administração

Decidi fazer administração, e agora?

Qual curso escolher?


Carreira Administrador

Hoje vamos falar sobre um tópico muito interessante para todos aqueles que pensam em cursar administração. Infelizmente, nos dias atuais, muita gente decide cursar administração simplesmente pelo fato de não saber o que fazer, ou basicamente por estar indeciso, em dúvida. Alguns acreditam que entrando em administração irão arrumar o emprego dos "sonhos" com certa facilidade, ou pensam que o ofício de ser um administrador é vida fácil. Se você pensa assim, só posso dizer que você está completamente enganado e irá se arrepender dessa decisão no futuro. No meu caso, sempre tive afinidade com finanças, coisas corporativas, economia, negócios, etc e por isso optei pela administração.


Lembro que também tive o mesmo raciocínio: "Vou entrar em administração, conseguir um emprego fácil, ganhar meu dinheiro e seguir com a minha vida". De certa forma, talvez isso aconteça com alguns, mas deixa eu falar uma coisa pra vocês. Uma das principais vantagens da administração é a sua amplitude e por isso, eu acredito que nenhum curso proporcione tanta opção quanto o curso de administração. Contudo, é feito dizem em minha terra natal, essa vantagem "é uma faca de dois gumes", ou seja, tem o seu lado bom e o seu lado ruim. Por exemplo, se você me perguntar: existe muito emprego pra quem faz administração? Eu irei responder com toda a certeza do mundo: sim, é claro que existe! Porém...

Qual a realidade?


Porém, quantidade não quer dizer qualidade, não é mesmo? Próximo de terminar o curso, percebi que o mercado profissional para administradores recém-formados, não era essa maravilha toda (pior ainda para aqueles que moram no nordeste, onde o mercado não é tão "aquecido" se comparado com outras regiões mais desenvolvidas no país). Se você não tiver um bom suporte familiar, contatos, ou amigos que possam lhe ajudar, a situação complica ainda mais. Por isso, um aviso: Se você está pensando em entrar no curso de administração, pense bem, isso é realmente o que você quer?

Não queira entrar no curso pensando em ganhar dinheiro fácil, ou numa carreira estelar, entre por afinidade, paixão e prazer. Empreender, saber como administrar uma empresa e gerir não são coisas fáceis, ou simples como alguns pensam que são. Muito pelo contrário, requer bastante empatia pelo trabalho, organização, perseverança e de certa forma, um dom natural também. Lembrem-se que ao longo do bacharelado existem diversas teorias da administração, conceitos, cálculos, estudos de casos extensos e praticamente, de tudo um pouco (estatística, psicologia, economia, contabilidade, etc.).

Dessa forma, meu conselho pra você que aspira ingressar no curso de administração de empresas é simples, procure se informar com algum amigo ou conhecido que seja da área, ou que seja graduado em administração, pergunte como foi o curso, sobre a situação do mercado de trabalho e sobre progressão desse tipo de carreira nas empresas, por exemplo. É bem melhor fazer isso, do que entrar no curso e um ou dois anos depois desistir, pensando que era uma coisa totalmente diferente, não é? Sabendo que alguns de vocês, não terão à quem perguntar, vou tentar explicar abaixo um pouco sobre o que é ser administrador, sua função, atividades in company e a atual situação do mercado de administração.

Profissional de Administração


O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa (praticamente é o profissional que dá sustentação desde a base até o topo da empresa). Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização, seus planejamentos, objetivos e outras atividades fundamentais para a mesma. O profissional de administração trabalha em praticamente todos os departamentos de uma empresa, gerindo seus recursos humanos, materiais, logísticos e financeiros. Ele também pode se envolver com a publicidade e o marketing da empresa, trabalhando com projetos e planejamentos, bem como tantas outras áreas.


O Administrador não é julgado apenas pelo que sabe à respeito das funções que exerce em sua especialidade, mas pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados que obtém dos recursos e habilidades distintas. Desse modo, o administrador precisa reunir três tipos de habilidades: a habilidade técnica (usar conhecimentos, métodos para a realização das tarefas), a habilidade humana (capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas - comunicação, liderança) e a habilidade conceitual (capacidade para lidar com ideias, tais como o raciocínio, diagnóstico e solução de problemas).

O bacharelado em administração é o curso com maior número de matrículas no Ensino Superior. Foram mais de 833,042 mil em 2012, segundo o Censo de Educação Superior mais recente. Dos mais de 325 mil profissionais registrados no Conselho Federal de Administração, quase 80 mil estão em São Paulo. Por isso, embora o campo de trabalho seja concorrido - cerca de metade dos cargos de uma empresa são para funções administrativas, porém mesmo assim a competição é acirrada, pois além de disputarem vagas entre si, os formandos se deparam com a concorrência de graduados de outras áreas que fazem especialização ou MBA em Administração, Gestão ou Negócios (o que aumenta ainda mais a concorrência). Portanto, entre no curso se você realmente tem afinidade pela administração, tem vontade de crescer, se for uma pessoa lutadora e que dificilmente desiste!

-----

Atenciosamente,
Filipe Santos Bezerra
Administrador e Editor do Portal Administração

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS