administração

[Guest Post] Qualidade de vida no trabalho

Qualidade de vida no trabalho


Estressado no trabalho

A qualidade de vida no trabalho não é mais um diferencial, mas sim uma exigência de mercado, pois a empresa que não estiver com seu colaborador em primeiro plano, dificilmente será competitiva. Enquanto as organizações preocupam-se em serem mais dinâmicas, produzindo mais e melhor a custos menores, os empregados buscam no interior das empresas onde trabalham a compensação do estresse causado pela busca frenética de resultados. Segundo Limongi, o atual contexto social e econômico caracteriza-se por demandar qual parte das empresas terão uma crescente atenção com seus ativos intangíveis. 

A qualidade de vida no trabalho não decorre apenas do salário acima do mercado, mas também do foco no tratamento humano, da gentileza e da leveza nas relações. Não se pode esperar qualidade no desempenho de pessoas que carecem de qualidade em seu próprio trabalho. A qualidade de vida no trabalho se apresenta como uma preocupação do homem, e teve seu início desde o começo da sua existência, tendo por objetivo, facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de suas tarefas. 

O conceito de qualidade de vida engloba vários aspectos como físicos, ambientais e psicológicos do local de trabalho. No Brasil, a preocupação com a qualidade de vida no trabalho surgiu mas tardiamente, em função da preocupação com a competitividade das empresas num contexto de maior abertura para importação de produtos estrangeiros e na esteira dos programas de qualidade total. Muitos são os conceitos de QVT explorados pelos autores da Administração, mas pode-se entender qualidade de vida como satisfação e bem-estar de cada um deles. 

A qualidade de vida tem sido utilizada como indicador das experiências humanas no local de trabalho e do grau de satisfação das pessoas que desempenham o trabalho. O conceito de qualidade de vida implica num profundo respeito pelas pessoas. Para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas, que participam ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições. A competitividade organizacional e obviamente, a qualidade e produtividade - passam obrigatoriamente pela qualidade de vida no trabalho.

-----


Assinatura Visitante
Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS