administração

Marketing Pessoal: Aprenda a se valorizar!

Você faz um bom marketing pessoal?


Marketing Pessoal

Antes de começarmos o texto, é importante que você tenha em mente uma coisa em relação ao marketing pessoal. Você precisa saber se vender. Bom, pode até parecer uma coisa simples de se fazer, mas não é. Diversas pessoas possuem enormes dificuldades em se apresentar, passar uma boa impressão, ou demonstrar segurança perante um desconhecido, e é exatamente por isso que precisamos reconhecer a importância de trabalharmos o nosso marketing pessoal. Nos dias atuais, conseguimos perceber que a auto-propaganda é uma das ferramentas mais eficientes para fazer com que nossa atitude e pensamentos trabalhe para nós dentro e fora do ambiente profissional.

Atualmente, inúmeras empresas avaliam mais do que apenas a experiência profissional do candidato ou colaborador. A preocupação com a ética, liderança, resultados, transparência, aparência, entre outros aspectos, são essenciais na definição daqueles que irão obter uma chance ou não. Para dar o primeiro passo, você precisa entender que você também é um produto. Portanto, como todos os outros profissionais inseridos no mercado, nós fomos feitos para atender à ele, sendo necessário ter, não apenas uma aparência agradável, mas também, habilidades, conteúdo e experiência profissional. Com o mercado cada vez mais competitivo e com profissionais cada vez mais capacitados, o marketing pessoal se tornou uma realidade.


O marketing pessoal como base para o seu sucesso


De modo geral, o marketing pessoal é uma ferramenta usada para a autopromoção de um indivíduo qualquer, ela possui basicamente a finalidade de projetar e alcançar um determinado ponto de sucesso almejado. Entendemos o marketing pessoal como um tipo de estratégia utilizada para vender a imagem, influenciando a forma como outras pessoas vêem quem utiliza dessa forma de auto-valorização. Por estar intimamente ligado à imagem do indivíduo, o mesmo deve ser capaz de se mostrar confiante, deixando transparecer suas habilidades, o seu valor e de que modo ele poderá contribuir para o sucesso da empresa. Entretanto, é importante lembrar que o marketing pessoal não se trata somente disso.

Quando se fala em marketing pessoal, todos o associam excessivamente à imagem de um indivíduo, porém, também podemos relacioná-lo às memórias e sentimentos das pessoas que convivem com esse indivíduo, ou seja, o posicionamento que você deixa transparecer para os outros. Basicamente o marketing pessoal é fundamental para o sucesso em tudo na vida, independente da forma que você o utiliza (conscientemente ou inconscientemente). É importante você lembrar que o marketing pessoal deve ser feito sutilmente, de modo discreto, sem arrogância e subliminar. O ideal é que você consiga fazer com que os outros falem bem de você espontaneamente. Fazer bem feito, com qualidade e demonstrando resultados, fará com que sua imagem melhore gradualmente, e melhor ainda, de forma natural.

Um dos maiores desafios da administração de marketing atualmente é criar marcas competitivas que vão ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores, para assim, conquistar seu espaço no mercado. Entendemos que, da mesma maneira que ocorre com as empresas, ocorre também com as pessoas comuns. Por esse motivo, o marketing pessoal vem ganhando tanta importância no mercado de trabalho moderno, tornando-se uma ferramenta estratégica fundamental para os que desejam se diferenciar dos demais, ou seja, serem a evidência em seu ambiente de trabalho (ou fora dele). A visibilidade é basicamente o que todo executivo em início de carreira deseja, como também, os profissionais que pouco se destacam, por isso, um colaborador que possui talento e competência suficiente, e ao mesmo tempo, trabalha eficientemente o seu marketing pessoal, sairá na frente dos demais "concorrentes" que possuir.

Dicas essenciais para um bom marketing pessoal


Marketing pessoal a sua marca
#1 Seja humilde: Característica importantíssima para todos os profissionais que anseiam boas posições na carreira, assim como boa convivência com sua equipe de trabalho, chefia e demais colaboradores. Todos sabemos que a humildade é uma característica de grande valor, e altamente requisitada entre os profissionais. Seja humilde para reconhecer seus erros, suas deficiências e também nos momentos de sucesso. Humildade é respeito.

#2 Seja inovador e criativo: Criatividade e inovação são importantes fatores para todo e qualquer profissional que deseja ter um marketing pessoal eficiente. Para trabalhar essas qualidades, é importante que você saiba diferenciar a criatividade da inovação, no qual o primeiro se trata do ato de criar algo do zero e o segundo, considera-se fazer algo que já existe de uma maneira diferente, melhorada. Conseguir integrar inovação e criatividade à sua imagem profissional com certeza fará de você um profissional diferenciado.

#3 Tenha uma boa postura profissional: Você já deve ter escutado aquela velha frase que diz, "a primeira impressão é a que vale". Por isso, todo candidato ou colaborador que deseja ter um bom marketing pessoal deve lembrar de trabalhar para adquirir uma boa postura, seja ela pessoal ou profissional (tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho). Podemos dizer que a postura profissional é um fator decisivo na sua carreira, sendo necessário você ter a concepção de que deve sempre fazer o melhor trabalho, dando o melhor de si evitando de acomodar com o que já conquistou.

#4 Mantenha uma boa aparência:Apesar de parecer menos importantes que os demais quesitos que citamos, a aparência também tem o seu valor para o mercado de trabalho. Causar uma boa impressão no ambiente de trabalho ou durante uma seleção de candidatos, pode ser fundamental para conquistar a vaga ou uma promoção desejada. A competência, o compromisso e os resultados ainda serão os melhores indicadores para o seu marketing pessoal, porém a sua aparência (bem cuidada), pode dar um impulso a mais. Por isso, é importante que você conheça a empresa na qual trabalha, ou deseja trabalhar, verificando o nível de exigência da mesma em relação aos trajes profissionais.

#5 Tenha uma boa comunicação: A forma como nos comunicamos, seja ela verbal ou não, demonstra praticamente tudo sobre nós. Se você é um profissional que deseja ter sucesso na carreira, sabe que precisa estar em constante capacitação e desenvolvimento, principalmente, se possui a finalidade de se destacar no mercado de trabalho. Para isso uma regra é básica, sempre invista no aperfeiçoamento da sua comunicação (através de cursos de oratória, desenvoltura, entre outros). Torne-se capaz de transparecer suas ideias de forma natural e aprenda a captar a atenção do ouvinte, sendo capaz de se expressar elegantemente, de apresentar projetos e ter diálogos com um bom nível de profissionalismo. Se você cumprir esses quesitos com certeza terá bastante diferencial para apresentar.

Conclusão


Resumindo, o marketing pessoal é simplesmente a arte de se fazer ser notado. Não estamos falando de uma forma qualquer, mas especialmente pelas suas qualidades, habilidades, competências e resultados. Trata-se de uma administração estratégica individual, para desenvolver contatos e relacionamentos, como também, ampliar o leque de oportunidades, seja em relação à perspectiva pessoal, ou profissional (sendo mais aplicada na segunda opção).

É importante levar em consideração também, o fato de que o marketing tradicional e o marketing pessoal vêm mudando já há alguns anos. Isso ocorre devido, principalmente, à ascensão da internet e das mídias sociais, em conjunto com o aumento do uso dessas ferramentas pelas empresas contemporâneas. O profissional que souber explorar os meios de exposição da web a seu favor, provavelmente sairá na frente de seus concorrentes. Diversas empresas já confirmaram que utilizam desses meios para casos de pesquisas de candidatos, ou análise dos colaboradores que já possui. Devido a essa atividade das empresas, inúmeras pessoas melhoram e qualificam seus perfis da web todo dia, visando uma futura contratação ou promoção.

Portanto, para concluir, entendemos que uma pessoa que possua talento suficiente e a competência necessária para executar suas atividades com qualidade, tem grandes chances de chegar ao topo, porém, mais ainda se essa mesma pessoa trabalhar constantemente o seu marketing pessoal. Do mesmo modo que a administração de uma empresa não é tarefa fácil, administrar sua imagem também tem seu lado complicado, suas variáveis e problemas. Essa é uma tarefa que exige paciência, disciplina, determinação, valores e auto-estima suficiente para que você consiga obter melhorias na sua atitude e comportamento, aumentando as chances de utilizar da melhor maneira as habilidades necessárias para o melhor desempenho da sua imagem perante as pessoas ao seu redor. Por isso se lembre, praticar o marketing pessoal não deve ser algo forçado, que necessite de alguma atitude pré-planejada, mas sim, algo que ocorra naturalmente, através da sua personalidade, trabalho e ações.

Até a próxima pessoal!

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS