administração

Afinal, como está o mercado de trabalho?

Você sabe qual a realidade do mercado?


Selva do mercado de trabalho

Muitas são as pessoas que querem empreender, ter sucesso na  vida e deixar seu nome gravado na história, mas poucas são as que estão dispostas a se dedicar de verdade para isso. Para essas pessoas, uma dúvida é muito comum, aquela velha pergunta sobre como o mercado está. Toda vez que eu vou dar alguma palestra ou entrevista, por exemplo, uma das perguntas que eu mais recebo é: Bruno, o mercado está  mais competitivo? Se quem pergunta afirma isso, eu digo que sim, está mesmo.

Outra pergunta bastante comum é, Bruno apesar de tudo o que está acontecendo, parece que o mercado está menos competitivo? Novamente a minha resposta será sim. Daí em diante,você pensa: Bruno está maluco ou quer me deixar maluco?Nem um, nem outro. O mercado é mais ou menos competitivo de acordo com o quanto você está preparado, por isso ele pode estar mais ou menos competitivo. Cada vez mais, estamos sendo bombardeados por oportunidades, informações e conhecimentos, mas vejo cada vez menos as pessoas se preparando para isso.

O mercado evoluiu e está exigindo mais, tanto em eficiência, performance e dinamismo, as pessoas é que não estão dispostas para tal. Ai você pensa: Nossa eu quero ter sucesso, tenho muito talento, entendo de muitas coisas e sou provido de muitas habilidades, por tudo isso, eu deveria ser mais valorizado. Por outro lado, se você for o tipo de pessoa que quando chega em casa está sempre morto de cansaço ao invés de ler um livro, se joga no sofá para ficar na frente da TV, vai mexer no Facebook pra ficar curtindo fotos, ou ainda, lê sempre o resumo do resumo ao invés de ir a fundo em livros, com certeza o mercado não será fácil para você. Para esse tipo de pessoa o mercado está ferrado, está altamente competitivo e você sabe o porquê disso? Porque tem milhares agindo assim também.

O que realmente vai qualificar o jovem a entrar forte no mercado são os conhecimento aprofundados, pesquisas, Networking e  experiências que este tem nos primeiros passos da sua carreira. O que parece as vezes ser menos importante do que um corpo esbelto, vitórias incríveis no vídeo game e saber tudo que está acontecendo na vida dos outros. 

Agora, se você faz parte dos poucos que quando recebe uma indicação de um livro, ao de ler o resumo, estuda o livro inteiro, vai atrás de mais, procura boas referências profissionais para se espelhar, acompanhar e pegar dicas, troca um final de semana de festa por um evento importante, ou uma noite de cerveja por um trabalho melhor... Fico feliz de te informar que o mercado será pouco competitivo para você. Porque a maioria não faz isso, infelizmente para economia e felizmente para você. Nunca teve um momento na história que as empresas tiveram tão desesperadas por grandes talentos e bons profissionais, todas querem os melhores profissionais com elas. E como você pode notar estes realmente preparados e aptos, são poucos. Portanto, a questão do mercado estar mais ou menos competitivo vem como você anda se preparando para entregar o “diferencial” que ele tanto cobra.

Verifique também:

-Vídeo do artigo;
-Slideshare do artigo.

-----

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS