administração

Como fazer citação de site e artigo da internet

Saiba como fazer citação de site e artigo da internet


Como fazer citação de site e artigo da internet

Nós utilizamos o computador e a internet para praticamente tudo em nossas vidas nos dias atuais. O uso dessas ferramentas para realização de trabalhos acadêmicos virou prática mais do que cotidiana. Pode-se afirmar que a internet é uma fonte praticamente inesgotável de informações e referências, informações estas que diversas pessoas, estudantes, professores fazem uso em seus trabalhos e pesquisas. Por esse motivo, é bastante comum existirem dúvidas de como fazer citação de site e artigo da internet.

Além dos livros, a internet se mostra uma grande aliada dos estudantes ao ser utilizada como fonte de pesquisa de citações usadas para sustentar os argumentos de uma tese. Porém, da mesma maneira que as informações existentes em livros e artigos são protegidos por direitos autorais, muitos dos conteúdos existentes na internet também o são, e por isso o estudante precisa ter ciência de como fazer citação de site e artigo da internet da maneira correta, sem infringir nenhum direito ou prejuízo à terceiro.


Erros ao se fazer citação de site e artigo da internet


Devido a grande facilidade de se encontrar informações na internet muitos alunos, ou até mesmo professores cometem alguns equívocos ao fazer citação de site e artigo da internet. Logo abaixo, ilustro dois dos principais erros.

1. Não citar o artigo da internet: diversas pessoas que por não entenderem corretamente como fazer citação de site ou artigo da internet simplesmente não utilizam dos conteúdos disponíveis na web, ou por terem medo de estarem "copiando" o trabalho de outra pessoa, ou por insegurança de que isso irá prejudicá-los em seu próprio trabalho acadêmico.

2. Copiar o artigo da internet: ao contrário dos que possuem insegurança de utilizar a internet para citar seus trabalhos acadêmicos, também existem os alunos que simplesmente copiam e colam o texto sem citar fonte ou solicitar permissão ao autor do texto. Essa é uma prática que diversas pessoas fazem uso, e que pode acabar prejudicando todo o trabalho.

Normas ABNT ao fazer citação de site e artigo da internet


Citação de site e artigo da internet - ABNT

Sendo assim, deixando bem claro, você pode utilizar à vontade parte de outros textos e artigos, sejam ele da internet ou não. Porém é extremamente importante ter ciência que você deve e precisa referenciar o site ou qualquer que seja a fonte. Dito isso, logo abaixo nós veremos como fazer citação de site e artigo da internet de acordo com as normas da ABNT, seguindo tudo nos mais conformes dos detalhes.

1. Qualidade: atualmente existem informações sobre praticamente tudo na internet. Contudo, o aluno deve ter total ciência de que nem tudo que está publicado na web, deve ser citado em trabalhos acadêmicos. É de extrema importância verificar a credibilidade do site, bem como do autor do texto. Alguns sites da internet podem servir maravilhosamente bem como fontes de leitura, porém não devem ser citados em seu trabalho caso a fonte não seja realmente segura.

2. Autores: O mais recomendável é citar artigo da internet apenas quando se tem 100% de certeza sobre o autor da publicação. Dessa forma você irá manter a credibilidade do seu trabalho à citação e também ao seu trabalho acadêmico. Caso o artigo não possua o autor do texto, você pode até utilizar como fonte de leitura, mas não é recomendado utilizá-lo como citações em seu trabalho.

Exemplo de citações de autores:

No texto:
“A editora Aprax Editora lançou, com apoio do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP).” (CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, 2017)

Na referência:
CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Administrador moderno. Disponível em:
. Acesso em: 20 de nov. 2017.

3. Data: Ao contrário dos livros, que após a publicação existem para todo o sempre, novos artigos e textos da internet surgem e desaparecem todos os dias. Por esse motivo, é muito importante o aluno verificar a "estabilidade do site", uma vez que aquele artigo que fora utilizado como referência pode simplesmente sumir do mapa (basta o autor remover de seu site). Além do autor, título e data, deve-se colocar a data de acesso à pagina, deixando claro que naquele dia o texto existia.

Exemplo de citações de data:

No texto:
“O uso dessas ferramentas para realização de trabalhos acadêmicos virou prática mais do que cotidiana.” (ARAUJO, 2017)

Nas referências:
ARAUJO, Fabio. Como fazer citações da internet, 2017. Disponível em http://www.portal-administracao.com/2017/08/como-fazer-citacao-referencia-site-artigo.html. Acesso em: 20 de ago. 2017.

OBS: Para os artigos que não possuírem data, a NBR 6023 (2002) em seu título 8.6, sugere, no item 8.6.2, que se utilize uma data aproximada entre colchetes. Exemplo: (AUTOR, [205-?]).

Referências ao fazer citação de site e artigo da internet


É comum existirem queixas de que algumas faculdades não passam de maneira concreta as orientações quanto à metodologia de pesquisa, citações e até mesmo a elaboração do texto. Existe tanto foco em relação às regras da abnt que esses pontos acabam sendo deixados de lado. Muitos dos alunos que procuram saber como fazer citação de site e artigo da internet passam por esse tipo de dificuldade. Importante saber que mesmo seguindo a NBR 6023 e todas suas exigências para referências de artigos eletrônicos, podem existir diferentes solicitações dependendo da instituição de ensino da qual o aluno faça parte.

Outro ponto de observação, é o fato de que alguns artigos possuem mais de uma página e a citação do site pode ter sido fora da primeira página. Válido lembrar também que em algumas instituições pode-se utilizar da marcação n.p para identificar a falta de página. Espero que com as dicas acima tenha ficado mais claro sobre como fazer citação de site e artigo da internet, uma vez que a utilização de citações não deve ser considerada uma cópia, mas sim como fatores que enriquecem seu texto. Por isso nunca deixe de fazer uso de citações de sites em seus trabalhos. Eles enriquecem e qualificam o seu texto.

Bom, é isso aí pessoal! Até a próxima.

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS