administração

8 hábitos para você eliminar de sua rotina

8 hábitos que você deve deixar de lado.


hábitos saudáveis

Quando algo se torna um hábito, significa que esse costume passou a fazer parte de nossas vidas. Se pensarmos em rotinas produtivas isso é ótimo, porém, se for uma que não nos traga benefícios algum, isso é péssimo. Como nosso intuito aqui é ajudá-lo a ser um profissional mais produtivo, selecionamos 8 mudanças de hábitos que vai lhe ajudar a ter mais produtividade em sua rotina. O ideal é que você permaneça focado em seu objetivo por 21 dias consecutivos, pois esse é o tempo médio que diversos especialistas apontam como o padrão para uma ação se tornar um hábito. Portanto, concentre suas energias em não repetir esses hábitos selecionados abaixo por pelo menos 21 dias.

#1. Conferir seu telefone enquanto estiver conversando com alguém:

Você já fez isso e provavelmente todas as pessoas que você conhece também. Todo mundo já tentou disfarçar enquanto conversa com alguém e quando menos percebeu estava respondendo alguma mensagem no celular. Por vezes, nem ao menos pedimos licença para olhar o telefone, ou nem nos desculpamos depois que o fazemos. Se você quer ser uma pessoa que os outros apreciam, então faça-as se sentirem como se fossem as pessoas mais importantes do mundo (pelo menos enquanto conversam). Portanto, pare de ficar olhando e mexendo no seu telefone o tempo todo. Você não percebe que não está prestando atenção, mas as outras pessoas percebem.

#2. Multitarefas durante uma reunião:

A maneira mais fácil de ser a pessoa mais inteligente na sala de reuniões é ser a pessoa que mais dá atenção para ela (a reunião). Você vai se surpreender com o que podemos aprender, tanto sobre a reunião quanto sobre as pessoas, se você parar de fazer diversas coisas ao mesmo tempo e começar a prestar atenção no que está acontecendo. Atualmente é muito fácil nos distrairmos, até mesmo numa reunião de trabalho, por isso, é muito importante manter o foco, apresentar pontos interessantes e encontrar maneiras de se tornar indispensável para as pessoas que importam naquele momento. Dê atenção às pessoas, ao contexto da reunião e não ao seu celular, agenda pessoal ou tópicos diversos.

#3. Pare de pensar nas pessoas que não fazem diferença em sua vida:

Confie. As pessoas que não possuem interesse em você estão muito bem obrigado (sem você). Mas sua família, seus amigos, sua equipe de trabalho e todas as pessoas que realmente deveriam importar para você, podem não estar. Por isso, doe todo seu tempo disponível a eles. Procure conversar e descobrir possíveis problemas ou até mesmo compartilhar boas informações. Essas são as pessoas que realmente merecem e que se precisarem, você vai estar lá para ajudar. Seja solícito!

#4. Usar várias notificações:

Você não precisa saber o instante que recebeu um e-mail. Ou um SMS, ou um tweet. Se algo é importante o suficiente para que você faça, é suficientemente importante para que você o faça sem interrupções. Concentre-se totalmente no que você está fazendo, pois todo o resto pode esperar. Por resto, leia-se notificações de whatsapp, twitter, facebook, e-mail, etc. Se você souber dosar na quantidade certa os momentos para ficar olhando o celular, e-mail, ou coisas do tipo, você vai perceber o quanto pode ganhar em tempo e eficiência nas suas atividades.

#5. Deixar o passado ditar o futuro:

Os erros são valiosos. Portanto, aprenda com eles, mas logo em seguida, deixe-os partir. É mais fácil falar do que fazer, certo? Errado! Tudo vai depender da sua perspectiva. Quando algo dá errado, transforme-o em uma oportunidade de aprender algo novo que você não sabia, especialmente se for sobre si mesmo. O passado é apenas um treinamento, devendo somente nos informar sobre as questões que nos cercam, mas nunca definindo nossas ações pro futuro (essas devem ser muito bem planejadas e não baseadas apenas no passado).

#6. Esperar ter certeza sobre o sucesso:

Você nunca pode ter certeza que vai ter sucesso em algo novo, mas você sempre pode sentir se está empenhado em dar o seu melhor para que algo dê certo. Mas uma coisa é certa, você sempre deve ter certeza de que vai tentar novamente se falhar. Nunca desista na primeira queda, elas são necessárias para fortalecer nosso aprendizado. Dessa forma, pare de esperar. Se fizer isso, você tem muito menos a perder do que pensa, e tudo a ganhar. Você pode não ter certeza sobre o sucesso, mas é obrigatório ter a certeza de que vai continuar tentando mesmo se falhar.

#7. Falar por trás das pessoas:

A fofoca é uma destruidora. Isso é fato. Entre as piores atitudes profissionais elencadas ao redor do mundo, a fofoca sempre vai estar entre as primeiras. Se você já falou sobre alguma pessoa nas costas dela, você está espalhando discórdia e não somente degradando a imagem da pessoa que você está falando sobre, mas a sua imagem com os outros também. Tudo seria muito mais fácil se você fosse na pessoa que não tem afinidade e conversasse abertamente com ela sobre sua conduta, ou atitude. Gaste seu tempo com conversas produtivas. Você terá muito mais respeito das pessoas, inclusive do seu possível "atrito".

#8. Dizer sim quando você quer dizer não:

Recusar pedidos de colegas de trabalho, clientes e até mesmo amigos é algo completamente difícil. Mas dizer não, raramente pega tão mal quanto você imagina. A maioria das pessoas vai entender, e se não fizer isso, você deve realmente se importar com o que eles pensam? Quando você diz não, você pode até se sentir mal por alguns momentos, mas quando você diz sim a algo que realmente não quer fazer, você pode se sentir mal por muito tempo. Quando você concorda com o outro só da "boca pra fora" você acaba se corroendo por dentro, abrindo mão de suas próprias vontades e assumindo uma responsabilidade que provavelmente não queria ter. Portanto, saiba dizer não na hora certa. Não tente agradar a todos, pois o único prejudicado nesse joguinho será você mesmo.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Eliminate These 8 Things From Your Daily Routine”, da Business Insider.

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS