administração

Missão, visão e valores de uma empresa

O que são a missão, visão e valores organizacionais?


Missão, visão e valores
Elementos missão, visão e valores organizacionais

Considerado um dos aspectos mais importantes dentro de uma organização, a missão, visão e valores representam juntos a identidade e a essência de uma empresa. Eles são elementos de extrema importância organizacional e todo colaborador precisa conhecer muito bem seus conceitos para estar em perfeito equilíbrio com o propósito da companhia. A missão, visão e valores são a base da criação, composição e desenvolvimento de uma empresa e é a partir da definição deles que é possível realizar o planejamento estratégico e o direcionamento dos funcionários em prol dos objetivos e metas desejadas.


Como foi dito logo acima, a missão, visão e valores são elementos vitais no quadro de uma organização. Juntos, esses coeficientes engajam os colaboradores, motivando-os a praticar os princípios que formam a base organizacional de uma empresa. Além disso, eles ainda auxiliam na definição de sua estratégia corporativa, orientando o rumo que a companhia precisa tomar. É importante ter em mente que a demarcação desses fatores é o principal ponto de partida para novos negócios, e por esse motivo é imprescindível que os gestores e colaboradores estejam alinhados com o que a organização almeja. Para ajudá-los na compreensão desses elementos, trouxemos abaixo a definição e o conceito de cada um deles.


A missão e a razão de ser da empresa (propósito)


A missão é considerada a razão de ser da organização, ou seja, o motivo pela qual foi criada - seu propósito. A missão organizacional funciona como o DNA da companhia, ajudando a definir sua identidade, seu planejamento futuro e o modo como é reconhecida pelos clientes e demais stakeholders do negócio. Segundo Peter Drucker, uma empresa não é definida pelo seu nome ou produto, mas sim pela sua missão, pois é a partir da definição desse elemento que os colaboradores ganham foco, direção e significado.

A missão da empresa precisa estar na ponta da língua de todos os colaboradores. Todos, independente da função, precisam saber qual a razão de ser da companhia e utilizar isso para ajudá-los na tomada de decisão. Existem três perguntas que podem ser feitas para auxiliar no desenvolvimento da missão organizacional. São elas: por quê existimos? o que a empresa deve fazer? e para quem ela deve fazer? Com essas definições, é possível conscientizar os colaboradores quanto ao propósito e plano estratégico da organização.

A visão e o estado futuro da empresa (trajetória)


Missão, visão e valores
Visão Organizacional

O conjunto de fatores missão, visão e valores são conceitos complexos, que necessitam de bastante cautela no momento em que forem elaborados. Muitas pessoas confundem a visão da empresa com sua missão, mas além de possuírem conceitos distintos, um complementa o outro. No entendimento geral, a visão corporativa é o projeto futuro da empresa, ou seja, é a sua perspectiva de longo prazo. A visão é inspirada no que a organização deseja para seu futuro e esse desejo não pode ser confundido com simples metas organizacionais. Ele precisa ser tangível, realista, caso contrário não passará de uma ilusão.

Enquanto a missão segue com a empresa a vida toda, a visão possui um período de tempo pré determinado, ou seja, ela possui um "prazo de validade". A visão é um fator que pode ser alterado ao longo do tempo, de acordo com o momento atual da companhia, a direção que a empresa precisa tomar e onde seus esforços precisam ser alocados. Para ajudar a elaborar a visão organizacional, podem ser realizadas as seguintes perguntas: onde a empresa quer chegar? onde os investir os recursos? o que queremos nos tornar? É importante lembrar que a visão enxerga a empresa como um todo e não pelos seus departamentos.

Os valores e o sentimento organizacional (princípios)


Chegamos ao último elemento do tripé missão, visão e valores. Os valores organizacionais são o fator complementar à missão e a visão da empresa. Uma vez que já foi realizada a definição da missão (quem sua empresa é) e da visão (onde ela quer chegar), os valores podem ser definidos como a filosofia, as crenças e atitudes, que juntos compõem um conjunto de regras à serem cumpridas pelos colaboradores. Os valores corporativos são considerados ainda como a motivação da companhia, auxiliando no engajamento dos funcionários.

É essencial que todos saibam quais são os princípios e crenças que norteiam a organização e servem de guia para as decisões, atitudes e comportamentos. É válido evitar os velhos termos utilizados como valores empresariais (confiança, integridade, respeito, etc.), já que esses elementos não devem ser tratados como diferenciais, mas sim como princípios intrínsecos à cultura da empresa. Crie valores que envolvam os clientes e colaboradores e que ajudem na realização do propósito (missão) e no alcance das metas corporativas (visão).

Dicas de como construir a missão, visão e valores da sua empresa


Missão, visão e valores
#05 Dicas para elaborar sua missão, visão e valores

1. Defina e entenda cada elemento: podem existir algumas divergências entre as definições de missão, visão e valores do campo da administração para o ramo do empreendedorismo, porém todos concordam no que cada um desses pilares consistem basicamente. Como foi dito ao longo do texto, a missão mostra o porquê da empresa existir, ou seja, seu propósito. A visão, mostra onde a empresa deseja chegar, e o meio para atingir seu objetivo. Por fim, os valores são os princípios éticos que norteiam a organização.

2. Tenha comprometimento: ao elaborar cada um desses elementos, é importante ter em mente que não será um processo rápido e fácil de se realizar, mas sim dias de geração de ideias e discussão. As sugestões precisam ser transmitidas entre os sócios do negócio, mentores e pessoas relevantes ao projeto. O processo deve ocorrer em de dois dias à cinco dias, nos quais todas as ideias possíveis devem ser colocadas na mesa, a fim de que as pessoas envolvidas reflitam sobre qual a melhor opção para definir a empresa.

3. Ajuste sempre que necessário: muitas empresas deixam passar bastante tempo antes de realizar qualquer ajuste na missão, visão e valores. Porém, essa pode ser uma falha grave, tendo em vista que muita coisa pode mudar (cenário, pessoas, foco, nicho, etc..). Diferente da missão e dos valores, a visão geralmente sofre mudanças de tempos em tempos, porém os outros elementos também estão passíveis de pequenos ajustes. Contudo, é importante lembrar da essência da companhia ao realizar tais ajustes.

4. Estabeleça metas: esse talvez seja um dos pontos mais importantes nos três elementos que constituem a base de uma empresa. É extremamente importante atrelar metas à visão organizacional, uma vez que elas acabam auxiliando também no desempenho da missão da empresa. As coisas se tornam muito mais fáceis quando se existe um resultado, um número a se alcançar. Por esse motivo, procure buscar números mensuráveis, possíveis de serem alcançados, mas ao mesmo tempo desafiadores. 

5. Tenha um objetivo realista: segundo a mesma linha do tópico acima, tenha em mente que traçar um objetivo apenas pra dizer aos colaboradores que existe um, não faz sentido (e pior, não trará bons resultados). É essencial que o objetivo desejado tenha clareza e simplicidade e principalmente bom senso. Ele precisa ser algo que os funcionários conseguirão entender e assimilar em suas atividades. O objetivo precisa ser uma frase prática, realista e visível. Sonhe grande, mas não com algo impossível de se concretizar.

Conclusão - Missão, visão e valores 


Em resumo, o tripé formado pela missão, visão e valores representam o propósito, a trajetória e os princípios de uma organização. Esses elementos são indicados para organizações de todos os portes, sendo essenciais para as que estão em fase inicial, uma vez que eles ajudam a empresa a entender o por quê de sua existência, qual sua direção e quais são os objetivos pretendidos. Enquanto a missão da empresa é a responsável por orientar os objetivos financeiros, sociais e humanos da organização, a visão é o elemento motivador de todos os planos e ações criados pela empresa, independente do setor.


A visão organizacional deve conter tanto aspiração, como inspiração. A aspiração para tornar-se "algo maior", e a inspiração de que esse "algo" valha a pena ser alcançado. Em outras palavras, a visão precisa mostrar com clareza onde a empresa quer chegar e os meios para atingir esse objetivo. A missão, visão e valores são atributos que fazem parte da cultura organizacional. Em especial os valores, que buscam guiar a conduta de uma organização. Os valores empresariais são inegociáveis, ditando comportamentos e atitudes de toda a estrutura organizacional. Eles servem de suporte ao relacionamento dos colaboradores entre si, com os clientes e com a sociedade. Toda empresa séria valoriza esses elementos 

Até a próxima pessoal!

Autor: Marcelo Bastos
Referências Bibliográficas:
COSTA, E. L. Gestão de processos produtivos. Curitiba: Ibpex, 2008
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Elsevier, 2004.

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS