administração

Inovação também é crescimento

Inovação é o melhor caminho a se seguir!


A arte da inovação

Você está contente com a evolução da sua empresa? Muitas vezes, notamos um pequeno pedaço da imensa disputa que ocorre entre as grandes e médias organizações. Empresas que decolaram como um foguete nos últimos anos (Google, Apple, Samsung, Facebook, etc.), e também aquelas que definharam numa velocidade impressionante (Aol, Virgin, Kodak, RIM-fabricante do Blackberry). Curiosamente, todos os casos citados acima, possuem um fator em comum - Inovação. A inovação não é algo fácil de se aplicar nas empresas, pelo contrário, é bem complicada complicada. Possuir um ambiente favorável e colaboradores criativos são fatores essenciais, mas ainda não é tudo.

Um quesito negativo é a visão retrograda que certas empresas ainda possuem em relação a inovação. Elas vêem a inovação como algo relacionado somente a pesquisas aprofundadas em tecnologia de ponta, ou recursos de última geração, mas nós sabemos que não se trata apenas disso. Pode-se dizer, que um dos povos mais criativos e inovadores são os norte-americanos, é fato que eles possuem uma grande capacidade de criação e implementação de ideias e também de que a maioria das ideias inovadoras advém das corporações de lá. Chama bastante atenção o modo como eles são práticos e como valorizam certos detalhes que a médio e longo prazo tornam-se grandes realizações.


"As pessoas eficazes não vivem voltadas para os problemas, elas vivem voltadas para as oportunidades. Elas alimentam oportunidades e deixam os problemas morrerem de fome". (Peter Drucker)


É comum, toda vez que alguém volta dos Estados Unidos, dizer que encontrou diversas novidades, em diversos produtos, locais e ambientes. A verdade é que quem inova, normalmente o faz aos poucos, ideias mirabolantes que nascem da noite para o dia, dificilmente dão certo. As ideias, precisam primeiro serem solidificadas, testadas, para somente depois serem expostas aos clientes. A grande maioria das pessoas se perguntam, qual o principal motor da inovação? Eu, pessoalmente, optaria pela competitividade. Hoje em dia a competitividade move o mundo, move as grandes corporações e consequentemente a criação e o desenvolvimento dos produtos que, sem os quais, não vivemos.


"A industria da tecnologia é cruel e implacável (...). Como qualquer coisa, trata-se de criar inovação de valor para o cliente" (Pat Gelsinger)


É preciso inovar sempre, como se fosse uma constante, que não deve e nem pode parar nunca. Inovar no marketing, no serviço, na produção para garantir o lucro, de certa forma sempre tendo o mesmo princípio, o de fazer o improvável, o diferente. Considerado um dos grandes visionários do século, Steve Jobs, sempre batia na mesma tecla, "Pense diferente". Tal associação de palavras, que juntas formam o Slogan da Apple, é mais do que uma simples ferramenta de marketing, é um estilo de vida, uma abordagem que consegue transformar qualquer pessoa, em qualquer área de atuação.

As lições de steve jobs
Jobs, Ex - CEO da Apple

No livro, Inovação - A arte de Steve Jobs, o autor Carmine Gallo, apresenta sete princípios simples e acessíveis, que orientam o leitor diante da ótica do "Pense diferente":

  1. Faça o que você gosta. Pense diferente sobre sua carreira;
  2. Cause impacto no universo. Pense diferente sobre sua visão; 
  3. Ponha seu cérebro para funcionar. Pense diferente de como você pensa;
  4. Venda sonhos em vez de produtos. Pense diferente sobre seus clientes;
  5. Diga não a mil coisas. Pense diferente sobre design;
  6. Crie experiências incríveis. Pense diferente sobre sua marca;
  7. Defina bem sua comunicação. Pense diferente sobre seu produto.

Até o momento, essa receita parece estar funcionando, mas inovar continua sendo sempre preciso. Pense nisso. Até a próxima, e continuem ligados no portal, pois aqui vocês encontram tudo sobre administração!

-----

Redação Portal Administração
Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS