administração

A importância do idioma estrangeiro

Você sabe falar inglês, espanhol, alemão?


A importância do idioma estrangeiro

O idioma estrangeiro por muitos anos foi considerado como um diferencial para qualquer profissional que procurava se destacar no mercado brasileiro, ou conquistar visibilidade internacional em grandes empresas, era uma exigência básica para cargos de alto escalão e com salários diferenciados. Hoje a realidade é bem diferente, com a nova dinâmica vivenciada em nossa sociedade, é possível visualizar um aumento significativo dos profissionais dominando idiomas estrangeiros, mesmo em cargos medianos ou com baixa remuneração. O domínio do idioma estrangeiro é determinante para a maioria das profissões. 

Já para o profissional do comércio exterior esse fator é ainda mais relevante, pois o sucesso do mesmo terá relação direta com sua proficiência em outras línguas e habilidades comunicativas. O inglês ainda é o principal idioma utilizado pelas empresas internacionais por todo o globo, e na atividade de comércio internacional é utilizado como língua padrão na elaboração de documentos e comunicação verbal e escrita, entre aqueles que trabalham na área. Não há como se pensar em relações internacionais sem ao menos o domínio avançado do inglês, possuindo a habilidade de se comunicar verbalmente ou através da escrita de forma eficiente e clara, conseguindo analisar documentos complexos de cunho profissional.

Com o crescimento do Brasil nos últimos 10 anos, novos e volumosos investimentos em diversos setores produtivos foram surgindo, houve também abertura de empresas Multinacionais em diversos estados, principalmente na região nordeste. Importantes eventos sendo realizados por todo o país também fez com que crescesse a necessidade de profissionais com maior nível de qualificação profissional e consequentemente domínio sobre outros idiomas. O incremento das relações cambiais do Brasil com outras nações foi fator crucial para ressaltarmos a necessidade da busca por profissionais mais qualificados, visando atender a demanda internacional dos últimos anos. 

Pôde-se ver também o aumento no aprendizado de outros idiomas, como o espanhol e o mandarim, em função dos laços brasileiros com países latinos e com nosso grande parceiro na Ásia, a China. É de fundamental importância que as universidades brasileiras quem ofertam os cursos de comércio exterior e relações internacionais, tornem obrigatórios a inclusão de disciplinas voltados à idiomas estrangeiros em suas grades curriculares, proporcionando ao seu aluno à oportunidade de contato com este aprendizado já no início de seus estudos. 

Não deveria ser possível ou permitido aos alunos concluintes destes cursos, virem à receber o diploma sem uma proficiência adequada nas línguas estrangeiras, o que é fator crucial de sucesso junto ao mercado de trabalho onde irá atuar. O profissional de comércio exterior deve estar preparado para forte concorrência no mercado de trabalho, onde aquele mais qualificado, mais preparado, terá destaque sobre os demais, assim como maiores condições de assumir as funções propostas. Nos dias atuais, para o mercado global o profissional que possui maior qualificação, bem como possuir uma boa rede de contatos (network) irá conseguir melhores resultados em sua busca profissional pelo sucesso.

-----

Assinatura Diego Bezerra

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS