administração

Por que você perde o foco?

Quer manter o foco? Queime todos os seus barcos


Enterro Viking

Quanto mais oportunidades tivermos em mãos maior será nossas chances de perder o foco. Qual a lógica disso? Para qualquer grande desafio ou problema que surgir pelo caminho existem hoje várias válvulas de escape. Por isso, você tem que ser bem claro em qual é o seu objetivo de vida e o que você almeja conquistar com ele, devendo se manter firme e não pular do barco quando o mesmo tiver pegando fogo. O que eu mais vejo são jovens com um futuro brilhante pela frente, mas que no seu primeiro obstáculo da vida profissional simplesmente desistem, não vão além, não conseguem se manter firme em seu propósito e facilmente perdem o foco de sua carreira.

Quando se tem inúmeras outras frentes fica complicado você conseguir disponibilizar a energia necessária para todas elas, porém se você tiver um único foco em mente, no corpo, no alma e no coração, saberá que só existe um caminho a seguir e que deste você não poderá mais fugir. Esse caminho é justamente: você vencer ou vencer, sendo esse o "gás a mais" que faz sentido todos os dias e por mais que você não esteja assim tão disposto vai tirar a energia necessária para ir lá e fazer mais um dia acontecer. Vou partilhar de uma história que muito me inspirou a pensar assim também...

(O general chinês e sua pequena tropa vencedora)

Ao chegar ao campo de batalha o general chinês pediu dois de seus soldados para verificar como era a tropa da oposição contra o qual eles lutariam mais tarde. Passado algum tempo, retornam os seus soldados desesperados dizendo: general, eles são muitos, bem mais do que a nossa tropa, seremos massacrados por eles. Qual foi a atitude do general perante o grande problema? O general pediu à todos os seus soldados para queimarem todos os barcos dos quais eles vieram.

Afinal, se antes os soldados pensavam que iriam morrer devido a tropa inimiga serem muitas, agora só restavam a eles uma única alternativa, que era VIVER ou MORRER. O general sabia muito bem o que estava fazendo, pois, ali na sua esquipe ninguém queria morrer e esse foi um dos pretextos para que eles adquirissem uma enorme vontade de ir lá e a todo o custo vencer a tropa adversária. E qual o resultado dessa ação? O general chinês venceu com orgulho a tropa adversária. Ai vocês me perguntam: como assim, se eles eram tão poucos perante o outro lado...?

Simples. Eles venceram porque só tinham um foco em mente e esse era o de vencer. Todos estavam na mesma sintonia e queriam o mesmo resultado. Já a tropa adversária ao ver a convicção deles, se perdeu pelo caminho, tentando criar novas alternativas de fugas e o resultado no final foi que cada um tentou a sua própria vida, deixando de estar com o mesmo foco/objetivo. Esse fato desequilibrou todo o exército inimigo, que no fim, acabaram perdendo e feio a guerra para eles.

Quantas vezes não fazemos o mesmo? Eu quis trazer isso para a nossa realidade hoje, porque vejo incontáveis “retiradas indevidas”, as pessoas estão desistindo fácil de seus sonhos, criam falsas fontes de fugas e com isso nunca conseguem realizar nada. Para estar no pódio é preciso passar por todas as dificuldades, é preciso se superar a cada dia, pois se desistir na primeira corrida, você só vai se lamentar para o resto da vida. Queira mais para si, "queime" todos os seus barcos hoje mesmo, mantenha o foco e pode ter certeza, que se você seguir no caminho com determinação, vontade e fome de vencer, todos os obstáculos serão uma escadinha para que você possa chegar ao topo com orgulho do caminho que você mesmo fez.

Confira também:

-Vídeo do artigo;
-Slideshare do artigo.

-----

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS