administração

A importância do profissional de comex

Comércio Exterior e sua relevância


Comércio Exterior

Poucos conhecem as funções do profissional de comércio exterior, que possui relevante importância no cenário econômico brasileiro, já que a atividade que o mesmo desenvolve é deveras importante para a balança comercial do país e para seu desenvolvimento no mercado mundial. Podemos definir o analista de comércio exterior como um profissional completo e multidisciplinar, uma vez que o mesmo tem por obrigação, entender de vários assuntos para que possa desenvolver suas funções de forma satisfatória, desde política à economia, tendo entendimento também em legislação aduaneira e atendimento ao cliente.

Prospectar clientes estrangeiros, tratar com os órgãos federais e locais, realizar estudos e projetos relacionados a novos mercados de importação e exportação, analisar documentos e tratar com representantes de várias indústrias e do terceiro setor, são algumas das várias funções desempenhadas pelo profissional de comércio exterior. Um mercado que vem crescendo a cada dia, porém, ainda de forma tímida em relação a outros setores da economia, o que contribui para que o mesmo ofereça bons salários e diversas oportunidades de emprego, uma vez que os profissionais disponíveis são escassos ou poucos qualificados.

A área de comércio exterior é excelente para quem faz parte dos "mercados saturados" e estão em busca de oportunidades, áreas como direito e administração de empresas, tendo alguns profissionais que não conseguem se alocar na área, se especializam em comércio exterior e acabam encontrando boas vagas em nosso setor, com bons benefícios, oportunidades de carreira e atrativos salários. Ainda se trata de uma área em expansão, mas que demonstra um excelente grau de desenvolvimento. Pode-se dizer que o comércio exterior está se tornando um dos principais pilares do Brasil, junto com outras áreas mais consagradas, como a indústria por exemplo.

O investimento do governo brasileiro em nossos portos é de suma importância para que comércio exterior cresça ainda mais e somente assim ter capacidade de ofertar uma quantidade maior de vagas e valorizar ainda mais seus profissionais, desenvolvendo cada vez mais a economia do país. Sendo assim, torna-se mais que necessário o aumento na quantidade dos profissionais nesta área e a criação de cursos de qualificação voltados para o setor, o que ainda é escasso em vários estados brasileiros, principalmente no nordeste, o que dificulta o surgimento de pessoas com a qualificação para atender a demanda do mercado.

-----
Redator Diego Bezerra

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS