administração

Como administrar uma empresa?


Dicas fundamentais de como administrar uma empresa


Como administrar uma empresa

Entendemos que saber como administrar uma empresa pode ser uma questão mais voltada à uma ciência inexata do que a ciência exata, na qual existem diversas situações e atividades que não dependem somente de você, mas sim, de outras pessoas para serem realizadas. O bom atendimento ao cliente, a expectativa dos colaboradores e o nível de concorrência do mercado, são pequenos exemplos do quão difícil é atingir a máxima eficiência no gerenciamento de uma empresa. Por não se tratar de uma tarefa simples e as vezes até demasiadamente exaustiva, nós nos questionamos sobre nossas chances de sucesso e qual seria a melhor forma de aumentá-la em prol de nosso negócio.

No geral, para ser um bom administrador é necessário conciliar uma série de aspectos da administração geral, comportamentos dos colaboradores, desenvolvimento de habilidades, entre outros quesitos. Todos esses pontos devem ser trabalhados com o intuito de manter e de preservar os hábitos saudáveis dentro da organização. O profissional de administração que não estiver atento as "novas formas de fazer", as tendências, ou perspectivas futuras, com certeza não terá sucesso com seu empreendimento. Saber como administrar uma empresa é o mesmo que saber planejar suas ações, organizar as atividades, dirigir e controlar toda uma variedade de recursos que devem ser distribuídos no momento certo, da maneira certa, de forma que contribuam para o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos.

Confira cinco dicas essenciais de como administrar uma empresa


#1 Planejamento: Faça um planejamento estratégico para o seu negócio. Estabelecer estratégias com a finalidade de alcançar os objetivos e as metas traçadas pela organização, levando em consideração informações atualizadas e relacionadas ao mercado, aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e stakeholders do negócio em geral, permite posicionar a companhia da melhor maneira possível. Uma empresa competitiva e que vise o futuro não fica estagnada no presente, ela desenvolve planos de ação, define atividades, os responsáveis e os prazos do que fazer e de onde quer chegar.

#2 Melhorias: Promova melhorias contínuas no seu negócio. Se você quer saber como administrar uma empresa com qualidade, inovar nos produtos, métodos e serviços é uma etapa básica para garantir o crescimento constante do seu empreendimento. Saber escutar e ouvir as contribuições dos colaboradores, buscar informações sobre o mercado do qual participa (sobre os concorrentes, parceiros, etc.), e implantar uma cultura organizacional, assim como um programa permanente de melhoria e de busca pela excelência nas atividades, contribui gradualmente para o aumento da qualidade competitiva da empresa, fazendo com que a mesma tenha maiores chances de sucesso.

#3 Marketing: Cuide bem do seu marketing! Diversas empresas sabem o valor de uma administração de marketing bem feita. Uma organização que queira ser reconhecida no mercado em que atua, conquistando resultados qualitativos e também financeiros, não pode se dar ao luxo de deixar de lado o que o marketing pode fazer por ela. Diante do atual cenário do mercado, é necessário entender como participar e se destacar diante desta hipercompetitividade na qual vivemos. Como já dizia Kotler, "o marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas. É a ciência e a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo relacionamentos lucrativos".

#4 Sustentabilidade: Lembre-se de investir em responsabilidade social e ambiental. Atualmente, mais do que nunca, é de vital importância estar atento ao consumo consciente, ao crescimento sustentável, com o uso controlado das matérias-primas e desgastes desnecessários das sobras de produção. Manter a atenção sobre os danos que as atividades e instalações da companhia podem causar ao meio ambiente é essencial. Nós sabemos que o lucro é importante, mas devemos nos ater a lembrança de que nossos filhos e netos ainda passarão por aqui, certo? É possível sim, contribuir para o crescimento sustentável e aumentar a lucratividade da empresa ao mesmo tempo. Podemos lembrar que a empresa ainda adquire uma boa imagem junto aos seus consumidores.

#5 Organização: Organizar as informações e controlar o desempenho da organização é fundamental para o sucesso de todo e qualquer negócio. Informações necessárias para a execução das atividades da empresa, análises e procedimentos do negócio, devem ser feitas por um sistema padronizado, que inclua as ferramentas necessárias para atender as necessidades dos colaboradores. Uma boa gestão do conhecimento que permita a execução adequada das funções, otimiza e possibilita a continuidade das atividades empresariais. Em complemento a criação de indicadores de desempenho organizacional permite controlar as principais atividades e analisar o desempenho do negócio como um todo. É importante saber que os indicadores e metas devem contemplar as principais áreas do negócio.

Como administrar uma empresa de modo mais profissional?


Como administrar uma empresa feito profissional
Quem abre o próprio negócio passa a enfrentar desafios como contratar mais funcionários, organizar linha de produção, e controlar as finanças da empresa a fim de manter a mesma o mais saudável possível. Planejar o fluxo de caixa do meio do ano até o final do mesmo, fazer planilhas com todas as receitas e despesas possíveis, são exemplos de atividades que auxiliam na hora de equacionar e projetar as finanças de uma empresa. Como resultado o administrador consegue maior facilidade nas previsões do quanto o seu fluxo contábil oscila e de possíveis aquisições ou gastos que possa fazer, ou evitar.

É de conhecimento geral que uma empresa com pouco tempo de vida "quebra" na hora em que seu dinheiro acaba. É principalmente por conta do caixa negativo que as pessoas perdem seus negócios, por isso, é importante que o administrador tenha consciência de que dinheiro em caixa não significa necessariamente lucro. Para saber como administrar uma empresa bem, além do planejamento estratégico (acima mencionado), é importante que o administrador se atente à administração estratégica e financeira do seu negócio, conseguindo acompanhar tudo o que entra e sai e, consequentemente, possuindo um maior controle sobre a situação acerca do seu negócio (principalmente em relação às finanças da mesma).

Para que uma empresa tenha vida longa é preciso saber cuidar bem dela, ter visão de futuro, manter as finanças sob controle, principalmente, ter em mente que para muitas ações desenvolvidas no exato presente, os resultados só aparecerão no longo prazo, ou seja, dificilmente serão sentidos agora. O administrador precisa entender como sua empresa funciona, quais as capacidades reais dos funcionários e o que eles necessitam, desde parâmetros operacionais até os estratégicos, sabendo delegar tarefas e motivar os colaboradores para assim, criar um ambiente favorável ao crescimento sustentável. 

Em resumo, quem deseja entender quais as qualidades necessárias para administrar bem um negócio, precisa saber que será necessário ter iniciativa, ser pró-ativo, colocar o cliente sempre em primeiro lugar, assim como ter um bom controle e monitoramento dos resultados corporativos. Saber como administrar uma empresa não se trata de algo surreal, e sim, de conhecimentos e atitudes concretas, que anseiam por novas ações, motivações e que sempre demonstrem perseverança. Uma empresa bem administrada não exerce somente o seu papel de componente de mercado, pelo contrário, ela trabalha para modificá-lo, melhorá-lo de alguma maneira, seja em prol de si mesma, como também dos acionistas, fornecedores, investidores e clientes. Bom, é isso aí pessoal!.

Até a próxima!

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS