administração

Modelo de Negócios Canvas, você já conhece?


O que é o Modelo de negócio Canvas?


Modelo de Negócio Canvas

O Modelo de Negócio Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico que surgiu nos últimos anos e vem fazendo bastante sucesso nos negócios atuais. Esse modelo inovador de planejamento foi desenvolvido por Alexander Osterwalder e Yves Pgneur, e trata de uma proposta de esquematização de negócios que vem agradando diversos empreendedores, como também os seguidores do bom e velho Plano de Negócios. Sua proposição envolve a ideia de "pensar diferente", ou seja, apresentar algo que traga uma contribuição sensível em relação ao modelo tradicional de se fazer as coisas.


Podemos dizer que o Canvas é uma ferramenta bastante útil para definir um modelo de negócio de uma empresa, ou de um determinado projeto, já que o seu diferencial é a praticidade no processo de planejamento do modelo em si. Seu quadro de modelo de negócios é um mapa visual pré-formatado, que age como uma ferramenta facilitadora para o gerenciamento estratégico do negócio. Esse modelo proposto pelo Canvas ajuda no planejamento e na visualização das principais funções de um negócio, bem como suas relações externas e internas. Confira mais sobre o Canvas ao longo do texto.

Como funciona o Modelo de Negócio Canvas?


Elementos do Canvas

No geral, o Business Model Canvas é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, uma vez que contribui de forma significativa para a construção rápida e visual de novos modelos de negócios. Entre os que utilizam a ferramenta, existem aqueles que defendem o Canvas como um substituto para o Plano de Negócios tradicional, como também, aqueles que entendem que seja uma ferramenta complementar ao mesmo. A aplicação do BMC consiste no uso de um painel dividido em nove grandes blocos (building blocks), que representam os elementos fundamentais de um modelo de negócio. 

Os blocos se dividem em: segmentos de clientes, proposições de valor, canais, fontes de receita, relacionamentos com clientes, recursos-chave, atividades-chave, parcerias-chave e estrutura de custos. A proposta do Canvas não é tratar cada componente em detalhe, mas sim descrever o modelo de negócio com uma visão mais macro. Seu objetivo central é extrair propostas de valor que atendam e potencializem os principais objetivos ensejados, antes de partir para a formatação do modelo em si. Seu valor deriva da aceleração dos processos de formatação, evitando questões confusas inicialmente e com isso atuando de forma mais objetiva e tangível em relação ao modelo de negócio proposto.

Elementos do Modelo de Negócio Canvas


Canvas - Exemplo Preenchido
Como fora dito anteriormente, o modelo de negócio canvas conta com nove áreas distintas, que nós descreveremos detalhadamente a seguir:

> Segmentos de Clientes: São as pessoas ou grupos de pessoas que a empresa pretende servir. A ideia é mapear para quem se está criando valor e quem são os potenciais clientes da empresa. A ideia principal é entender, alcançar e servir os clientes específicos.

> Proposta de Valor: Esse área representa as propostas que atendam as necessidades dos clientes em potencial, ou seja, são os produtos e serviços que geram valor para os clientes. Seu objetivo é criar valor para um determinado cliente e se diferenciar da concorrência.

> Canais de Comunicação: Descreve os meios pelos quais a empresa transmite informação e valor para seus clientes. É a interface entre a empresa e o cliente, ajudando o mesmo a conhecer e avaliar o produto, assim como receber suporte e assistência.

> Relacionamento com Clientes:  É a forma como a empresa interage com o segmento de cliente. Seu propósito é fortalecer o envolvimento do cliente com o negócio. É o programa de customer relationship management (CRM) em seu sentido mais amplo, já que se refere aos relacionamentos individuais que a empresa estabelece.

> Fontes de Receita: Representa as possibilidades de geração de renda que a empresa pode ter com cada segmento de clientes. São as linhas de receita (Revenue Stream) que registram como o modelo em construção pretende gerar receitas.

> Recursos-Chave: (Key Resources) São os principais recursos necessários para que uma empresa faça o seu modelo de negócio funcionar. Em outras palavras, são os ativos ligados diretamente ao funcionamento do modelo (equipes, máquinas, tecnologia, por exemplo.)

> Atividades-Chave: (Key Activities) São as atividades sem as quais não seria possível construir os canais necessários, manter o relacionamento com o cliente, ou atender as propostas de valor. Basicamente, são as atividades essenciais para que o modelo de negócio funcione corretamente.

> Estrutura de Custos: A estrutura de custos envolve os principais custos decorrente da operação do modelo de negócio. São os custos necessários para se manter e construir todo o modelo proposto. (Custos embutidos na operação).

> Parceiro-Chave: (Key Partners) É o elemento que se baseia na rede de fornecedores e parceiros essenciais que ajudam a garantir o funcionamento do modelo de negócio em questão, ou seja, são aqueles que contribuem tanto com os recursos-chave, quanto com as atividades-chave. Em resumo, são todos aqueles que são importantes para o negócios, um elemento essencial dele.

Conclusão - Modelo de negócios Canvas


Conseguimos perceber, que aplicação do Modelo de Negócio Canvas ajuda a facilitar bastante o entendimento e a concepção de novos produtos e serviços, bem como, possibilita uma rápida integração e desenvolvimento de opiniões, principalmente, por parte dos envolvidos no projeto. O Modelo de Negócios Canvas é uma ferramenta empresarial fantástica e muito bem conceituada atualmente. Ele não só ajuda a melhorar a compreensão dos mesmos acerca dos principais pontos (elementos) que envolvem o modelo proposto, como também contribui para uma maior estabilidade do empreendimento quando bem realizado.


Portanto, entendemos que o Canvas surge como uma alternativa (ou até complemento) ao antigo Plano de Negócios, agregando novas ideias e inovações que contribuem para uma administração estratégica, assim como para o desenvolvimento de um business model otimizado. O Canvas pode ser indicada para organizações de todos os portes e modelos, mas nos dias atuais vem sendo usado com mais força no desenvolvimento de startups, contribuindo para que novos empreendedores definam seu modelo de negócios de uma forma mais simples e visual. Bom, é isso ai pessoal. Continue ligados em nosso Portal, pois aqui vocês encontram tudo sobre administração

Até a próxima pessoal!

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS