por muitos como a mais importante disciplina do curso, variando entre TGA 1, 2 e 3. Nesta disciplina o aluno irá aprender sobre as principais teorias e conceitos que norteiam a ciência da administração, desde os princípios da administração pesquisados por Henri Fayol, passando pela administração científica elaborada por Taylor e Ford, até as teorias mais modernas e conceituais, como por exemplo, a teoria das organizações e outras novas abordagens.

2. Economia, Finanças e Contabilidade: Nas matérias ao lado o aluno irá se deparar com o estudo do ambiente econômico, cenários, patrimônio organizacional, ou seja, o estudo fiscal e econômico da pessoa jurídica. A ciência contábil desenvolve suas funções ao redor do patrimônio como meio de alcançar sua finalidade. É a disciplina que permite ao administrador registrar fatos e produzir informações que irão possibilitar o controle e planejamento de como o patrimônio será gerido.

3. Cálculo e Matemática Financeira: São duas disciplinas distintas, porém que abordam um conteúdo bastante semelhante dentro da ciência administrativa. São matérias que preparam e condicionam o aluno do curso sobre a compreensão da administração financeira necessária no ambiente corporativo. Ambas auxiliam o administrador na ampliação acerca do entendimento organizacional, ajustando o raciocínio para conceitos mais lógicos e racionais.

4. Metodologia de Pesquisa: Da mesma forma que a Teoria Geral da Administração, a metodologia de pesquisa também é considerada uma das principais disciplinas nos cursos das universidades. A metodologia proporciona ao aluno a competência necessária para realizar pesquisas acadêmicas, como também no reconhecimento de técnicas e procedimentos padronizados para elaboração da monografia e do TCC (podendo ser aplicada em outros projetos e trabalhos).

5. Estatística e Pesquisa Operacional: A primeira, pode ser considerada como a disciplina que irá proporcionar a capacidade do futuro administrador de registrar, mensurar, analisar e colocar em prática conhecimentos que irão ajudá-lo à resolver os problemas decorrentes do negócio da empresa. Já no ramo da pesquisa operacional, o aluno irá estudar matemática aplicada, fazendo uso de modelos matemáticos e algoritmos que irão auxiliar o futuro administrador em sua tomada de decisão.

6. Recursos Humanos e Gestão de Pessoas: Trata-se das matérias responsáveis pela gestão de pessoas e seus sistemas. Nelas o aluno irá aprender sobre todas as questões que envolvem os colaboradores, tais como cargos e salários, plano de carreiras, contratação, benefícios, entre outros aspectos. Além desses pontos, o futuro administrador irá absorver velhas teorias da administração, como por exemplo, a Teoria X e Y, Behaviorismo e a Teoria das relações humanas.

7. Direito: Muitos de vocês podem achar estranho, mas na administração o tema direito também é extremamente importante. Lembrando que existe uma diferença entre o direito estudado em administração e as matérias do bacharelado em direito. O principal foco é o direito empresarial, no qual o aluno irá se deparar com assuntos voltados à relação trabalhista, fiscal e normas que disciplinam a atividade comercial da empresa.

8. Administração de Marketing: Considerada como uma das matérias favoritas dos estudantes de administração. Considerada por muitos dos alunos a queridinha do curso, na administração de marketing o aluno se depara com as competências da análise de mercado, estratégias de preço, distribuição, publicidade e propaganda, desenvolvimento de novos produtos, entre outros quesitos importantes no desenvolvimento do negócio.

9. Organização de Sistemas e Métodos: Pode ser considerada como a disciplina que trata do desenvolvimento de habilidades de desenho, organização, estruturação e métricas de métodos e operações dentro da empresa. Essa matéria também contribui com a introdução de diversas ferramentas que serão úteis no dia a dia do futuro administrador.

10. Administração da Produção e Logística: Com essas disciplinas o estudante conseguirá desenvolver competências para organizar, gerir e controlar programas de produção (famosos PCPs). Além desse ponto, será possível também habilitar uma visão mais estratégica da companhia. Já na logística o aluno vai entender o funcionamento de uma cadeia de suprimentos, desde a compra, entrada de materiais, armazenamento, até a distribuição.

11. Administração e Planejamento Estratégico: Conhecida como administração estratégica ou apenas planejamento estratégico. É a matéria que desenvolve no aluno a capacidade de desenvolver estratégias empresariais, indo desde a análise do mercado, ou da própria organização (forças e fraquezas), até a análise de cenários externos, internos, revisão de planos, objetivos e muitos outros aspectos organizacionais.

12. Empreendedorismo: Uma disciplina extremamente importante no curso de administração. Geralmente é ministrada ao final da universidade e por vezes, é mal elaborada ou ignorada pelo alunos, mas que possui uma grande aplicação prática. Nela o futuro administrador adquire o know-how sobre como administrar uma empresa, focando na competência do planejamento empresarial, integrando diversas áreas estudadas ao longo do curso (ex: marketing, contabilidade, direito, etc.)

13. Filosofia, Sociologia e Psicologia: Por fim, temos algumas disciplinas que também possuem grande importância dentro do curso de administração. Elas preparam o aluno quanto ao conhecimento da sociedade, suas relações humanas, sua cultura, e também quanto a sua maneira de pensar. Muitas vezes, são enxergadas pelos alunos como matérias de pouca importância, vide a baixa aplicabilidade no mundo corporativo, porém são essenciais para uma melhor compreensão do mundo globalizado em que vivemos.

Conclusão – O que se estuda em administração?


De maneira resumida, podemos perceber ao longo do texto, o quão amplo são os assuntos e disciplinadas aplicadas durante o curso. Temos a existência de diversas áreas, que separadamente podem ter seus próprios objetivos e finalidades, mas que devido à ciência da administração, podem trabalhar em harmonia, de maneira integrada a fim de facilitar à organização no alcance dos seus objetivos e metas. A administração se tornou fundamental na condução da sociedade moderna. Ela é um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com o menor custo e a maior eficiência e eficácia.


Por esse motivo e outros, a administração acaba sendo agregada por diversos outros profissionais, tais como médicos, engenheiros, advogados, contabilistas, uma vez que estes quando são promovidos a cargos de diretoria, gerenciais ou de supervisão, necessitam aprender e ter o entendimento da administração, uma vez que começarão a trabalhar aspectos mais amplos do que da sua própria especialidade. Esses profissionais precisarão adquirir novos conhecimentos e posturas que suas especialidades não lhes ensinaram, daí o caráter mais universal da administração (que é bastante criticado por alguns). Mas claro, toda empresa sempre irá precisar de administradores formados, especializados e capazes de contribuir positivamente com a organização. Todos podem trabalhar juntos em prol de uma única finalidade – otimizar e elevar o patamar da companhia da qual fazem parte.

Até a próxima pessoal!

Autor: Filipe Bezerra
Referências Bibliográficas:
MAXIMIANO, Amaru. Teoria Geral da Administração. Atlas, 2012
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Elsevier, 2004.

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS