administração

Você é o reflexo de você mesmo

Você está sendo o melhor que você pode ser?


Reflexo próprio

Seja no mundo corporativo ou na vida pessoal você sempre será reflexo de suas atitudes, do que você faz, de como reage às situações, de como se comporta, se é preconceituoso e se trata as pessoas bem, ou mal, por exemplo. Essas atitudes irão moldar a imagem que os outros terão ao seu respeito. Se você age de maneira errada no dia-a-dia, depois não adianta questionar se as pessoas têm uma opinião ruim sobre você, pois quem a plantou foi você mesmo. Porém, a boa notícia é que isto pode mudar, sempre pode. O primeiro passo é tentar se auto-avaliar, analisar profundamente (e sinceramente) como você tem se comportado no trabalho, na faculdade, em casa, com os amigos e com a família. 

Pare e reflita detalhadamente sobre como você trata as pessoas, se tem sido educado, grosseiro, se passa insegurança no trabalho, se é arrogante ao ponto de achar que só você é competente, se vive se desculpando por não entregar resultados, se está disposto a ajudar aos colegas, se passa a imagem de ser relaxado, de ser descompromissado, de ser o “eterno baladeiro”, de ser “protegido”, bajulador, de ser confiável, ou em quem as pessoas podem contar e confiar e tantos outros possíveis perfis e imagens que podem transparecer. O segundo passo é buscar a opinião das pessoas que gostam de você, e também das que não lhe apreciam muito, para tentar entender como é visto, o que elas pensam sobre você, e o que acham que deve melhorar.

De posse destas informações faça uma avaliação sobre o que está indo bem e o que precisa melhorar, e se esforce para mudar. Se quiser realmente ser uma pessoa melhor, um bom profissional, ou um bom líder, admirado pelos seus liderados. Sempre há uma mudança a fazer, por menor que seja, pois a vida é uma constante evolução e nós precisamos nos reciclar constantemente. Uma coisa é certa, sempre haverá algum ponto que precisaremos evoluir, em determinado momento da vida este ponto será uma simples besteira, em outros, será um problema sério que temos e precisamos rever com urgência, pois tudo irá depender do momento de vida que estivermos e de nossa maturidade para lidar com a situação.

Uma verdade absoluta é o que Peter Drucker proclamava: “O nível de exigências que você impõe sobre si mesmo deve ser alto, pois esta é a forma de se desenvolver. Seu crescimento dependerá das exigências que você faz a si mesmo em termos de resultados. Se for pouco exigente consigo mesmo, acabará atrofiando. Se for bastante exigente, atingirá a estatura de um gigante.” Ainda me atrevo a dizer que exigir o máximo é um esforço que poucos estão dispostos a enfrentar, por isso tão poucos crescem na carreira, enquanto a maioria se lamenta. De qualquer forma, seja você mesmo, nunca finja ser algo que não é, apenas para ser o politicamente correto, pois, como diz o ditado: “um dia a máscara cai.” Este texto pretende apenas lhe fazer refletir se o que você é hoje está lhe satisfazendo, lhe tornando uma pessoa feliz e realizada, se não, é hora de mudar, e rapidamente, pois, o sentido da vida é alcançar a felicidade. Mas lembre-se, a felicidade passa por compartilhar gestos de simpatia, amor e colaboração com as pessoas, nunca alguém será feliz se não conseguir ser bem quisto pelas pessoas, sejam elas colegas de trabalho, amigos ou familiares. Pronto para ser você mesmo, mas de uma forma diferente?

-----

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS