administração

Motivação no trabalho - Teorias e Fatores


O significado da motivação e sua relação com o trabalho


Motivação no Trabalho

Certas palavras como motivo, motivação, motor e movimentar são todas palavras recentes que possuem a mesma origem, ou seja, estão associadas à mesma ideia que deriva da palavra motivus, que significa aquilo que se move, ou movimenta. O estudo dos fatores que movimentam as pessoas, é um dos temas mais importantes da motivação no trabalho, assim como da teoria comportamental da administração. Essa importância se justifica a partir do momento em que percebemos a necessidade de compreensão de determinados padrões e mecanismos, ou seja, elementos que impulsionam e influenciam o comportamento humano, como por exemplo, o desempenho e a indiferença.


Nos dias atuais, é de suma importância que o gestor consiga entender os sentimentos dos colaboradores que possam estar a favor ou contra os interesses da organização. A palavra motivação pode significar diversas coisas, como por exemplo, um impulso que faz as pessoas agirem de uma maneira em prol de um objetivo. Ela pode envolver fenômenos sociais, biológicos e emocionais, sendo responsável por direcionar e iniciar comportamentos relacionados a certos objetivos. Em geral, a motivação indica as causas que produzem determinado comportamento, fazendo com que os indivíduos deem o melhor de si, ou até mesmo com que façam o impossível para conquistar o que desejam.

Padrões de comportamento da motivação no trabalho


Padrões e teorias da motiva no trabalho
A motivação no trabalho pode ser considerada como a força que movimenta o comportamento, o desempenho e a vontade de crescer. Ela possui três elementos principais, que são: a direção (é o objetivo do comportamento motivado. Sendo assim, qual o foco da motivação?), a intensidade (trata-se da magnitude da motivação, ou seja, o quão motivada a pessoa está?) e a permanência (é a duração da motivação, isto é, o tempo que a mesma durou).

Resumindo, a motivação é simples e bastante específica. Por exemplo, um trabalhador motivado para trabalhar pode não ter a mesma motivação para estudar, ou ainda, pode não ter a motivação necessária para crescer além da posição em que já se encontra. Diversos autores concordam que não existe um estado geral para a motivação no trabalho acontecer, sendo assim nem sempre o colaborador vai estar disposto a executar uma atividade para a qual não possui motivação, ou que não se encontra dentro de seus objetivos.

Um padrão é algo que se repete, que possui uma regra, uma definição, uma lógica. Por outro lado, um padrão de comportamento é uma maneira de agir que o ser humano sempre repete diante de situações semelhantes. Por isso, nós podemos entender que o Comportamento não é um reflexo simplório, mas uma atitude condicionada e de alta complexidade, que está ligada à ideias, emoções, fatores e estados. A motivação é causada por fatores conscientes e inconscientes, objetivando as idealizações do indivíduo e suas ambições. Porém, as motivações também se diferem, dependendo das situações que o indivíduo vivencie.

Por exemplo, os incentivos monetários e os bens materiais são formas instantâneas de gerar certa motivação no trabalho. Além disso, nós também temos as necessidades psicológicas, que incentivam os funcionários a atingirem maiores patamares de desempenho e ainda de forma mais duradoura. É importante que a organização saiba qual o motivo que levou o funcionário a se candidatar para a vaga, assim como a maneira como eles se motivam, principais gatilhos, objetivos, impulsos e direção. Há um grupo de teorias que procura explicar como funciona a motivação no trabalho e seus principais fatores, elas são chamadas de teorias de processo.

Teorias relacionadas à motivação no trabalho


> Modelo de comportamento: É considerada por diversos autores a mais simples dentre as teorias de processo. É o modelo que fornece uma explicação concisa e fácil de entender acerca das ações individuais e dos motivos que determinam o comportamento. Ele se baseia em três hipóteses principais, onde supõe que todo comportamento é motivado, que ele é orientado para a realização de algum objetivo e ainda que o comportamento pode ser perturbado por conflitos, frustrações e ansiedades. Esse modelo considera todas as pessoas iguais, com o mesmo mecanismo motivacional, ressaltando que apenas a importância dos estímulos variam de pessoa para pessoa.

> Teoria da expectativa: (expectancy theory) Essa teoria indica que as pessoas se esforçam buscando resultados e recompensas que são importantes para elas (evitando os resultados indesejáveis). Ela também retrata a ideia de que o esforço depende do resultado que se busca alcançar, ou seja, a motivação funciona como função da crença de que é possível alcançar um resultado (expectativa), multiplicada pelo valor atribuído ao mesmo. Os elementos principais desse modelo são o valor dos resultados, a associação entre desempenho e recompensa e entre o esforço e o desempenho. Resumindo, a crença de que é possível alcançar um resultado de grande valor (recompensa), leva a pessoa à realizar esforços mais intensos.

3 Dicas para manter a motivação no trabalho


Dicas sobre motivação no trabalho

#1. Aprenda a gostar daquilo que você faz: 

Você alguma vez já tentou ficar motivado no trabalho, mas nada do que já tentou fazer pra conseguir isso funcionou? Você provavelmente começa a se sentir pra baixo, como se estivesse ficando pra trás, ou largando o seu negócio ou carreira? Pois bem, você provavelmente não gosta daquilo que faz. Todo mundo deveria ter em mente que, mais importante do que fazer aquilo que se gosta, é gostar daquilo que se faz. A maior parte do tempo disponível que nós temos durante o dia é destinado ao trabalho, por isso, nada mais justo do gastarmos esse tempo tendo prazer naquilo que estamos fazendo, correto? Não fique numa profissão unicamente pelo retorno financeiro que ela lhe proporciona, pois lembre-se que a vida é uma só e você não precisa perder tempo fazendo aquilo que não ama.

#2. Nada motiva mais do que o progresso: 

Você está entediado, letárgico e não compartilha informações do seu trabalho com seus amigos e familiares? Você não possui o mínimo de interesse no seu trabalho, nas tarefas, ou em procurar soluções necessárias para a empresa progredir junto com você? É amigo, se você está nessa rotina de sofrimento diário, só posso dizer pra você que do cargo em que você se encontra você não vai sair. Se sua atividade não progride, você não vai progredir junto com ela. Alcançar resultados e bater metas são uma das melhores maneiras de se manter motivado no trabalho. O cumprimento dos seus objetivos traz o sentimento de satisfação e realização, e faz com que você queira continuar com o bom trabalho, ou até mesmo, superar as suas próprias expectativas.

#3. A felicidade lhe ajuda a ser mais eficiente: 

A palavra motivação em si nos remete à expressões como: felicidade, alegria, entusiasmo, entre outras coisas, ou seja, podemos ter certeza de que pessoas com a correta motivação no trabalho são mais felizes, mais produtivas e possuem relacionamentos mais saudáveis tanto no trabalho, como na vida pessoal. Se compararmos com os que estão infelizes, essas pessoas também possuem muito mais chances de alcançar o sucesso desejado na carreira. Saiba que existe uma correlação positiva entre as melhores empresas para se trabalhar e as mais lucrativas, ou seja, uma organização com funcionários felizes e motivados possui grandes chances de obter uma boa lucratividade. Se você estiver feliz irá apresentar melhores resultados, e consequentemente, mais lucratividade para a companhia.

Conclusão - Motivação no trabalho


A motivação no trabalho é essencial para todo colaborador que pretende subir na carreira, assim como para toda empresa que deseja potencializar seus negócios. A busca pela felicidade é constante e todos, sem exceção, sempre estamos procurando ficar próximos ou conviver com aquilo que nos faz bem. Quando focamos na motivação no trabalho não ficamos com medo das dificuldades, ou estagnados nas tarefas que temos, nós passamos por cima e continuamos sempre em busca dos melhores resultados. E são esses resultados que irão nos trazer a motivação necessária para continuarmos em frente, seja ela financeira, pessoal, ou interpessoal.


Recapitulando, a motivação no trabalho é algo essencial para o desenvolvimento profissional, assim como a simples motivação é essencial para qualquer ser humano. Como nós vimos ao longo do artigo, o contexto da motivação possui diversas teorias, como também padrões de comportamento que direcionam o seu foco, sua intensidade, determinando o seu tempo de permanência. A motivação é um conjunto de motivos que se manifestam e influenciam a conduta do indivíduo. Ela é essencial para a realização de um bom trabalho, visto que sua ausência ou presença está intimamente interligada com os resultados que serão gerados.

Portanto, é fundamental que os chefes sejam capazes de motivar seus colaboradores, assim como que cada colaborador seja capaz de descobrir o que lhe motiva e o que não lhe traz felicidade alguma. Ninguém deve se forçar a ficar num emprego que não lhe faz bem. O trabalho é uma questão central na vida de todo ser humano, possuindo grande influência sobre todas as outras áreas de sua vida. Cada vez que nossa vida é afetada negativamente, nosso trabalho tende a sofrer um desgaste da produtividade, assim como, se a pessoa não vai bem no trabalho, ou perde expectativas de progressão, isso reflete na vida pessoal. Se você possui motivação no trabalho, você irá se envolver com o mesmo. O envolvimento funciona como uma força que nos empurra a fazer algo mais, gerando um retorno positivo na forma de sucesso, satisfação e orgulho com nós mesmos e com o que fazemos.

Até a próxima pessoal!

Referências Bibliográficas:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Campus, 1999.
MAXIMIANO, Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo, Atlas, 2012.

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS