administração

Abordagem Comportamental da Administração

Origem da abordagem comportamental


Abordagem Comportamental da Administração

O advento da abordagem comportamental da administração ocorreu após a  Revolução Industrial, junto com uma mudança conceitual dentro das organizações da época. Por isso, é correto afirmar que com o aparecimento da administração científica de Taylor, a ciência da administração passou por uma grande mudança. Primeiro, veio a ênfase nas tarefas, a racionalização do trabalho e a busca pela máxima eficiência dentro das indústrias. Em seguida, com a teoria clássica de Fayol, surgiu o realce na estrutura organizacional, nos princípios administrativos e na unidade de comando. E foi somente após esses dois movimentos que se iniciou o pensamento humanista dentro das organizações do século XX.


A abordagem comportamental ou abordagem humanista (como também é chamada), trouxe consigo a ênfase nas pessoas que trabalham nas empresas e indústrias. Essa linha de pensamento foi uma grande mudança, fazendo com que a preocupação com os princípios da administração dessem prioridade para a preocupação com os grupos sociais existentes nas organizações, ou seja, o enfoque mudou dos aspectos formais para os aspectos sociais e psicológicos. A abordagem comportamental foi a introdução da teoria das relações humanas, que surgiu em 1932, após grande depressão econômica sofrida pelos Estados Unidos. Seus conceitos tiveram início graças ao desenvolvimento das ciências sociais, em especial da psicologia do trabalho que foi de grande ajuda nos avanços da administração.


As principais etapas da abordagem comportamental


1. Análise e adaptação do trabalhador ao trabalho: nesse primeiro momento, existiu a predominância do aspecto produtivo do trabalhador. O qual tinha como principal objetivo a análise das características humanas que cada atividade exigia de seu responsável, bem como a seleção científica dos trabalhadores baseada nas características identificadas pelos testes psicológicos dos mesmos. Nesta etapa, para a psicologia industrial os assuntos predominantes eram a seleção de pessoal, a fisiologia do trabalho, treinamentos e métodos de aprendizagem, orientação profissional e o estudo dos acidentes e da fadiga do trabalhador.

2. Adaptação do trabalho ao trabalhador: foi neste momento que ocorreram os principais avanços sociais da psicologia na ciência administrativa. A esta altura a psicologia industrial e o behaviorismo já se encontravam voltados para os aspectos individuais e sociais do trabalho, sobrepondo os aspectos produtivos e financeiros. Os principais temas dessa fase são o estudo acerca da comunicação no ambiente do trabalho, da personalidade dos colaboradores, a capacidade de liderança corporativa, a motivação dos funcionários, os incentivos do trabalho e também as relações interpessoais e sociais existentes dentro da organização.


Teorias transitivas à abordagem comportamental


Autores da Abordagem Comportamental

Em meio à teoria clássica da administração e um pouco antes da teoria das relações humanas, surgiram diversos autores que apesar de defenderem alguns dos princípios constantes na escola clássica, também foram responsáveis por iniciarem os trabalhos da abordagem comportamental da administração, ou seja, foram os pioneiros da teoria administrativa quando os assuntos eram conceitos humanísticos e psicologia organizacional. Os autores mais conhecidos dessa zona de transição foram:

a) Hugo Munsterberg: foi o grande responsável por introduzir as bases e justificativas da psicologia industrial no campo da administração científica. Ele trouxe o conceito da psicologia aplicada nas organizações e também do uso de testes de seleção de pessoal. Munsterberg relacionou as principais habilidades dos funcionários com as demandas existentes dentro da organização. Seu trabalho estava ligado às ideias de Taylor e se resumiam em três pontos principais: melhor homem, melhor trabalho e melhor resultado.

b) Mary Parker Follet: considerada a introdutora da corrente psicológica na administração, ficou conhecida como a "profetisa do gerenciamento administrativo". Ela enxergou através do homo economicus de Taylor, sendo a responsável por desenvolver o conceito que rejeita qualquer fórmula universal, contraponto que trouxe a lei da situação para o ambiente corporativo. Segundo essa lei, a situação concreta determina o que é certo e o que é errado, ou seja, toda decisão parte de um momento, ou determinado processo.

c) Chester Barnard: é considerado um dos primeiros teóricos a enxergar o homem como um ser social e não apenas produtivo. Ele foi o responsável por introduzir a teoria da cooperação dentro das organizações. De acordo com Chester Barnard, uma vez que os trabalhadores possuem limitações pessoais, biológicas, físicas e psicológicas, era necessário superá-las através de um trabalho conjunto. A cooperação partia da necessidade de superar as limitações, levando as pessoas a constituírem grupos sociais e organizações informais.


Conclusão - Abordagem Comportamental da Administração


Como foi possível observar, a abordagem comportamental teve início no final da segunda década do Século XX. Em resumo, foi um período bastante difícil para a indústria e para as organizações da época, uma vez que ficou marcada pela recessão econômica, pela inflação, pelo elevado número de desempregados e também pela forte atuação dos sindicatos. O movimento humanista só foi amplamente aceito em 1930, sendo fortemente divulgado nos Estados Unidos e logo em seguida recebendo grande aceitação fora dele também. Devido ao movimento, diversos autores mudaram o foco de suas pesquisas para o lado social e humano da administração, ao invés de focar exclusivamente nos resultados. 


É certo dizer que a abordagem comportamental da administração, bem como a psicologia organizacional contribuíram para demonstrar a parcialidade existente nas ideias e princípios adotados pela escola clássica. Além disso, as modificações existentes no panorama social, político, econômico e tecnológico trouxeram novos fatores para o estudo da administração em si. Com a crise mundial de 1929, todas as ideias voltaram-se para a eficiência nas empresas, o que atrasou o aparecimento da teoria comportamental, que entrou em foco no ambiente corporativo e industrial em 1932. Independente dos conceitos, podemos afirmar que esse movimento foi de grande valia para a administração, uma vez que consolidou as bases de uma das escolas mais famosas dessa ciência - a teoria das relações humanas.

Até a próxima pessoal!

Autor: Marcelo Bastos
Referências Bibliográficas:
MAXIMIANO, Amaru. Teoria Geral da Administração. Atlas, 2012
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Elsevier, 2004.

---

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS