administração

Administração: Do conceito à aplicação

Origem da ciência da administração


Administração

A história da administração é recente, sendo um produto típico do século XX. Como muitos sabem a administração ou gestão (como é mais conhecida no continente europeu), é a ciência social que estuda, analisa e apresenta as práticas necessárias para se administrar um negócio ou empresa. O termo administração tem origem no latim, pela palavra administratione que significa Ad (direção) e ministratione (trabalho), ou seja, podemos entender como o ato de trabalhar sob supervisão a fim de alcançar um objetivo ou meta. A administração possui duas grandes influências, sendo a primeira da física de Newton e sua exatidão e a segunda de Descartes e de sua análise sobre a divisão do trabalho.


É importante ressaltar que a administração possui pouco mais de 100 anos de história, sendo uma área constituída e fundamentada em normas, princípios e funções. Ela possui como principal objetivo o alcance de determinados fins organizacionais, tais como a otimização de processos e procedimentos, a maximização de lucros, o gerenciamento de recursos, entre outros. A administração é considerada uma ciência que pressupõe a existência de uma instituição, composta de pessoas e recursos, com ambos orientados para um objetivo em comum. Ela não é um fim, mas um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com o menor custo e com a maior eficiência e eficácia possível.


A história da administração


História da Administração

A história da administração iniciou-se num tempo bastante remoto e constitui o resultado histórico e integrado da contribuição de vários precursores, filósofos, físicos, economistas e empresários. Seus primeiros dados encontrados foram provenientes de 5.000 a.c, na Suméria, que buscavam uma melhor maneira de resolver seus problemas práticos. Depois no Egito, Ptolomeu desenvolveu um sistema econômico planejado que não seria possível sem a existência de uma administração pública sistemática e organizada. Posteriormente, na China, a constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as regras de administração pública de Confúcio também são considerados indícios de administração.

Entretanto, sabe-se que a ciência da administração surgiu da necessidade de organizar e estruturar os estabelecimentos nascidos junto com a Revolução Industrial. Essa Revolução surgiu como uma bola de neve crescente que alcançou todo seu ímpeto a partir do século XIX levando os profissionais de áreas mais antigas como engenharia e matemática à buscarem soluções diferentes para os problemas que surgiam e que não existiam anteriormente. Com isso, as novas aplicações que tiveram como fontes ciências diversas deram origem aos rudimentos da ciência da administração. Ao final desse período, o mundo já não era o mesmo. O que facilitou a percepção de dois pontos importantes:

Primeiro, do crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica que fosse capaz de substituir o empirismo e a improvisação. Segundo, a necessidade de uma maior produtividade e eficiência por parte das empresas acirrando ainda mais a competição e concorrência do mercado. A Revolução Industrial provocou o surgimento de fábricas e da empresa industrial, trazendo consigo as primeiras experiências sobre administração de empresas. Vale ressaltar que diversos autores consideram a administração como uma área interdisciplinar, já que esta utiliza conhecimentos e métodos de diversas outras ciências, sendo frequentemente tomada como administração de empresas.

Entenda o conceito de administração


Como muitos já sabem, atualmente a administração é a arte de gerenciar negócios, recursos e pessoas em prol de se alcançar objetivos e metas bem definidas. Podemos dizer que essa ciência é o elo entre os recursos e objetivos de uma organização, cabendo ao administrador combinar os meios da maneira mais adequada, seja através de ações ou decisões previamente planejadas. O administrador precisa ser um agente de mudança dentro da organização. É ele que faz acontecer a mudança de mentalidade, cultura e processos, sendo o ato de administrar o de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar os objetivos pretendidos tanto pela empresa quanto por seus membros.

A administração é um processo que consiste nas atividades de planejamento, organização, direção e controle a fim de alcançar os objetivos, por meio de recursos humanos, materiais e técnicos. Ela auxilia a empresa a otimizar o uso de seus recursos e a maximizar seus resultados, tornando-a mais competitiva perante o mercado em que atua. Hoje, a administração é uma das mais importantes áreas da atividade humana, pois se trata de um processo de planejamento, organização, direção e controle contínuos, colocando em prática decisões sobre objetivos e sobre a utilização de recursos.

O planejamento incluso no conceito da administração consiste em definir objetivos e traçar metas, identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, envolvendo todos os processos organizacionais mais a elaboração de planos, relatórios, pareceres e projetos. A administração é a principal chave para solução dos mais graves problemas que afligem o mundo moderno, atuando como o processo de dirigir ações e recursos com a finalidade de ocasionar impactos positivos no desempenho da organização. No geral, no mundo moderno é a forma como são administradas que tornam as empresas mais ou menos capazes de se destacarem perante seus concorrentes e o mercado (estratégia competitiva).

Trabalhos e funções administrativas


Funções da administração

A administração não é uma coisa mecânica que dependa de certos hábitos e rotinas. Pode-se ensinar o que um administrador deve fazer, mas isso não vai torná-lo capaz de atuar efetivamente em toda e qualquer organização. Na administração, o trabalho administrativo é a aplicação do esforço físico e mental em busca de alcançar um determinado resultado. A tarefa de administrar se aplica a qualquer tipo ou tamanho de organização, seja ela uma grande indústria ou uma pequena empresa familiar. Sabe-se também que muito autores reconhecem o administrador como a ponte entre os meios (recursos) e os fins (objetivos). 

Em relação às funções administrativas, estas norteiam os objetivos do administrador em sua rotina. Dentre as principais funções, nós temos: estabelecimento dos objetivos, análise e solução dos problemas, organização e alocação de recursos, comunicar, dirigir e motivar as pessoas, negociar, mensurar e avaliar indicadores e metas. Vale ressaltar que o sucesso do administrador não está interligado apenas àquilo que lhe foi ensinado, mas sim condicionados às características de personalidade, atuação e habilidades. Segundo Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com as situações do que dos seus traços de personalidade. Depende do que ele consegue ou não fazer.

Logo no início, as funções do administrador foram muito delimitadas, ficando apenas entre os princípios de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar (o famoso POC3). Entretanto, por se tratar de uma classificação muito antiga, a mesma sofreu mudanças ao longo do tempo, e terminou sendo classificada de diversas maneiras. Tanto o significado como o conteúdo da administração sofreram uma grande ampliação e aprofundamento por meio de diferentes teorias. Alguns autores enunciam mais funções (Henri Fayol traz 14 princípios), enquanto outros propõem numa quantidade menor. Cada uma das características podem ser definidas separadamente, mas dentro da organização, são executadas em conjunto.

Principais habilidades do administrador


Níveis e habilidades da administração

Existem pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo, são elas: as habilidades técnica, humana e conceitual. Elas são necessárias para o profissional ser capaz de ocupar posições na empresa, executar seus papéis e buscar a melhor maneira de administrar. Dentro do conceito da administração, uma habilidade é a capacidade de transformar um determinado conhecimento em uma ação, o que irá trazer um desempenho desejado. Para alcançar um bom desenvolvimento de seu trabalho, o administrador deve dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na empresa (dependendo do seu nível hierárquico).

> Habilidades Técnicas: Pode-se dizer que são as habilidades ligadas à execução do trabalho. Ela envolve o uso de conhecimentos especializados e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos processos organizacionais. Em outras palavras, é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimento de um campo de especialização. É a aplicação de tudo que é necessário para a realização das tarefas específicas, através de instrução, experiência e educação. É de suma importância para o nível operacional.

> Habilidades Humanas: São as habilidades que estão relacionadas ao trabalho com pessoas, referindo-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Essas habilidades são necessárias para um bom relacionamento. Consiste na capacidade e no discernimento necessário para se trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações por meio da aplicação de uma liderança eficaz. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipe e atuam de maneira mais eficaz como líderes.

> Habilidades Conceituais: São as habilidades necessárias ao nível de gerência (alto escalão) das organizações. Elas envolvem a visão da organização como um todo, determinando a habilidade do administrador em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Consiste na habilidade de compreender as complexidades da organização em geral, lhe permitindo planejar o futuro, interpretar a missão, desenvolver a visão e perceber as oportunidades. Ela permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização e não apenas de acordo com as necessidades de seu grupo imediato.

Conclusão - Administração


Recapitulando, entendemos que a administração é baseada em seus princípios, atuando como o puro processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos de uma organização a fim de alcançar os objetivos pretendidos por ela. Sabe-se que o ser humano é um ser social por natureza, e por isso vivemos em comum-unidade dentro da sociedade que construímos. Administrar nos dias de hoje significa realizar uma leitura dos objetivos propostos pelas instituições, prevendo o futuro e transformando-os em ação, partindo das funções administrativas. E a administração é justamente isso, um processo de ajustes constantes a coisas novas e complexas que nunca aconteceram antes.


A administração é uma filosofia em ação, pois ao observamos a realidade, construímos nossas ideias que são transformadas em ação pelo princípios criativo. Outro ponto de vista é o de que administrar é a mesma coisa que aplicar o conhecimento à ação, ou seja, é uma ciência que transforma a informação em conhecimento e este, por sua vez, se torna a ação. O sucesso das organizações dependerá de sua capacidade de ler e interpretar a realidade externa, identificando oportunidades ao seu retorno. É para isso que a administração coloca em prática as decisões, também chamadas de processos ou funções, que resumem os princípios dessa ciência e que atuam em prol do sucesso organizacional.

Sabe-se que a administração é uma ciência social porque seu objeto de estudo é o homem inserido nas organizações. Possui conhecimentos coerentes e sistematizados, aplicando o método científico para desenvolver sua teoria. Também é considerada uma técnica, uma vez que se aprende em aulas, se aplica em campos de trabalho, requer prática e utiliza de instrumentos próprios. Por fim, podemos considerar a administração também como uma arte, pois implica destrezas, sentimentos, equilíbrios e diferenciações. Ela interpreta os objetivos propostos pelas empresas e transforma-os em ações através de seus princípios, atuando de forma inerente à cada situação e constituindo o chamado processo administrativo.

Até a próxima pessoal!

Autor: Marcelo Bastos
Referências Bibliográficas:
MAXIMIANO, Amaru. Teoria Geral da Administração. Atlas, 2012
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Elsevier, 2004.

------

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS