administração

Diagrama de Pareto: Guia geral (passo a passo)


Breve introdução sobre Vilfredo e o Diagrama de Pareto


Vifredo Pareto e seu princípio

Antes de falarmos sobre o Diagrama de Pareto, vamos conhecer um pouco sobre o homem por trás desse nome - o famoso sociólogo e economista italiano, Vilfredo Pareto. Vilfredo nasceu em 1848, em Paris, e veio a falecer em 1923, em Genebra. Sua formação foi na área da engenharia, a qual sempre demonstrou grande interesse e nunca abandonou. Pareto ficou conhecido como o fundador da aplicação matemática à análise econômica. No entanto, também ganhou fama como economista, em grande parte devido ao seu trabalho sobre à introdução do instrumento analítico das "curvas de indiferença". Considerando que a economia lidava apenas com uma dimensão da ação humana - a lógica, Pareto viu na sociologia a possibilidade de alcançar o que a economia não explicava: as ações não lógicas.


Toda a sociologia de Pareto deriva da sua perspectiva dualista da sociedade, onde encontramos indivíduos com qualidades tidas como "superiores" na esfera da sociedade (a elite) e os restantes (as classes mais baixas). A sua análise das sociedades como sistemas com propriedades de se auto equilibrar veio a influenciar grandes autores como Talcott Parsons e outros nomes do estrutural-funcionalismo. Voltando a área da Economia, Pareto também causou grande influência sobre diversos autores. Uma de suas mais notáveis contribuições foi um estudo econômico onde observou que 80% da riqueza italiana encontrava-se nas mãos de 20% da população do país, esse estudo incentivou o consultor da qualidade Joseph Moses Juran a desenvolver o que hoje nós conhecemos por Diagrama de Pareto (análise), ou como também é conhecida, a Curva ABC.

Princípio do Diagrama de Pareto


Teoria 80/20 - Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto (análise) é uma técnica estatística que auxilia na tomada de decisão, permitindo à empresa selecionar prioridades (um pequeno número de itens) quando há um grande número de problemas. Segundo esse princípio, os itens significativos de um grupo normalmente representam uma pequena proporção do total de itens desse mesmo grupo. Na administração da qualidade, esse princípio estabelece que a maior parte dos prejuízos é causada por um número relativamente pequeno de defeitos, ou seja, de acordo com a teoria, pode-se dizer que 20% dos defeitos eram responsáveis por 80% dos prejuízos.

O Diagrama de Pareto e sua análise são utilizados para definir prioridades na correção de defeitos. As informações sobre as causas e efeitos são pesquisadas e dispostas em tabelas que mostram a participação de cada causa no total de efeitos. Finalmente, por fim, as informações são apresentadas num gráfico - Diagrama de Pareto ou conhecido também comoCurva ABC, que é divido por classes. Nós podemos definir a divisão da seguinte maneira: classe A (são os problemas de maior importância, correspondem a 20% do total), classe B (são os problemas intermediários, de importância média 30% do total) e por fim, a classe C (possui uma menor importância, correspondendo a 50% do total).

O Diagrama de Pareto também é composto por um diagrama de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, permitindo a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas futuras. O diagrama proporcionado por pelo Diagrama de Pareto é considerado uma das sete ferramentas básicas da qualidade, baseando-se no princípio de que a maioria das perdas possuem poucas causas. Muitas vezes os diagramas contam com a porcentagem comum dos valores e a porcentagem acumulada das ocorrências, tornando possível avaliar o efeito acumulado dos itens selecionados.

Diagrama de Pareto Passo-a-Passo


Diagrama de Pareto - Tabela demonstrativa

Para desenvolver o Diagrama de Pareto nós podemos utilizar o Microsoft Excel, ou algum programa similar. É importante lembrar, que a ferramenta possui a finalidade de identificar a frequência dos registros ou ocorrências de um processo, sempre do maior índice para o menor, permitindo assim, as priorizações em relação às ações a serem tomadas. Para facilitar o entendimento, nós podemos dividir a montagem do Diagrama de Pareto em alguns passos distintos. Primeiramente, deve-se criar uma tabela onde será inserida as informações referentes aos itens e dados selecionados, escalonando do maior índice para o menor. A imagem acima mostra o total e a porcentagem de falhas decorrentes de peças rejeitadas.

Os campos da tabela são: descrição da falha (neste campo devem ser inseridos os nomes dos itens identificados nos processos controlados); campo total (nesta parte deve ser identificado o total de peças, erros, ou prejuízos ocasionados por cada item identificado); porcentagem por falha (na coluna de porcentagem, temos a representatividade das peças rejeitadas por cada falha, dividido pelo total de peças rejeitadas no geral); porcentagem acumulada (nesta coluna temos a soma de uma falha para a seguinte, gerando o total acumulado); total de peças rejeitadas (temos a soma total da coluna C, gerando o volume de todas as peças rejeitadas.)

Diagrama de Pareto - Gráfico completo

Após o preenchimento da tabela, é possível gerar o diagrama demonstrativo no próprio Excel, e com isso interpretar, de modo mais detalhado, as informações contidas na tabela que fora montada. No gráfico acima, podemos observar que o item "rebarbas" tem o nível mais crítico em relação aos demais, enquanto o item "sem usinagem" é o que possui a menor frequência de problemas. A linha vermelha que sobrepõe as barras azuis é o resultado da porcentagem acumulada. Neste demonstrativo, normalmente os primeiros 20% dos itens da lista (itens à esquerda) são responsáveis por mais 70% das peças rejeitadas (problemas). Enquanto o restante dos itens representam pouco mais de 30% das demais peças rejeitadas.

Etapas do Diagrama de Pareto:

1. Formar uma tabela listando os problemas e a frequência de cada uma como porcentagem;
2. Organizar as linhas na ordem decrescente de importância das causas;
3. Adicionar uma coluna com total acumulado de cada problema;
4. Adicionar outra coluna com os valores percentuais referentes ao tipo de ocorrência;
5. Acumula-se estes percentuais em uma última coluna; 
6. Manter as causas no eixo X em barras e o percentual no eixo Y em forma de linha;
7. Percebe-se que a linha do eixo Y forma uma curva acentuada e crescente;
8. Verificar na linha o percentual dos fatores acumulado em relação ao total;
9. Identificar quais são os problemas prioritários e as medidas necessárias para saná-los.

Conclusão - Diagrama de Pareto


Com a utilização do Diagrama de Pareto, torna-se muito mais fácil a identificação dos itens mais problemáticos para uma organização, assim como, o resultado (prejuízos) gerados por esses problemas. Essa ferramenta é de extrema importância para ressaltarmos a prioridade relativa de vários problemas constantes nos processos de uma empresa, usando-a para aprimorar cada vez mais os processos internos da mesma. Como já foi dito antes, o diagrama possui a simples finalidade de separar os elementos da tabela em classes, denominadas A, B e C, e com isso auxiliar na definição entre itens prioritários e não-prioritários.


Essa divisão contribui significativamente para a estratificação dos dados selecionados, ou seja, na divisão dos dados coletados em duas ou mais camadas, propiciando assim, a obtenção de uma gama maior de informações relativas aos processos da organização. O Diagrama de Pareto faz parte das sete ferramentas da qualidade e permite uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços para saná-los. Isso não quer dizer que nem todos os problemas são importantes, mas sim que alguns precisam ser solucionados com maior urgência. Bom, é isso ai pessoal. Deixem nos comentários suas opiniões sobre o Diagrama de Pareto, assim como experiências que vocês possam ter tido ao utilizarem essa excelente ferramenta.

Até a próxima pessoal! 

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS