administração

Os 6 ingredientes de um líder carismático

Saiba quais são as principais características de um líder carismático


Liderança carismática

É sabido que algumas pessoas possuem um carisma natural maravilhoso e que quando elas chegam nos lugares o clima muda, as pessoas ficam mais confortáveis, confiantes e até mesmo mais disponíveis à escutar. Da mesma forma que temos pessoas que já possuem carisma de berço, existem as que precisam se esforçar para melhorar essa característica. Muitos “experts” possuem uma definição sobre o tema, mas no geral podemos entender o carisma como a habilidade de encantar e despertar o interesse das outras pessoas. Líderes carismáticos fazem as coisas de uma maneira diferente, mas todos podem desenvolver essa habilidade e por isso listamos abaixo 6 pontos para lhe ajudar a desenvolver o seu carisma.

#01. Passam uma boa imagem

Segundo especialistas no assunto, bastam alguns minutos para as pessoas formarem uma opnião sobre você, e a partir disso, é muito difícil mudar essa primeira impressão. Por esse motivo, Líderes naturalmente carismáticos possuem uma ótima apresentação pessoal (não necessariamente em um viés formal), eles sempre aparentam estar dispostos, bem arrumados, comunicativos e felizes. Esse último ponto é extremamente importante, pois felicidade atraí as pessoas. Quando você está feliz, elas vão querer estar próximas de você e compartilhar do seu bom humor e da sua felicidade.

#02. Possuem ótimas habilidades interpessoais

Líderes carismáticos sabem se comunicar e também ouvir as outras pessoas. E essa habilidade vai além da questão comunicativa. Eles não falam mais do que o necessário, geralmente são muito educadas, possuem um bom tom de voz, são pontuais, não deixam as outras pessoas desconfortáveis e sabem interagir sobre uma extensa gama de assuntos. De maneira bem simples, são pessoas que gostam de conversar sobre diversos temas. Líderes carismáticos são aquelas que compartilham experiências, e fazem com que os outros criem coragem para vivenciar suas próprias.

#03. Tem uma visão do todo

Um líder carismático tem um dom diferente, eles possuem uma mensagem clara sobre o que os entusiasma e são excepcionalmente bons em passar essa paixão para os outros. Eles sabem transferir suas ideias e objetivos de maneira clara e simples. Geralmente possuem a visão do todo, porém sem se desprender dos detalhes. Pessoas carismáticas dificilmente demonstram desinteresse em uma conversa, fazem perguntas e sabem redirecionar o assunto de modo a manter a boa interação. Sempre conversam mantendo o olho no olho, respeitando a pessoa com quem conversam.

#04. Eles inspiram confiança

Os líderes carismáticos possuem uma aura natural que as diferenciam dos demais. Esse jeito natural faz com que as pessoas ao seu redor fiquem mais acessíveis, uma vez que sentem mais confiança, facilitando a interação e o relacionamento. Claro que todos possuem seus dias bons e ruins, mas aqueles que tem um bom carisma, associoado à uma boa inteligência emocional, sabem colocar as coisas negativas de lado e focar no positivo. Por isso, cultive um aperto de mão firme, procure olhar sempre no olho e mantenha o foco no que está a sua frente, evitando distrações desnecessárias.

#05. São acessíveis e sabem escutar

Nos dias atuais, é muito comum procurar sempre se colocar à frente dos demais, priorizando suas próprias necessidades. Porém, as pessoas com o dom natural do carisma são frequentemente descritas como acessíveis, ou seja, que estão dispostas a ceder um pouco de seu tempo em prol do próximo. Essa característica está muito ligada à empatia. Procure sempre estar acessível à ideia dos outros e aberto para o que irão lhe contar. Ninguém gosta de uma pessoa que gira em torno de si mesma. Se você demonstra interesse nos outros, eles consequentemente irão mostrar interesse em você também.

#06. Aceitam críticas e procuram melhorar

Possuir a habilidade de transformar situações negativas em algo positivo é uma característica natural dos líderes carismáticos. Quando o cenário diversifica, um líder carismático faz o esforço para melhorar a maneira como se relaciona. Eles são pessoas altivas, e na maioria das vezes, estão no centro das atenções. Por mais que críticas sejam inevitáveis, eles possuem uma proteção natural que as permite focarem em seus objetivos sem absorver a negatividade ao seu redor. Eles trabalham a melhoria contínua do seu próprio eu, aceitando as críticas de maneira positiva e buscando corrigir as falhas e melhorar sempre que possível.

Até a próxima pessoal!

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS