administração

Ergonomia e a importância da boa postura

Sua postura no trabalho é boa?


Ergonomia

É bastante comum as pessoas sentirem desconfortos durante as atividades do dia-a-dia no ambiente de trabalho. Isso ocorre em função de posturas erradas, movimentos repetitivos e equipamentos não adequados para quem os utiliza. Sendo assim, a grande maioria dos problemas se dão devido ao mau uso de equipamentos bem conhecidos, como por exemplo, cadeiras, mesas e computadores em alturas e posições erradas. Bom, mas como podemos melhorar isso? É simples, trabalhando nossa ergonomia no trabalho.

Cada vez mais, as empresas buscam, de alguma forma, melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores. Por isso, é necessário que todos compreendam e valorizem a importância da ergonomia no ambiente de trabalho. Com isso em mente, resolvemos selecionar um conceito bastante conhecido sobre ergonomia que é a de Scott P. Shannavaz publicado na Global Ergonomics: "Ergonomia (Fatores Humanos) é a disciplina científica que trata da compreensão fundamental das interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema, assim como da aplicação de métodos, teorias e dados apropriados para melhorar o bem estar humano e sobretudo a performance dos sistemas" (Shannavaz).

Assim sendo, o mais importante é manter uma postura relaxada e confortável, o que varia de pessoa para pessoa. É lógico que fatores como o estresse também influenciam e podem agravar bastante o desconforto, uma vez que, quem possui uma rotina de trabalho atarefada, dificilmente consegue relaxar. Por isso, é importante o trabalhador realizar as pausas e exercícios durante o expediente. As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que podem causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador. 

Dessa forma, separamos algumas dicas básicas do que fazer para manter a ergonomia em ordem: manter a tela do computador a nível dos olhos e distante cerca de um braço; sempre sustentar a cabeça e o pescoço em posição reta, com os ombros relaxados; manter a região lombar apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas; o antebraço, punhos e mãos devem sempre ficar em linha reta em relação ao teclado; na maior parte do tempo, deve-se manter o cotovelo junto ao corpo; manter um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira; manter ângulo igual ou superior a 90º graus, para as dobras dos joelhos e quadril; manter os pés apoiados no chão ou quando recomendado, usar-se descanso para os pés. 

Caso você esteja sentindo dores ou desconforto nas costas ou na região lombar, é recomendável marcar  o quanto antes consulta com um fisioterapeuta para verificar as causas do problema. Uma simples dor ou desconforto podem ser sintomas de uma lesão grave, por isso nunca deixe para depois, o que pode ser resolvido agora. Com saúde não se brinca! Vale ressaltar uma observação acerca da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Toda empresa, não importando o tamanho, nem o número de funcionários, deverá providenciar a AET. O laudo deve ser elaborado por um profissional capacitado para tal, de um modo geral um profissional com especialização em ergonomia. Até a próxima pessoal, e continuem ligados em nosso portal, o seu Portal Administração!

-----


Redação Portal Administração
Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS