administração

Princípio de Pareto: O que é e como funciona?

Origem do princípio de pareto


Princípio de Pareto

O princípio de pareto, também conhecido por regra oitenta-vinte, afirma que para uma determinada quantidade de eventos, aproximadamente 80% dos problemas decorrem apenas de 20% das causas. O criador do princípio, Joseph Moses Juran, o nomeou em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que observou em seus estudos, que apenas 20% da população dos mais ricos de seu país, detinham um total de 80% da riqueza. Quando voltada aos negócios, é considerada uma rule thumb, onde 80% das vendas é proveniente de 20% dos clientes. Trata-se de um conceito que trabalha com múltiplos eventos.


Esse princípio é aplicável à maioria das empresas e negócios. Ele auxilia o administrador na compreensão da principal causa de um problema, a chamada causa raiz. Dessa maneira, o princípio de pareto fornece dados suficientes para o administrador focar a maior parcela de seus esforços na sua resolução, fazendo com que o problema que ocasiona a maior parte dos danos ao seu negócio seja sanado. O princípio de pareto afirma que existe um desequilíbrio entre as causas e seus efeitos, esforços e resultados, ações e objetivos. Ele considera que uma minoria de ações pode trazer a maior parte dos resultados e vice-versa.



Como funciona o princípio de pareto?


Princípio de pareto - Tabela prática

Quando você começa a observar o padrão encontrado por Vilfredo Pareto, você percebe que ele existe em muitas outras áreas da vida, fora o ambiente de negócios e a economia. Quanto maior o número de previsões que uma teoria faz, maior a chance de que elas sejam facilmente testáveis. Contudo, a não linearidade do princípio de pareto pode ser bem confusa as vezes. Por exemplo, apenas 3% da população do planeta detém 97% de toda sua riqueza. Esse é um dos muitos exemplos que saem da curva do princípio 80/20. Por isso, colocamos nos dois pontos abaixo uma rápida explicação sobre como funciona o princípio de pareto.

#01. Primeiramente, é importante ter consciência de quais dados, processos ou atividade você deseja realizar a análise. Você deve selecionar um padrão específico e escolher o período de tempo a ser analisado. Após , é necessário elaborar uma planilha simples, de 5 colunas, que são: categoria (problema), quantidade (valores individuais), total acumulado, porcentagens e porcentagens acumuladas (conforme imagem acima). Os problemas devem ser listados em ordem decrescente de acordo com a quantidade individual.

#02. Todas as informações coletadas acima, serão colocadas em um gráfico - conhecido por diagrama de pareto. Dessa forma, o princípio traz de maneira clara, qual o principal problema a ser trabalhado. O valor percentual será encontrado ao dividir a quantidade individual pelo total acumulado (ex: 200), e a porcentagem acumulada é a soma da porcentagem anterior com a próxima. Em posse dessas informações e após colocar os dados em ordem decrescente, é possível criar a curva ABC, que é a representação gráfica do princípio de pareto.

Conclusão - Princípio de Pareto


Como falamos ao longo do texto, o princípio de pareto não é um método exclusivo da economia, uma vez que ele pode ser aplicado em diversos aspectos e áreas de um negócio. Na área das vendas, temos o exemplo de Timothy Ferris, um escritor e empresário americano, que em 2017 lançou o livro "4 horas por semana", no qual expôs como concentrou seus esforços em apenas 5 clientes (de 120), que correspondiam à 80% de sua receita. Dessa maneira, ele conseguiu dobrar sua receita mensal, ao mesmo tempo em que diminuiu seu tempo de trabalho de 80 para 15 horas semanais.


Outro aspecto importante do princípio de pareto é você não deve enxergar os 80% de baixo retorno como um fator negativo, mas sim como uma oportunidade para entender o por quê do baixo retorno. O princípio de pareto nos ajuda a focar no principal problema, como também perceber as lacunas deixadas pelos outros fatores. Se ao trabalhar nos demais e mesmo assim não adquirir nenhum retorno, seja implacável, descarte e parta para o próximo. Você precisa encontrar as entradas que produzem os melhores resultados e concentrar a maior parte de sua energia trabalhando em cima deles. Use o princípio de pareto a seu favor!

Até a próxima pessoal!

Autor: Filipe Bezerra
Referências Bibliográficas:
MAXIMIANO, Amaru. Teoria Geral da Administração. Atlas, 2012
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Elsevier, 2004.
PARETO, Vilfredo. Manual of political economy. Scholars Book Shelf: Cons. em 21/07/2017.

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS