administração

Eficiência e Eficácia: Qual a diferença entre os dois?

Entendendo a diferença entre eficiência e eficácia


Eficiência e Eficácia

No mundo globalizado em que vivemos uma das principais temáticas que as organizações e o próprio mercado de trabalho aborda é o tal conceito da produtividade. Tornar-se produtivo, ou aumentar sua eficiência e eficácia no trabalho é um diferencial cada vez mais exigido pelas empresas, como também pelas complexas e diversificadas funções que exercemos atualmente. Dessa forma, podemos afirmar que se trata de mais uma necessidade na carreira de qualquer administrador que aspira o seu desenvolvimento profissional. Ao falarmos em produtividade, é inevitável não abordarmos os conceitos sobre eficiência e eficácia, bem como da diferença que ambas possuem dentro de uma organização.


Essa ainda é uma dúvida muito comum que os profissionais da área de negócios possuem, sendo que as vezes ocorre até uma confusão entre os dois conceitos, levando as pessoas a acharem que se trata da mesma coisa, ou ainda que são sinônimos um do outro (mas não são). A eficiência e eficácia são dois conceitos muito utilizados na gestão de empresas, uma vez que uma atividade pode ser desempenhada com eficiência, porém sem eficácia e vice-versa. Ao princípio parece um pouco complicado de entender, mas a finalidade das duas palavras, principalmente nas ações profissionais, são mais distintas do que imaginamos. E é justamente isso que iremos abordar e trazer ao longo do texto.


Eficiência e a excelência na execução


Explicando da maneira mais simples possível, a eficiência aborda o modo como executamos uma atividade (como fazê-la), e não do que fazer ou qual atividade devemos realizar. É um conceito no qual consiste em fazer certo as coisas que nos são atribuídas, estando geralmente ligadas ao nível operacional da organização. Dizemos que uma operação foi realizada de forma eficiente quando esta consumiu o mínimo de recursos na obtenção de um determinado resultado, ou seja, realizando uma operação com o mínimo de recursos, tempo, pessoas, orçamento e outros quesitos, você estaria sendo um funcionário altamente eficiente.

Não seria errado dizer que em conjunto a eficiência e a eficácia melhoram as operações, mas que somente a eficiência as otimiza de maneira contínua. É através da padronização e especialização que as empresas atuais procuram obter o máximo de rendimento com a menor quantidade possível de recursos, seja ele humano, financeiro, ou material. Por exemplo, para avaliarmos apenas a eficiência de uma fábrica, teríamos de avaliar a quantidade de recursos que ela consome e se esses recursos são compatíveis ou não com a necessidade das operações que possui. Se uma empresa é mais eficiente do que seus concorrentes, ela consegue produzir a custos menores, adquirindo vantagem competitiva.

Eficácia e a superação dos resultados


Diferença entre eficiência e eficácia

Ao contrário da eficiência, a eficácia trata do que fazer, quais atividades executar, realizando estas da maneira certa, alinhada à decisão de qual o melhor caminho a ser seguido. De forma resumida, a eficiência e eficácia estão interligadas, mas apenas a eficácia é caracterizada pela excelência na execução da atividade, fazendo o que for necessário para alcançar um determinado resultado, tendo em vista também a satisfação de uma necessidade e o alcance de um objetivo. Na forma de conceito, a eficácia mede a relação entre os resultados obtidos pelo colaborador mediante os objetivos pretendidos pela empresa, ou seja, se o mesmo foi realizado (alcançado) da melhor maneira que deveria ter sido. 

Diversos autores dizem que a eficiência e eficácia estão ligadas aos níveis organizacionais, sendo a eficácia ligada ao nível tático (gerencial) da organização, já que é função dos gerentes fazerem com que seus colaboradores trabalhem da maneira certa, orientando-os a fazer uso da menor quantidade de recursos possíveis. Contudo, é válido ressaltar também que todos dentro da organização podem tomar a iniciativa de otimizar suas atividades e não necessariamente esperar que o gerente o diga para fazer isso. Para identificar se a execução está sendo eficaz, avaliando a eficácia de uma fábrica por exemplo, basta verificar se a mesma atinge ou não a meta estabelecida que possui.


A companheira da eficiência e eficácia, a efetividade


É fato bem conhecido que a eficiência e eficácia possuem mais uma companheira na missão de alcançar os melhores resultados dentro de um ambiente corporativo, ela é denominada efetividade. A efetividade nada mais é do que a capacidade de se produzir um efeito, seja ele positivo ou negativo. Ela é considerada como a aptidão de se promover um determinado resultado e da mesma forma que a eficiência e eficácia, para ser efetivo, o administrador precisa alcançar um resultado real e verdadeiro, ou seja, legítimo. De maneira mais simples, a efetividade acontece quando se é eficiente e eficaz ao mesmo tempo. 

Apesar de ocorrerem em conjunto, é importante lembrar que ser efetivo ainda não é sinônimo de ser eficiente e eficaz, pois você pode alcançar a efetividade de outras maneiras também. Para isso, o administrador precisa adquirir ou iniciar alguns hábitos em sua rotina, que são: ser mais proativo, ter liderança, saber definir as prioridades, ter ambição, trabalhar a melhoria contínua e outros aspectos também. O ideal é buscar sempre a automotivação e o entusiasmo na procura pelo resultado. Progredir e aprender são passos cruciais para ter como resultado um trabalho efetivo, que irá refletir a máxima eficiência e eficácia do colaborador.

Conclusão - A diferença entre eficiência e eficácia


Recapitulando, a eficiência está relacionada à produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis. Podemos dizer que a pessoa eficiente vai além daquela que se mostrou apenas eficaz, executando tudo na mais perfeita ordem, sem falhas, ou incoerências. Por outro lado, a eficácia consiste em atingir o objetivo proposto, executando algo de acordo com o que foi determinado, é o resultado alcançado, mensurável e alinhado com o objetivo corporativo. Enquanto a eficiência envolve a forma como uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma. Por esse motivo, um bom gestor deve saber alinhar os dois conceitos, alcançando assim resultados satisfatórios para a organização.


Para uma empresa adquirir vantagem competitiva, é muito importante ser atuante em termos de eficiência e eficácia. Como citamos acima, se uma empresa é mais eficiente do que seus concorrentes, ela consegue produzir seus produtos a custos menores, bem como obtém um grande nível de consistência na sua produção, ou seja, torna-se capaz de produzir produtos de maior qualidade. Além disso, se a organização for superior no âmbito da eficácia, ela também possui maiores chances de reter ou ampliar sua carteira de clientes (superando a concorrência em market share), uma vez que apresenta êxito contínuo no alcance das metas (efetividade) e do nível se serviço que os clientes necessitam ou contratam. 

Até a próxima pessoal!

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS