administração

Consultoria Empresarial: Conceito e etapas

O conceito de consultoria empresarial


Consultoria Empresarial - Guia completo

Foi somente a partir do início do século XX que a consultoria empresarial passou a ganhar o escopo da atividade que conhecemos hoje. Ela se desenvolveu inicialmente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, fundamentada em teorias, porém com foco nas soluções práticas através de técnicas e experiências. A consultoria empresarial é constituída principalmente pela troca de conhecimentos e experiências de uma pessoa (consultor) para outra pessoa ou organização, em virtude de um objetivo qualquer, ou com a finalidade de diagnosticar e formular soluções acerca de um assunto específico.


No âmbito profissional, ela pode ser tratada como um serviço de aconselhamento, resultando da contratação feita por uma organização junto à pessoas qualificadas e especializadas que fornecem, de forma objetiva, a possibilidade de identificar problemas, analisá-los e encontrar as devidas soluções. As soluções serão implementadas e eventualmente os problemas identificados serão resolvidos. A consultoria empresarial também pode ser responsável pela estruturação ou reestruturação organizacional, através do levantamento e análise de dados da atual situação corporativa, seus processos, métodos e colaboradores.


Principais tipos de consultoria empresarial


Tipos de consultoria empresarial
Existem dois tipos de consultoria empresarial, que são: a Consultoria Interna e a Consultoria Externa. Essas atividades, de forma ampla, são o fornecimento da prestação de um serviço realizado por profissional qualificado e conhecedor do tema. Pode-se dizer que sua principal missão é visualizar a empresa, identificando seus problemas e buscando soluções para os mesmos através do conhecimento técnico e prático do consultor (ou empresa por trás da consultoria).

A consultoria empresarial pode ser prestada em qualquer área, setor ou segmento, uma vez que só necessita de pessoas detentoras do conhecimento para tal. O profissional consultor pode ou não estar vinculado à uma organização específica, sendo que, quando exclusivo e dedicado a uma única organização, ele é chamado de Consultor Interno (em geral empregado da organização). Aquele profissional que presta serviços esporádicos, ou de forma autônoma é considerado um Consultor Externo, onde pode ser empregado de uma empresa de consultoria empresarial por exemplo. 

É comum uma empresa possuir ambos os tipos de consultoria operando ao mesmo tempo, onde um não possui o intuito de substituir o outro, mas sim de se complementarem. O consultor interno pode atuar de forma que servirá mais como um apoio, focado nos projetos de consultoria e com o intuito de minimizar as desvantagens das duas condições (interna e externa) isoladamente. Já o consultor externo atua de forma mais ampla, levantando dados e análises, porém sem o poder de decisão final. Como dito antes, é correto falar que ambos os tipos de consultoria empresarial se complementam, uma vez que eles possuem vantagens e desvantagens singulares à cada um.

Vantagens e desvantagens dos tipos de consultoria 


A consultoria interna possui como principal vantagem a questão de estar diariamente em contato com os procedimentos corporativos e aspectos informais da empresa (os chamados atalhos organizacionais). Esse tipo de consultoria possui maior acesso às partes interessadas (stakeholders), assim como é dotado de certo "poder informal" que facilita o seu trabalho. Apesar das vantagens, o consultor interno carece de praticidade na execução, pois não possui a chance de aplicar seus conhecimentos em diferentes casos e empresas (como o consultor externo). Pode-se dizer que a consultoria interna possui menos experiência que a externa, além de enfrentar maior oposição dos altos escalões da empresa, já que possui vinculo empregatício (menos liberdade).

Em relação ao consultor externo, como dito acima, na maioria das vezes possui larga experiência de mercado, já que está sempre em atividade, atuando em organizações diferentes e resolvendo problemas diferentes. Esse tipo de consultoria também atua com maior imparcialidade, trazendo uma visão diferente dos problemas enfrentados pela empresa, o que gera maior aceitação por parte do alto escalão da companhia. Entretanto, o consultor externo pode enfrentar diversos problemas, assim como maiores riscos, uma vez que não conhece os atalhos organizacionais e nem possui proximidade com as partes interessadas (colaboradores, fornecedores, clientes e stakeholders em geral.) da organização.

Etapas de uma consultoria empresarial


Etapas de uma consultoria empresarial

A consultoria seja ela interna ou externa, deve estruturar um processo com várias etapas a serem percorridas em sequência, que irão de acordo com um cronograma. Ela inicia desde os primeiros contatos e reuniões entre clientes e consultores, até sua finalização em definitivo, garantindo a correta execução dos planos de ações e da qualidade do serviço prestado. Em geral, podemos dividir suas etapas da seguinte forma: apresentação da consultoria, negociação do contrato, diagnóstico e elaboração do plano de ação, execução do plano de ação, conclusão da consultoria e monitoramento. Abaixo detalhamos cada uma das etapas:

> Apresentação da consultoria: Nesta etapa o consultor consegue seus primeiros momentos com o cliente, aproximando-se do mesmo por meio da apresentação do seu portfólio de serviços, qualidades, experiências e resultados alcançados em trabalhos prévios. Por outro lado, o cliente apresenta ao consultor a empresa que será analisada, apresentando também suas expectativas em relação à parceria construída. É durante a apresentação que a relação entre contratante e consultor é estabelecida.

> Negociação do contrato: Após realizada a apresentação da consultoria, o consultor realiza a proposta de venda, explicando todos os pontos e como serão realizadas as fases que virão a seguir. É importante ressaltar que, o consultor somente terá uma ideia do valor a ser negociado e de como executar as ações após a elaboração do plano de ação. Nesta etapa o foco deve ficar na explicação e no detalhamento, visto que é o momento em que o cliente decide ou não contratar a consultoria empresarial.

> Diagnóstico e elaboração do plano de ação: Nesta etapa, o consultor realiza uma análise extensiva dos setores e processos organizacionais (levantamento dos dados). O diagnóstico pode ser realizado por meio de ferramentas da administração, tais como Análise SWOT, Matriz GUT, Diagrama de Pareto, ou Diagrama de Ishikawa por exemplo. Já o plano de ação, que especifica as ações a serem tomadas, o tempo necessário e os responsáveis pela execução, pode ser elaborado através do 5W2H ou do Ciclo PDCA.

> Execução das ações (implementação): Basicamente, nesta etapa deve-se colocar em prática as ações previamente planejadas durante a elaboração do plano. É importante salientarmos três questões, que são: o apoio do alto escalão da empresa, o gerenciamento do processo de mudança (deve existir uma conscientização pelos integrantes da empresa em relação à mudança, assim como um alinhamento entre a mesma e a cultura organizacional da companhia). A consultoria prestada deve-se atentar também ao cronograma estabelecido, pois deve cumprir fielmente os prazos planejados.

> Conclusão da consultoria empresarial: Esta é a etapa em que o consultor, após fazer o levantamento dos dados, diagnosticá-los e implementar os planos de ações, conclui seu trabalho. A finalidade principal é deixar a organização pronta para absorver as mudanças realizadas a fim de fazê-las virarem rotinas. É durante a conclusão que o consultor já apresenta os primeiros resultados decorrentes da consultoria, podendo apresentá-los por meio de indicadores de desempenho, demonstrando o "antes" e o "depois" da consultoria. Essa ação ajuda o cliente a entender a viabilidade e o por quê da contratação do serviço de consultoria empresarial.

> Gestão do contrato, ou monitoramento pós consultoria: Por fim, chegamos na última etapa de uma consultoria empresarial. Em paralelo com a etapa de conclusão, o consultor realiza o que se chama de gestão do contrato de consultoria, ou monitoramento. Nele é realizado o acompanhamento dos resultados de cada implementação (mudança) feita na organização, assim como reuniões, revisões de meta e as correções e readequações quando necessárias. Essa etapa possui a finalidade de garantir que os objetivos traçados na consultoria sejam alcançados.

A consultoria empresarial é o conjunto de atividades exercidas pelo consultor (seja ele interno ou externo). Por isso, podemos entender o consultor como um agente de mudanças, que auxiliam os clientes (organizações) a entender e agir sobre os problemas que lhe afligem. No geral as consultorias podem trazer diversos benefícios para uma empresa, mas dentre os principais, nós podemos citar: a economia de tempo, a quebra de rotina, neutralidade de pareceres, catalisador de ações e a amplificação da capacidade intelectual da empresa. Não existe uma regra bem definida, já que cada projeto de consultoria possui uma forma diferente de atuar e desenvolver suas atividades. As etapas do projeto podem variar dependendo dos objetivos da consultoria empresarial.

Principais aspectos e categorias da consultoria empresarial


Em geral, nós podemos dividir uma consultoria empresarial em quatro formas distintas. Ela será dividida de acordo com o serviço ou produto oferecido, com sua estrutura, abrangência e forma de relacionamento com o cliente.

> Serviço ou produto: O tipo de serviço ou produto irá definir a posição do cliente, seus anseios e desejos junto ao consultor, assim como a maneira com a qual o mesmo irá cobrá-lo. A principal questão neste aspecto fica por conta da diferença entre o consultor interno e o externo, já que a prestação dos diferentes tipos de serviço podem apresentar vantagens distintas. Enquanto o consultor interno "vive a organização" e conhece a fundo seus processos, o consultor externo possui maior experiência e aceitação por exemplo.

> Estrutura: A consultoria empresarial também pode ser categorizada por meio de sua estrutura, que poderá ser determinada e dividida por fatores como o grau de flexibilidade, a metodologia aplicada, o tempo de contratação, a adequação à realidade da organização e o nível de aceitação da mesma. Nesta categoria, nós podemos ter a consultoria personalizada/artesanal (metodologias que vão de acordo com o ambiente da organização) e a consultoria por pacote (técnicas que podem ser aplicadas em diferentes empresas).

> Abrangência: A terceira forma de categorização de uma consultoria empresarial se baseia na abrangência da mesma. Ela reflete a amplitude e a profundidade do trabalho do consultor. Dentre suas principais características, nós podemos apontar o envolvimento do alto escalão, o desenvolvimento e tempo de implementação do projeto, o tempo de contratação e a resistência ao projeto de consultoria. Nesse aspecto nós podemos apontar a consultoria especializada (que busca se especializar em um determinado assunto) e a consultoria globalizada (que presta seus serviços para empresas de outros países).

> Forma de relacionamento: A forma de relacionamento define a maneira com que a consultoria empresarial se relaciona com o cliente e parceiro do projeto. Nesse aspecto encontramos as questões do vínculo empregatício (no caso da consultoria interna), da formalidade do projeto e das necessidades contratuais do mesmo. Aqui nós também podemos explicitar três tipos de consultor, que são definidos a partir da forma com que se relacionam, eles são: o consultor associado (que participa de uma rede), o autônomo (trabalha sozinho) e o virtual (que trabalha de forma remota).

Conclusão - Consultoria empresarial


É importante ter em mente que uma consultoria empresarial tem haver com mudança, ou seja, e a contratação do serviço que visa buscar e trazer novas tendências para dentro da empresa contratante, na tentativa de impulsionar ou melhorar os processos existentes na mesma. Recapitulando de forma objetiva, nós podemos dizer que, o serviço de consultoria empresarial consiste na atividade exercida por pessoa física ou jurídica independentes e qualificadas para a investigação de problemas que digam respeito a política, procedimento, organização e métodos, recomendando ações e proporcionando auxílio na implementação dessas ações.


Muitos se perguntam, quem precisa de consultores? A resposta pode ser justamente outra pergunta, como por exemplo, quem não precisa? Muitas empresas fracassam no seu trajeto por não possuir o conhecimento e a prática adequada de gestão empresarial. A consultoria empresarial vem de encontro as dificuldades das organizações, encurtando o tempo necessário para que as melhorias aconteçam e para que os resultados desejados também apareçam. A importância principal no projeto de consultoria empresarial é de que haja clareza e qualidade em todo o processo, como também que o cliente (contratante) se sinta seguro em relação ao serviço prestado.

Por isso, entendemos a consultoria empresarial como um tipo de mix de conhecimentos, constantemente atualizados, dotados de uma visão sistêmica e que possuem a finalidade de facilitar a identificação dos problemas e dos caminhos necessários para superá-los. Pode-se dizer que a consultoria é revestida de explicações, métodos, técnicas e estruturas, porém, acima de tudo, ela é o catalisador entre o planejamento traçado e os objetivos alcançados pela organização. Vale ressaltar, que a consultoria empresarial é um processo interativo, que assume a responsabilidade de auxiliar uma organização nas suas tomadas de decisão, não possuindo, no entanto, o controle da situação. 

Bom, é isso ai pessoal, aguardamos a opinião de vocês sobre a consultoria empresarial, e se já tiveram, como foi a experiência de vocês com ela. Até a próxima!

Referências Bibliográficas:
BLOCK, Peter. Consultoria Empresarial: O desafio da liberdade. Makron, 2001;
GUTMANN, Erik e CROCCO, Luciano. Consultoria Empresarial. São Paulo. Saraiva, 2005.
OLIVEIRA, Djalma. Manual de Consultoria Empresarial. São Paulo. Atlas, 2009;

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS