administração

Conhecendo a Calculadora HP12c

Introdução à calculadora Hp12c


Calculadora Hp12c

Todos sabem que a calculadora hp12c é de extrema importância para o administrador moderno e que ela também é bastante utilizada durante o curso de administração, principalmente, nas matérias de administração financeira. Por isso, resolvemos fazer este artigo para ajudar no entendimento dessa ferramenta tão importante para o administrador. Nosso intuito é fazer um guia simples para ajudar e aproveitar ao máximo o investimento (que com certeza não é barato) feito na calculadora. Ao decorrer deste artigo, veremos como é fácil utilizar a hp12c, entender o funcionamento dela e da sua memória, o significado de algumas das suas teclas e como fazer algumas de suas funções básicas.

Conhecendo a Calculadora Hp12c


Pra começar, devemos saber que para ligar e desligar a calculadora basta apertar o botão ON. Porém, uma coisa que poucos percebem é que no caso de você se esquecer de desligá-la, não haverá problema, pois a calculadora desligará entre 7 e 18 minutos depois do último uso. Outro aspecto importante é a inexistência da tecla =, o que acaba complicando a vida de muita gente. A questão é que na hp12c é utilizado um sistema de memória que armazena os números como parte da equação, isso é possível através da tecla ENTER, a nossa referência de = das outras calculadoras. É válido lembrar que muitas das teclas da executam mais de uma função e que as vezes é possível executar até três funções com uma mesma tecla.

HP12c

Podemos dizer, que as funções primárias da calculadora são todas as suas teclas básicas, que se encontram na cor branca. Já as funções secundárias da calculadora são as que estão com letras douradas e azuis. Para fazer uso de alguma dessas funções, é necessário pressionar a tecla de prefixo apropriada antes de pressionar a tecla da função. Para usar as funções secundárias em dourado, primeiro deve-se pressionar a tecla de prefixo ( f ) e depois a tecla de função, o mesmo ocorre com a tecla de prefixo ( g ) das funções secundárias em azul. Toda vez que uma dessas teclas de prefixo é pressionada aparecerá na tela o indicador de estado f  ou g, que desaparece assim que uma tecla de função seja pressionada.

Entendendo a Memória da HP12c


A hp12c está configurada com um sistema de memória contínua que ajudam a manter os dados guardados mesmo se a calculadora for desligada. Para isso ela possui quatro registros de memória transitória (x, y, z, t), 5 registros financeiros e 20 registradores de armazenamento. Os registradores são designados de R0 a R9 e R.0. a R.9. Para o armazenamento dos números digitados serão utilizadas as teclas STO store de "armazenamento" e a tecla RCL recall de "revocar". Lembre-se que após digitar um número, deve-se clicar a tecla STO e em seguida o número referente ao registro em que se deseja salvá-la. Por exemplo, 5 para a memória R5, ou 3 para a memória R3. (confira os botões na imagem acima).

Para recuperar o valor salvo, deve-se utilizar a tecla RCL e em seguida o número da memória que se deseja recuperar. Por exemplo, 5 para recuperar os valores da memória R5, ou 3 para recuperar os valores da memória R3. Importante lembrar que as teclas pressionadas no modo de programação, são armazenadas na memória de programação da calculadora. Cada dígito, ponto decimal, ou tecla de função é definido como uma programação e é armazenado em uma linha da memória de programação (chamadas de linha de programas). Quando um programa é executado, cada instrução na memória de programação é executada, ou seja, a tecla na linha de programa é acionada (como se fosse feito manualmente).

Funções Básicas da HP12c


> Limpeza do Visor e da Memória: Para limpar apenas o visor da calculadora utiliza-se a tecla ( CLX ) que significa clear (limpar em português). Para limpar toda a memória de registro (exceto a de programação) da calculadora usa-se o prefixo ( f ) e depois ( CLX ) REG, para limpeza dos registros financeiros usa-se  ( f ) e (X troca Y) FIN, já para limpeza do registro de programação usa-se ( f ) e depois ( R seta para baixo ) PRGM.

> Número Positivo ou Negativo: Para selecionar a condição positiva ou negativa do número, você deve utilizar a tecla ( CHS ) e com isso escolher entre o sinal de - ou de + (quando o número estiver sem sinal significa que ele é positivo).

> Notação Decimal: A hp12c possui duas formas de separar a parte fracionária da parte inteira de um número. Para isso utiliza-se o ponto e vírgula. Para mudar de uma forma para outra a calculadora deve estar desligada. Após desligá-la, pressione e segure ( . ) e depois ligue a calculadora pressionando ( ON ), caso queira voltar para a outra forma repita a operação.

> Teclas de Potência e Raiz: São as teclas ( yX ) e ( 1/x ), no qual ( yX ) calcula a potência de um número de modo bem simples e ( 1/x ) calcula o inverso de um número. Já para a função de raiz de um número é necessário utilizar o prefixo ( g ) e depois a tecla ( yX ) função de raiz quadrada.

> Quantidade de casas decimais: Para escolher a quantidade de casas decimais é necessário pressionar a tecla de prefixo ( f ) e o número relacionado ao número de casas decimais desejados. Por exemplo: prefixo ( f ) e depois a tecla de número 5, para deixar cinco casas decimais ativas.

> Movimentando conteúdo dos registradores: Os conteúdos inseridos na calculadora são movimentados através de três possibilidades: quando os valores são inseridos na hp12c por meio da tecla (ENTER), quando são efetuadas operações aritméticas através das teclas soma, subtração, divisão e multiplicação, e quando as teclas (X troca Y) ou (R seta para baixo) são utilizadas. A tecla (R seta para baixo) permite visualizar os números transitórios (x,y,z,t).

Conclusão - HP12c


Nós sabemos que a calculadora HP12c não se encontra na lista das ferramentas favoritas de alguns administradores e principalmente dos estudantes de administração (assim como a administração financeira também não é a matéria favorita da grande maioria). Porém, é importante sabermos, que essa belezinha pode ser de grande ajuda em nosso dia-a-dia, assim como de suma importância para algumas questões profissionais ou relacionadas à administração. Muitos administradores só conseguem exercer suas funções com a devida qualidade por causa do uso correto e eficaz da HP12c. Vale ressaltar ainda que as HPs financeiras utilizam o método de Notação Polonesa Inversa.


Por diversas vezes, sendo no trabalho, ou na vida pessoal nós temos de lidar com questões financeiras e obviamente precisaremos conhecer o mínimo sobre a calculadora hp12c e suas principais funções. É justamente por esse motivo que essa ferramenta tem sua relevância reconhecida pela maioria dos profissionais de administração, como também por uma boa parcela dos estudantes do curso (pode ter certeza de que sem ela você não irá se formar). Por fim, existem três modelos da calculadora HP12c: a gold, a platinum e a prestige. Para não perderem nenhum post, fiquem ligados através na nossa newsletter e deixem opiniões sobre o que vocês acham da HP12c e como vocês lidam com ela no dia-a-dia.

Até a próxima pessoal!

-----

Assinatura Redação
Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS