administração

Líderes definem o futuro das organizações

A importância da liderança


Posição de líder

O líder é a peça chave dentro da organização. Pessoas com traços de liderança são bastante disputadas no mercado, pois elas fazem a diferença no meio que vivem, conferindo forma à empresa, transformando o seu ambiente e trazendo resultados positivos. Atualmente existem diversos tipos de liderança e hoje vamos descobrir qual o mais procurado pelo mercado contemporâneo. Um estilo comum dentro das organizações é a liderança autocrática, que tende a ser prejudicial às equipes, já que segue a linha “ditatorial” e opressora, sufocando a criatividade e a inovação, e também o crescimento é prejudicado. 

Esse estilo tem como fundamentos principais os seguintes aspectos: Apenas o líder pode fixar as diretrizes, sem qualquer participação do grupo; O líder determina as soluções e depois apenas repassa para sua equipe; O líder determina qual função de cada um e muitas vezes leva em conta apenas a opinião pessoal. Esse estilo é preocupante e infelizmente ainda é muito presente, sendo comumente identificado em empresas familiares e no serviço público.

O estilo liberal tem como fundamentos principais: liberdade completa para a equipe, o líder acaba sendo ausente das decisões; Absoluta falta de participação do líder na solução das tarefas (Omissão); A divisão de tarefas fica nas mãos do grupo, o líder fica de fora. Este modo de liderar se torna perigoso a partir do momento que o líder perde o controle de seus liderados, vai chegar um momento que o mesmo não vai saber o que se passa e isso pode gerar um choque de lideranças, visto que devido a sua ausência, novos líderes podem surgir. O pior líder é aquele que é omisso, pois este não lidera, apenas tem um titulo de “líder”.

 A Liderança Democrática é o estilo mais apreciado dentro das novas organizações, uma vez que as equipes são cada vez mais compostas por grandes profissionais que requerem cada vez mais liberdade de ação. A liderança democrática eleva o potencial dos liderados, atuando como um sintetizador de decisões debatidas em equipe; O grupo debate e cria as soluções junto com o líder através da ferramenta de Brainstorming; O líder tende a ser um membro comum do grupo, sem se sobrecarregar, fazendo de forma correta a divisão das tarefas.

Não é difícil imaginar o porquê do sucesso de grandes companhias como o GRUPO NEWCOMM de Roberto Justus. Este empresário, por exemplo, tem um estilo de liderança democrática norteando seus negócios. Valorizando assim, as pessoas e não apenas o processo, sendo cada pessoa única dentro de sua organização. Esta é a maneira de liderança que vem dando muito certo, resultados positivos vão sendo alcançados e a fórmula para isso é simples: valorizar as pessoas, afinal, elas são o grande motor da inovação e do crescimento.

Infelizmente ainda observamos dentro das Universidades que o traço de liderança é pouco trabalhado e, quando o aluno descobre e desperta sua liderança, logo é asfixiado por aqueles que foram ensinados a serem apenas liderados; muitos tendem a repelir este tipo de pessoa, já que geralmente elas se destacam e propõem-se a serem diferentes, realizando assim coisas inovadoras e consequentemente conseguindo mais resultados e destaque. Ser líder é uma mistura de  disposição, coragem e aprendizado. Portanto, você que sente que tem o traço de liderança, não deixe ninguém abafar o seu ânimo, lute, o mundo precisa de líderes.

-----

Assinatura Breno Eirado
Fan Page do Blog ADM na Rede.

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS