administração

A surpreendente ciência da motivação

Dan Pink e a Ciência da motivação


Dan Pink

O que realmente motiva as pessoas a trabalharem com afinco? Você provavelmente já deve saber a resposta para essa pergunta, porém, como a grande maioria, talvez se deixe levar pelos motivos errados. No vídeo que trazemos hoje para vocês, o analista de carreiras Dan Pink, examina o quebra cabeça da motivação, demostrando através de estudos científicos, que incentivos financeiros não são necessariamente a melhor opção.

Segundo Dan, os valores motivacionais extrínsecos (fatores externos ao indivíduo, como recompensas monetárias ou punições em casos de erros) funcionam sobre as pessoas de forma limitada e por um determinado período de tempo, sendo que em alguns casos ao invés de motivar, podem resultar em um impacto negativo na performance como um todo. Para ele, atualmente existe um desencontro entre o que a ciência sabe e o que os negócios fazem, o que acaba colaborando para o aumento da "confusão econômica" em que vivemos. De acordo com Dan, já existe uma nova abordagem para corrigir esse problema, tal abordagem possui três elementos principais, que são:

> Autonomia (para fazer aquilo que gostamos);
> Domínio (desejo de melhorar cada vez mais);
> Propósito (ter algum sentido no que fazemos).

Esses três elementos, estão ligados em torno dos valores intrínsecos (fatores internos ao indivíduo, que se relacionam com seus interesses, seus gostos), tais valores comprovadamente aumentam a produtividade e melhoram o engajamento das pessoas em relação à tarefa, auxiliando no desempenho e na eficiência do indivíduo. Sem mais delongas, confiram esse excelente vídeo (bem mais interessante) e conheçam um pouco mais sobre as bases científicas da motivação. Para acessar o vídeo clique aqui (legendado). Se por acaso você ainda não conhece ou sabe do que se trata o TED?  Leia nosso artigo sobre esse programa e fique por dentro dessa ideia.

Até a próxima pessoal! E não deixem de acompanhar o Portal Administração! ;)

-----

Assinatura Equipe de Redação
Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS