administração

Guia PMBOK - Métodos da Gestão de Projetos


Do que se trata o Guia PMBOK?


Guia PMBOK

O Guia do corpo de conhecimentos da administração de projetos, ou Guia PMBOK (como é mais conhecido), é a principal obra do PMI (Project Management Institute) - Instituto sem fins lucrativos, criado no final da década de 1960, para promover a pesquisa, a sistematização e a divulgação dos conceitos e técnicas da administração de projetos. O Guia PMBOK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Podemos dizer, que o PMBOK possui informações consensuais identificadas por profissionais da área e que se usadas, aumentam relativamente as chances de sucesso dos projetos.


O PMBOK não se trata apenas de uma metodologia de gerenciamento de projetos, mas sim de uma padronização das diversas teorias sobre o assunto, por meio da qual são nomeados e identificados todos os processos, técnicas, regras, métodos e áreas do conhecimento. Ele é uma norma reconhecida dentre todos aqueles que trabalham com gerenciamento de projetos. O PMBOK introduz conceitos da gestão de projetos, resumindo todos os seus processos, entradas e saídas, assim como todas as boas práticas de gerenciamento. Ele ainda fornece diretrizes individuais, definindo o ciclo de vida e os processos dos projetos.

Conceitos do Guia PMBOK:


Projetos são criados em todos os níveis e setores da organização, podendo ser em um único departamento da empresa ou fora de suas fronteiras. Geralmente, os projetos se apresentam como componentes críticos da estratégia de negócio da companhia, atuando como um empreendimento colaborativo planejado para alcançar um objetivo particular. Por isso, o Guia PMBOK é tão importante, uma vez que ele explora três conceitos centrais e que são de suma importância para os projetos empresariais, que são: o ciclo de vida do projeto, o processo administrativo do projeto e as áreas do conhecimento.

> Ciclo de vida: Os projetos podem ser empreendimentos finitos ou temporários. Eles são orientados para fornecer um resultado singular, ou "entregável", por isso, todo projeto passa por diferentes fases antes de ser concretizado, e cada fase do tem o seu próprio ciclo interno, ou subciclos. O ciclo de vida pode variar dependendo do projeto a ser iniciado. Em geral as fases apresentam algumas características distintas, na qual podemos citar: a revisão do desempenho a cada fim de fase, o overlapping de fases (uma fase começa quando outra termina) e que custos são geralmente crescentes, porém, os riscos são decrescentes.

> Processo da administração dos projetos: A administração de um projeto, segundo o próprio Guia PMBOK, é um macroprocesso formado por cinco grupos de processos principais e interligados, que são: a iniciação, o planejamento, a execução, o monitoramento e o controle e o encerramento. Esses grupos se subdividem em 47 processos menores. No entendimento do Project Management Institute, os processos gerenciais começam e terminam ao longo de todas as fases do ciclo de vida do projeto. Sua base encontra-se na teoria de Henri Fayol sobre as funções da administração e no Ciclo PDCA.

> Áreas de Conhecimento: De acordo com o PMBOK, uma área é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita por seus termos dos processos que a compõe, como por exemplo suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas. Ainda segundo o Guia PMBOK (5º edição), existem dez áreas de conhecimento, que são: o gerenciamento de escopo, o gerenciamento do tempo, o gerenciamento dos custos, o gerenciamento da qualidade, o gerenciamento de recursos humanos, o gerenciamento das comunicações, o gerenciamento de riscos, o gerenciamento de suprimentos (aquisição), o gerenciamento da integração e o gerenciamento das partes interessadas (stakeholders).

Gerenciamento de Projetos orientado pelo PMBOK


Guia PMBOK - Gestão de Projetos
Na última década duas formas de gerenciamento de projetos se destacaram e até hoje são amplamente utilizadas nas organizações, sendo que a primeira se baseia no manifesto ágil, que busca valorizar a interação e a colaboração entre os indivíduos.

Já a segunda forma é baseada no Guia PMBOK, que fornece um conjunto de práticas e processos de gerenciamento de projetos nas mais diversas áreas de conhecimento, desde o gerenciamento de escopo até, por exemplo, o gerenciamento das aquisições relacionadas a este. O PMBOK também fornece e promove um conjunto de vocabulários comum à profissão de gestão de projetos, que é considerado um padrão e um elemento essencial à mesma. O PMI considera esta norma como uma referência para o gerenciamento de projetos, mas ressalta que serve apenas de guia e não como uma metodologia em si.

De acordo com o PMBOK, gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender seus requisitos. Cada fase do projeto em si é planejada, executada e concluída. Um dos principais princípios da administração de projetos é o planejamento do planejamento de todas as fases do mesmo, sempre com mais precisão no início. É importante ressaltar, que devido a integração dos processos ao longo do projeto, todas as fases das áreas de conhecimento (escopo, tempo e custo) precisam ser minuciosamente administradas.

O Guia PMBOK é amplamente reconhecido e contém diversas práticas que são aplicáveis a maioria dos processos. Para os profissionais da área o guia é um consenso em gerenciamento de projetos, principalmente, em razão das práticas que possui. Podemos dizer também que o PMP (certificação criada pelo PMI para atestar o conhecimento e a experiência dos gerentes de projetos a fim de credenciá-los como aptos para exercer a profissão) é a mais importante certificação em gestão de projetos criada e gerenciada pelo Project Management Institute, existindo mais de 400.000 profissionais em mais de 165 países certificados em PMP.

Conclusão - Guia PMBOK


Sendo assim, com a crescente aceitação do gerenciamento de projetos, nós podemos deduzir que a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas podem resultar num impacto bastante significativo para o projeto. Por isso, o Guia PMBOK auxilia na identificação do subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento, reconhecido como boa prática. A questão do termo "boa prática" em si, significa que existe um consenso geral de que a aplicação correta dessas indicações consegue aumentar a chance de sucesso em uma ampla gama de projetos.


O gerente de projetos é a pessoa designada pela organização para atingir os objetivos do projeto. O papel de um gerente de projetos é diferente de um gerente tradicional (funcional ou de operações). Dependendo da forma da estrutura organizacional, o gerente de projetos pode se reportar à um gerente funcional, ou ainda, pode ser um dentre diversos gerentes de projetos, que se reportam à um gerente de portfólios que seria, em última instância, o responsável pelos projetos da empresa. Neste modelo, o trabalho entre ambos é estreito, visando facilitar o alcance dos objetivos do projeto e assegurando que o seu plano esteja devidamente alinhado.

Portanto, nós podemos perceber que o PMBOK se trata de um guia que visa oferecer uma visão geral sobre o gerenciamento de projetos. O Guia possui diversas informações consensuais que foram identificadas pelos profissionais da área e que, se bem aplicadas, aumentam exponencialmente as chances de sucesso de um projeto. Ele representa todo o universo de conhecimentos sobre gestão de projetos, já que se trata do somatório de contribuições e conhecimentos já aprovados e que estão sempre em constante atualização pelos integrantes do PMI. A gestão de projetos vem ganhando bastante notoriedade entre as empresas, por isso, o profissional da área deve cada vez mais buscar aperfeiçoar sua qualificação, a fim de otimizar a vantagem competitiva da empresa em que atua. Para mais informações sobre a certificação PMP, por favor acesse o site do Project Management Institute.

Até a próxima pessoal!

Referências Bibliográficas:
Project Management Insitute. Guia PMBOK 5º Ed. Saraiva, 2014.

-----

Assinatura redação
Também estamos no Twitter e no Google+ pessoal!

portal administração feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS