administração

12 livros para administradores lerem

Livros para administradores!


Livros para administradores lerem

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que enriquecemos nosso vocabulário, nosso raciocínio, interpretação e conseguimos mais conhecimento. Muitos se perguntam, quais são os melhores livros para os que possuem interesse em negócios, liderança e estratégia ou quais podem ajudá-los a se tornarem melhores nesses aspectos. O livro sempre foi um dos principais instrumentos do conhecimento e o hábito de ler é tão importante quanto qualquer outro em nossas vidas. Por isso, nós do Portal Administração fizemos uma lista com 12 dos principais livros para administradores, como também, para aqueles que se interessam por temas como: estratégia, liderança, administração, empreendedorismo, entre outros. Confira abaixo a lista que fizemos:


O monge e o executivo
1 - O Monge e o Executivo: Começando por um dos maiores clássicos da leitura, uma história sobre a essência da liderança. Neste livro, James C. Hunter, conta a história de Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandona sua brilhante carreira e passa a viver em um mosteiro beneditino, onde ensina o real significado do que é ser um líder.


Quem pensa enriquece

2 - Quem Pensa Enriquece: Todos querem ficar ricos, poucos conseguem. Qual o segredo? Principal fruto das ideias de Napoleon Hill, Quem Pensa Enriquece é um dos maiores best-sellers do mercado editorial, uma obra atemporal que de forma simples ajuda pessoas comuns a se tornarem bem sucedidas.


Vantagem competitiva



3 - Vantagem Competitiva*: O livro ensina como avaliar a posição competitiva de uma empresa e como implementar as etapas de ação específicas para aprimorá-la. Analisando diversos fatores em conjunto, fornece uma prática perspectiva para o meio empresarial cada vez mais competitivo.

A arte da guerra

4 - A Arte da Guerra: Outro clássico. Um dos livros de estratégias mais notáveis e influentes, lido e estudado por diversas pessoas no mundo. A Arte da Guerra é tido como um dos clássicos mais importantes do humanismo chinês, simplesmente um livro que dispensa comentários. Leitura obrigatória para todos os interessados em Administração e Gestão.


O principe


5 - O Príncipe, de Maquiavel: Um livro escrito por Nicolau Maquiavel, cuja primeira edição foi publicada postumamente, trata-se de um dos tratados políticos fundamentais, elaborado pelo pensamento humano, e que tem papel crucial na construção do conceito de estado moderno que conhecemos. Descreve a maneira de conduzir os negócios públicos internos e externos e de como conquistar e manter um principado.

GTD getting things done

6 - GTD (Getting Things Done): Método de gerenciamento de ações que dá nome ao livro de David Allen. "A arte de fazer acontecer" é uma fórmula anti-stress para estabelecer prioridades e entregar soluções no prazo. Trata-se de um livro sobre produtividade pessoal, organização e gerenciamento do tempo, que pode melhorar sua motivação e seus resultados.

O homem mais rico da babilonia

7 - O Homem mais rico da Babilônia: Trata-se de uma coletânea de parábolas escritas por George S. Clason a partir de 1926 e distribuídas, sob a forma de panfletos, em bancos e companhias de seguro norte-americanas. As parábolas no livro são ambientadas na Antiga Babilônia e trazem ensinamentos sobre planejamento financeiro, métodos de economia, entre outros.


A quinta disciplina


8 - A Quinta Disciplina: Livro escrito por Peter Senge, sugere uma visão sistêmica da vida, do mundo e de todos os aspectos da vivência humana. Leitura obrigatória para os que vivem nos meios organizacionais e administrativos, sugerindo uma visão mais ampla da administração.


Ponto de virada




9 - O ponto de virada: Malcolm Gladwell apresenta uma maneira instigante e original de entender certos fenômenos sociais, influenciados por um produto, serviço, ou mesmo atitudes capazes de virarem moda da noite para o dia. O autor apresenta no livro como identificar e até construir estímulos capazes de se tornar fenômenos sociais.

A estrategia do oceano azul

10 - A estratégia do Oceano Azul: É um livro que ensina como investir em mercados inexplorados. Publicado em 2005 e escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne. O livro sugere matrizes que podem ser aplicadas em modelos de negócios e analisa cases de grande sucesso em todo o mundo, como o Cirque Du Soleil e a Starbucks, entre outros.


Como fazer amigos e influenciar pessoas


11 - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas: O livro é voltado para a arte de se relacionar com as pessoas, apresentando técnicas simples, porém de extrema eficácia nos relacionamentos interpessoais. O livro conquistou seu lugar na história da editoração como um dos maiores best-sellers internacionais de todos os tempos. Dispensa comentários.




O lider do futuro
12 - O líder do Futuro: O livro discute o futuro papel do líder, num tempo marcado por organizações mais enxutas, mais ágeis e mais democráticas. Organizado pela Fundação Peter Drucker, a obra questiona algumas verdades absolutas sobre liderança, apontando para a necessidade de líderes mais participativos e menos questionadores.





Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. O hábito de ler deve ser estimulado, cultivado e preservado. Não importa o tema, a editora, a singularidade, o importante mesmo é ler. Sempre! *Observação: Michael Porter também escreveu Estratégia Competitiva, um ótimo livro sobre a complexidade da competição na indústria, demonstrando como 3 simples estratégias, tornam-se importantes ferramentas competitivas. Se interessa pelo assunto? Então, confira nosso artigo sobre: A estratégia competitiva de Porter.

-----

Livros para administradores que merecem ser citados:

- O verdadeiro poder;
- Quem mexeu no meu queijo;
- As cartas de tsuji;
- O líder do futuro;
- A hora da verdade;
- A meta;
- Consiga o que você quer;
- Pai rico, Pai pobre;
- Empreendedorismo Inovador;
- Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.

Até a próxima.

-----

Redação Portal Administração
Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS