administração

7 coisas que grandes empreendedores não fazem

7 coisas que empreendedores de sucesso não fazem


Empreendedores de sucesso

Como um sábio VP, cujo nome não me recordo, uma vez disse, “existem empreendedores e empreendedores”. Não quero acabar com seus sonhos e esperanças, mas a verdade é que muitas pessoas não nasceram para serem empreendedores ou líderes, porém, com empenho e dedicação, é claro que tais características podem ser desenvolvidas no decorrer da vida. Se você quer ser bem sucedido, é muito provável que uma pergunta já tenha passado pela sua cabeça: Qual é o segredo do sucesso? Cada nicho tem a sua peculiaridade, mas é fato que as pessoas que alcançaram o sucesso possuem muitas características em comum. Uma boa maneira de começar a seguir o passo dessas pessoas é saber o que elas evitam ou não fazem de forma alguma. Afinal de contas, elas devem ter boas razões para isso.

Confira 7 coisas que uma pessoa de sucesso não faz:

#1. Empreendedores não pensam no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Segundo Albert Einstein, “Só uma vida vivida para os outros, é uma vida que vale a pena ser vivida”. Empreendedores estão mais preocupados com as pessoas que querem atender, ou com os problemas que querem resolver do que com si mesmos. Na sua maioria, eles são fascinados pelo trabalho, o que significa que quase sempre o trabalho vem em primeiro lugar. Essa é a fonte de sua disposição. Empreendedores não são pessoas inconsequentes, ou descompromissadas, eles apenas vivem para fazer o que mais amam - que é empreender.

#2. Empreendedores não tentam ser o que não são.

Provavelmente o mito mais nocivo que surgiu nas últimas décadas foi a autopromoção infundada, ou seja, o marketing pessoal feito da forma errada. Empreendedores raramente procuram a fama. Você não pode ser aquilo que você não é. Não adianta tentar passar uma imagem falsa, ou melhorada de você mesmo, pois a única pessoa que estará sendo enganada será você. Além disso, como dito acima, um empreendedor não se preocupa consigo, mas sim com seu cliente. Eles pensam, acima de tudo nas suas ideias, e em como transformá-las nos melhores produtos e serviços existentes no mercado. 

#3. Empreendedores não pensam (só) no dinheiro.

Uma coisa é praticamente certa no mundo do empreendedorismo. As pessoas que criam seu próprio negócio não ficam reclamando sobre como o trabalho é árduo e o dinheiro é curto. Eles apenas trabalham e correm atrás de realizar seus sonhos. Eles pensam nos clientes mais do que em si mesmos, o que dá às suas tarefas uma camada de sentido que, nos momentos mais difíceis, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. E como a maioria dos empreendedores é apaixonada pelo que faz, e incrivelmente determinados, o dinheiro vem naturalmente com o decorrer do tempo. Muito dinheiro. 

#4. Empreendedores não têm outros empregos.

Empreendedores geralmente escolhem abrir mão da segurança e da familiaridade de um “emprego comum” para levar uma vida incerta e insegura. É preciso ser muito corajoso para fazer essa troca (por isso que dizem que todo empreendedor é louco rsrs). Grandes empreendedores não apenas molham os pés, para ver se a água está fria. Eles mergulham de cabeça, sem se preocupar com os riscos ou com as rochas abaixo da superfície. Eles não fazem um pouco disso e um pouco daquilo. Quando eles encontram algo que realmente consideram muito interessante e excitante, se dedicam completamente.

#5. Empreendedores não se intimidam facilmente.

Eles não dão ouvidos àquela voz chata na cabeça. Você sabe, aquela vozinha que incomoda e diz que tudo vai dar errado. Empreendedores não são destemidos, claro. Ninguém é. Eles apenas não deixam que seus medos impeçam-nos de assumir riscos. Na verdade, eles até escutam alguma vozes: a voz da razão e a dos seus instintos. Os grandes empreendedores também são bastante conhecidos por serem pessoas calculistas. Sempre que vão assumir riscos, calculam todas as possíveis probabilidades, planejando cada passo futuro que irão dar.

#6. Empreendedores não têm visões mirabolantes.

Enquanto alguns deles têm a absoluta certeza de estarem destinados à grandeza – curiosamente, uma profecia autorrealizável – na sua maioria, os empreendedores geralmente não têm grandes visões para as suas companhias. Zuckerberg, por exemplo, não estava tentando criar o Facebook, ele apenas queria avaliar a aparência das suas colegas de classe. O problema nunca é como colocar pensamentos novos e inovadores em sua cabeça, mas sim como tirar os velhos de lá. Pode-se pensar que empreendedores se concentram basicamente em ideias nunca antes vistas, mas na verdade muitos deles reciclam um modelo existente ou fazem upgrades em produtos desatualizados. 

#7. Empreendedores não têm mentores virtuais.

A maioria das pessoas segue toda sorte de "especialistas" e gurus hoje em dia. Tudo bem, mas pra você chegar a algum lugar na vida, para fazer grandes coisas, você precisa ter mentores reais no mundo real. O ex-presidente da Intel, Andy Grove, foi o mentor de Steve Jobs, que por sua vez foi o mentor dos fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin. Por trás de todo grande empreendedor, tem pelo menos um grande mentor. Um de verdade. Além disso, eles sabem que as lições mais importantes também se aprendem na vida e, por isso, mantêm-se abertos, flexíveis e curiosos ao longo dela, para absorver o máximo que puderem.

Como Robert Browning disse, “o sonho de um homem deve ser mais alto que o seu alcance”. Embora não exista um modelo padrão de empreendedores, existem algumas coisas que todos eles têm em comum. Isso pode surpreender você, mas o que os diferencia não é uma lista batida de características. O que realmente os torna únicos são as suas ações e, talvez mais importante ainda, o que eles não fazem. Porém, o mais importante de tudo é que os verdadeiros empreendedores não chamam a si mesmos de empreendedores. Eles não fazem o que todos os outros estão fazendo. Eles não seguem o status quo, ou modinhas passageiras. Eles criam seus próprios e distintos caminhos. Eles são líderes dos seus próprios destinos. É isso que os motiva, e é por isso que eles são bem sucedidos.

Até a próxima pessoal!

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS