administração

5 Dicas para começar bem a faculdade

Começando bem a faculdade


Começando a faculdade

Todo mundo quando entra na faculdade tem aquela sensação leve de ansiedade, de receio pelo o que é novo e ainda por cima, com o agravante da ressaca de começo de ano. As férias, a diversão e a tranquilidade, ficam no passado quando o semestre tem o seu início. A partir do momento que o ano letivo começa, o correto é por as ideias no lugar e manter o foco nos estudos pra começar a faculdade (ou o semestre) com o pé direito. Com isso em mente, nossa equipe resolveu trazer algumas dicas para os que estão começando a faculdade e também para aqueles que já estão no meio do caminho:

#01. Transforme a ansiedade em tranquilidade

As férias passaram, a diversão acabou e os estudos acabam de começar, ou seja, ansiosidade "modo on". A insegurança e o nervosismo também podem complementar esse "mix" de sentimentos fazendo com que o estudante prejudique seu foco principal - os estudos. O ideal é deixar para trás os momentos e a rotina das férias, por isso, é importante se antecipar ao início das aulas, procurando melhorar e organizar sua rotina pessoal pelo menos uma semana antes do início do semestre.

#02. Mantenha o foco, sempre!

É importante tentar entender a grade acadêmica do curso, quais matérias e em quais semestres elas irão ocorrer. Se antecipar ao inicio de matérias pelas quais você não possui tanta afinidade (estudando e conhecendo o assunto) é um ponto bastante positivo. Se você for um completo novato é bom ficar atento ao horário das aulas, local (prédio e sala), professores, etc. Chegue alguns minutos antes das aulas começarem, procurando evitar transtornos e assim ter uma primeira semana de aula mais tranquila.

#03. Conecte-se com as pessoas (sem exceções)

Fazer amizades na faculdade é muito importante, e não somente com a turminha com a qual você se identifica, como também com os alunos mais veteranos e até os alunos com os quais você não possui tanta afinidade. É importante, desde cedo, você levar em consideração o Networking, tanto pra ajuda mútua nos estudos, quanto para futuros estágios e empregos. Além disso, também é importante conhecer os professores, criando uma relação de amizade para com eles, isso vai ajudar a analisar seus comportamentos, opiniões e atitudes e você ainda saberá qual a melhor forma de lidar com cada um deles.

#04. Organização e Dedicação

A faculdade não é como o colégio, as coisas não vêm tão fáceis e "mastigadinhas" como ocorre no segundo grau, o aluno tem que correr atrás e ir além do que é dado em sala de aula. Por isso, é importante você saber se organizar, criar um bom plano de estudos e ter em mente de que vai precisar ir além do que é dado em sala de aula. Fazer revisões e estudos periódicos são de suma importância caso você queira se dar bem. Caso você não tenha o livro necessário para estudar, boa parte das faculdades hoje em dia possuem bibliotecas com diversos livros a disposição do aluno, ou seja, use e abuse desses locais tanto para estudar, quanto para alugar um livro que você esteja precisando. Agora, lembre-se de devolver. rs

#05. Leve a sério

Simples assim, leve a sério. Se você perguntar para algumas pessoas próximas a você (amigos ou conhecidos graduados), provavelmente o que mais vai ouvir é: queria ter levado a faculdade um pouquinho mais a sério, estudado mais, ter me aprofundado mais, etc. Por isso a dica é bem simples - estude e APRENDA o assunto, não seja só mais um em sua classe, que hoje em dia já iniciam com uma média de 150 alunos por turma, o que é um absurdo. Infelizmente boa parte dos alunos não levam a sério a faculdade (a não ser nas finais), talvez devido a situação profissional, ou pessoal, mas o arrependimento é unânime entre os que não estudaram do jeito que deveriam. O importante é você se sentir bem consigo mesmo e com o esforço que você esta fazendo.

Até a próxima, pessoal!

-----

Assinatura equipe de redação
Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS