administração

Curiosidades sobre a profissão de administrador

O Administrador de empresas


Administrador de Empresas Moderno

A administração é uma das carreiras mais importantes do país, sendo considerado também um dos principais cursos que temos no Brasil. A profissão de Administrador de empresas é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o dia do Administrador. Teoricamente falando, aqueles que foram considerados como os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio), foram os que geriam as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII. Essas empresas de navegação ficaram conhecidas como as primeiras sociedades anônimas de que se tem notícia na história.



Como todos nós aprendemos ao longo do curso e descobrimos ao iniciar a vida profissional, administrar uma empresa envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, para os quais são exigidos a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração. Esses conhecimentos só poderão ser adquiridos ao longo do curso (bacharelado em administração) e aprimorados com tempo, através da prática e exercício da profissão. Podemos dizer, que são as habilidades básicas que todo administrador de empresas precisa ter para conseguir realizar um bom desempenho de sua profissão. 

Habilidades de um Administrador de empresas


> Habilidades Técnicas: Estas habilidades são as que estão relacionadas à capacidade de execução do trabalho e ao domínio do conhecimento específico para executar o trabalho. Basicamente, é saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas, assim como, saber decidir e solucionar os mais diversos problemas. De forma resumida, é o conhecimento teórico que o profissional de administração possui e adquire ao longo do curso, aprimorado com o exercício da função, ou seja, técnica +know-how.

> Habilidades Humanas: São as habilidades necessárias para que o administrador possa construir e manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. O administrador com uma boa habilidade humana consegue desenvolver equipes de forma mais eficaz, além de atuarem de forma mais eficiente como líderes. Saber lidar com pessoas, comunicando-se bem, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos, essas são as principais habilidades humanas do administrador de empresas.

> Habilidades Conceituais: Fazem referência ao conjunto de aptidões humanas que cada um de nós possui. Estão encaixadas no grupo que tange a capacidade de formulação de ideias, resolução de problemas, criatividade, etc. Essa habilidade inclui o pensamento criativo, a formulação de abstrações e a análise de situações complexas, ou seja, é parte da visão sistêmica do administrador. Por se tratar da capacidade de resolver problemas e superar questões adversas, é considerada uma habilidade essencial à todo administrador.

Símbolo da Profissão no Brasil


Administração - Administrador de Empresas

Este é o símbolo do sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão", inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco. O Símbolo escolhido para identificar a profissão do administrador de empresas tem uma explicação bastante peculiar justificada pelos seus autores.

O quadro como ponto de partida, é uma forma básica e pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais e horizontais do símbolo entram em um processo recíproco de tensão. Essa é uma justificativa para a profissão, que também possui certos limites em seus objetivos, tais como: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir e encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para um objetivo comum.

As flechas indicam um caminho (meta), que surge a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). Considerando o ser humano um elemento pluralista, para atingir a meta desejada, as flechas centrais se dirigem para um objetivo comum (o meio), que é baseado na regularidade. Por outro lado, as flechas laterais buscam através de uma exposição prévia de fundamentos e das razões de um parecer, a movimentação dinâmica para o exterior. Já o quadro é a regularidade, pois possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida).

Características da Profissão do administrador de empresas


> Atitudes do Administrador: Nos tempos modernos, o administrador que deseja se destacar precisa ser: proativo, ousado, criativo, um bom exemplo, cumpridor das promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e ser um bom líder, ajudando seus colaboradores para que eles não sejam somente simples peças da equipe, mas sim para que também se tornem futuros líderes. Um bom administrador de empresas também auxilia seus colaborados, de forma que esses possam crescer junto com a empresa.

> Código de Ética (CEPA): O que importa nesse momento é que não se deixe de pensar em Moral, em Ética e em Ética Profissional; que não nos acomodemos diante do presente momento histórico que vivemos, onde a Moral, a Ética não são mais os momentos retóricos e, portanto, cansativos. Urge que reflitam em todos os rincões sobre o valor moral e da Ética, pois só assim mudaremos a Ética do País. É o que propomos e é o que a Comissão de Ética do CFA deseja despertar em todas as organizações.

> Salário do Administrador: Até o momento não existe piso salarial para o administrador de empresas, uma vez que a sua fixação depende de lei federal, o que deve ser pleiteado pelas associações, sindicatos e federações dos administradores, por ser de competência desses órgãos tal providência, bem como atuar e defender os seus filiados em questões trabalhistas. Contudo, a Federação Brasileira dos Administradores (FEBRADdisponibiliza no seu site a tabela de honorários da categoria profissional dos administradores. 

> Oração do Administrador: "Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo. Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional. Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas."

Nove de setembro é o "Dia Nacional do Administrador de empresas" - Lei nº 4769.

-----

Assinatura Equipe de Redação
Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS