administração

Diagrama de Pareto: O que é e como fazer?

Vilfredo e o Diagrama de Pareto


Diagrama de Pareto - Teoria 80/20

Antes de falarmos sobre o Diagrama de Pareto, vamos conhecer um pouco sobre o homem por trás desse nome - o sociólogo e economista italiano, Vilfredo Pareto. Vilfredo nasceu em 1848, em Paris, chegando a falecer em 1923, em Genebra. Sua formação foi na área da engenharia, a qual sempre demonstrou grande interesse e nunca abandonou e por esse motivo ficou conhecido como o fundador da aplicação matemática à análise econômica. No entanto, Vilfredo Pareto também ganhou fama como economista, em grande parte devido ao seu trabalho sobre à introdução do instrumento analítico das "curvas de indiferença".


Considerando que a economia lidava apenas com uma dimensão da ação humana - a lógica, Pareto viu na sociologia a possibilidade de alcançar o que a economia não explicava: as ações não lógicas. Em vista disso, toda a sociologia de Pareto deriva da sua perspectiva dualista da sociedade, onde encontramos indivíduos com qualidades tidas como "superiores" na esfera da sociedade (a elite) e os restantes (as classes mais baixas). A sua análise das sociedades como sistemas com propriedades e capacidade de se auto equilibrar veio a influenciar grandes autores como Talcott Parsons e outros nomes do estrutural-funcionalismo. 


Princípio do Diagrama de Pareto


Análise Diagrama de Pareto

Voltando ao cenário da Economia, Pareto também causou grande influência sobre diversos autores. Uma de suas mais notáveis contribuições foi um estudo econômico que ficou conhecido como teoria 80/20. Nela, o italiano observou que 80% da riqueza de seu país se encontrava nas mãos de 20% da população mais rica da Itália. Esse estudo incentivou o consultor da qualidade Joseph Moses Juran a desenvolver o que hoje nós conhecemos por Diagrama de Pareto (análise em gráfico), ou como também é conhecida, a Curva ABC.

A estratificação através do Diagrama de Pareto é uma técnica estatística que auxilia na tomada de decisão, permitindo à empresa selecionar prioridades quando há um grande número de problemas. Segundo o princípio de pareto, os itens significativos de um grupo normalmente representam uma pequena proporção do total de itens desse mesmo grupo. Na Gestão da Qualidade, esse princípio estabelece que a maior parte dos prejuízos é causada por um número relativamente pequeno de defeitos, ou seja, de acordo com a teoria, pode-se dizer que 20% dos defeitos eram responsáveis por 80% dos prejuízos.

O Diagrama de Pareto e sua análise são utilizados por diversas organizações com o intuito de definir prioridades na correção dos defeitos que ocorrem no ambiente corporativo. Essas informações sobre as causas e seus efeitos são pesquisadas e dispostas em tabelas que mostram a participação detalhada de cada causa em relação ao total de efeitos. Finalmente, as informações são apresentadas num gráfico - conhecido como Diagrama de Pareto ou ainda como Curva ABC. Esse gráfico é bastante explicativo, sendo geralmente divido em três tipos de classes, conforme podemos visualizar na imagem mostrada acima.

O Diagrama de Pareto também é composto por um diagrama de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, permitindo a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas futuras. O gráfico proporcionado por pelo Diagrama de Pareto é considerado uma das sete ferramentas básicas da qualidade, baseando-se no princípio de que a maioria das perdas possuem poucas causas. Muitas vezes os diagramas contam com a porcentagem comum dos valores e a porcentagem acumulada das ocorrências, tornando possível avaliar o efeito acumulado dos itens selecionados.

Como elaborar um bom Diagrama de Pareto


Diagrama de Pareto - Tabela demonstrativa

Para desenvolver o Diagrama de Pareto nós podemos utilizar o Microsoft Excel, ou algum programa similar. É importante lembrar, que a ferramenta possui a finalidade de identificar a frequência dos registros ou ocorrências de um processo, sempre do maior índice para o menor, permitindo assim, as priorizações em relação às ações a serem tomadas. Para facilitar o entendimento, nós podemos dividir a montagem do Diagrama de Pareto em alguns passos distintos. Primeiro, deve-se criar uma tabela onde serão inseridas as informações dos itens e dados selecionados, escalonando do maior para o menor. A imagem acima mostra o total e a % de falhas decorrentes de peças rejeitadas. Seus campos são (imagem abaixo):

Métrica Diagrama de Pareto

Após o preenchimento da tabela, é possível gerar o diagrama demonstrativo no próprio Excel (imagem abaixo), e com isso interpretar detalhadamente as informações contidas na tabela que foi montada. No gráfico, podemos observar que o item "rebarbas" tem o nível mais crítico em relação aos demais, enquanto o item "sem usinagem" é o que possui a menor frequência de problemas. A linha vermelha que sobrepõe as barras azuis é o resultado da porcentagem acumulada. Neste demonstrativo, normalmente os primeiros 20% dos itens da lista (itens à esquerda) são responsáveis por mais 70% das peças rejeitadas (problemas). Enquanto o restante dos itens representam pouco mais de 30% das demais peças rejeitadas.

Diagrama de Pareto - Gráfico completo

Algumas vezes a classificação dos dados podem ser estratificadas, ou subdivididas por meio de técnicas da análise do Pareto, ou até mesmo você pode criar sub estratificações sobre o item analisado. Dessa maneira, é possível identificar qual o ponto ou causa necessária para se colocar mais esforços e ações. O Diagrama de Pareto é uma das melhores ferramentas da qualidade para se utilizar na classificação de problemas, causas, defeitos, entre outros indicadores. Seu objetivo principal não é o de identificar as causas, mas sim apontar qual o principal ofensor em um determinado processo ou atividade. Para identificação de causas raízes existem outras ferramentas tais como: 5W2H e o Diagrama de Ishikawa.

Etapas de utilização do Diagrama de Pareto


Etapas do diagrama de pareto

A construção de um bom gráfico de pareto segue algumas etapas, sendo essencial para o responsável pela análise saber realmente o que ele deseja analisar com o gráfico. Todo diagrama de pareto possui uma finalidade e entender o que você deseja realizar com ele é crucial para definir quais dados serão coletados. Definir o foco da análise é o primeiro passo da construção do gráfico. Posteriormente, o responsável deve elaborar uma tabela listando os problemas e falhas frequentes, organizando as linhas em ordem decrescente a partir da importância. Após isso, adiciona-se uma coluna com o total acumulado de cada problema e outra coluna com os valores percentuais.

Com isso, o responsável pela análise do diagrama de pareto já deve ter uma ideia do foco do problema (ou causa raíz). Ao inserir o gráfico no Excel, deve-se manter os problemas no eixo X (em barras) e o percentual no eixo Y (em forma de linha). Feito isso, o gráfico irá apresentar a linha como uma curva acentuada e crescente partindo do principal problema da análise. Após concluir o gráfico, é importante compilar todos os dados, e identificar qual das classificações está se sobressaindo. Por fim, basta montar o plano de ação e aplicar as melhorias desejadas, junto com o monitoramento contínuo do PDCA para evitar reincidências.

Conclusão - Diagrama de Pareto


Com a utilização do Diagrama de Pareto, torna-se muito mais fácil a identificação dos itens mais problemáticos para uma organização, assim como, o resultado (prejuízos) gerados por esses problemas. Essa ferramenta é de extrema importância para ressaltarmos a prioridade relativa de vários problemas constantes nos processos de uma empresa, usando-a para aprimorar cada vez mais os processos internos da mesma. Como já foi dito antes, o diagrama possui a simples finalidade de separar os elementos da tabela em classes, denominadas A, B e C, e com isso auxiliar na definição entre itens prioritários e não-prioritários.


Essa divisão contribui significativamente para a estratificação dos dados selecionados, ou seja, na divisão dos dados coletados em duas ou mais camadas, propiciando assim, a obtenção de uma gama maior de informações relativas aos processos da organização. O Diagrama de Pareto faz parte das sete ferramentas da qualidade e permite uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços para saná-los. Isso não quer dizer que nem todos os problemas são importantes, mas sim que alguns precisam ser solucionados com maior urgência. Bom, é isso ai pessoal. Deixem nos comentários suas opiniões sobre o Diagrama de Pareto, assim como experiências que vocês possam ter tido ao utilizarem essa excelente ferramenta.

Até a próxima!

Autor: Filipe Bezerra
Referências Bibliográficas:
TAVARES, Mauro Calixta. Gestão Estratégica. Atlas AS, 2008.
MARTINS, Petrônio. Administração da Produção. Saraiva, 2005.

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS