administração

4 dicas para turbinar a motivação do seu time!


Motivar sua equipe deve ser uma atividade diária de todo líder.


Motivação no trabalho

O desafio de motivar funcionários é praticamente interminável, devendo ser um hábito diário comum a todo e qualquer líder. Podemos dizer que, liderar seria fácil se todos nós, assim como nossa equipe, estivéssemos altamente motivados, mas isso seria como falar que trabalhar o lado psicológico e emocional de uma pessoa é simples, mas não o é. A grande maioria dos gerentes apontam a função de manter pessoas com alta motivação no trabalho como uma de suas atribuições mais difíceis. É fato que todo líder, em algum momento de sua carreira, irá lidar com pessoas altamente motivadas, como também com pessoas não tão interessadas com o trabalho. No geral, é interessante saber lidar com praticamente todo tipo de pessoa, pois é preciso um certo jogo de cintura, um certo feeling para trabalhar com as pessoas que não são naturalmente motivadas. Por isso, trazemos para vocês 4 dicas para motivar os desmotivados:

#01. Conheça seus funcionários individualmente: 

Para ter eficiência ao motivar alguém e encontrar o momento certo para liberar o "bloqueio motivacional", você primeiro tem que entender algo sobre seus funcionários e por que eles não estão tão engajados com o trabalho. O que há entre a capacidade e a execução de cada um? Quais são seus gostos e desgostos, suas esperanças e medos? Quanto mais você souber sobre eles, mais chances você terá de descobrir que incentivos podem fazer a diferença. Seria dinheiro? flexibilidade? reconhecimento? Quais aspectos do ambiente de trabalho eles depositam suas frustrações? Pode soar um pouco repetitivo, mas quando gerenciamos outras pessoas, todo e qualquer conhecimento sobre elas é importante. Conheça seus funcionários individualmente e saiba o que eles querem ou precisam. Além de ser o básico, isso é essencial para o bem estar da equipe.

#02. Seja totalmente consciente do pessoal e da dinâmica do grupo: 

Por diversas vezes, um líder pode encontrar funcionários insatisfeitos com a empresa, frustrados ou desinteressados com o trabalho. Isso pode acabar resultando em péssimos índices de desempenho para a equipe em geral. Diversos estudos confirmam isso também. A composição da equipe é um dos principais itens a se trabalhar, já que o líder precisa saber quais são as pessoas ideais para compor o seu time e, principalmente, se possuem um bom trabalho em equipe e o perfil necessário para a vaga. Num exemplo simples, se em um determinado projeto, o gestor juntar um funcionário motivado com alguém que aprecia o que faz e encontra-se motivado para fazê-lo, com certeza os resultados serão positivos. Entretanto, se ele selecionar uma pessoa desmotivada com a empresa e com seu trabalho, esse colaborador pode ser um catalisador destrutivo para toda a equipe, prejudicando o trabalho dos demais integrantes do grupo e detonando os resultados do mesmo.

#03. Encontre atribuições atrativas: 

É fato que, o caráter de uma atribuição e a natureza de um projeto, podem fazer uma grande diferença dependendo do modo em que forem abordados. Se o líder souber como encontrar a faísca que desperta o interesse do seu colaborador, os resultados podem ser surpreendentes. Obviamente que nem sempre as opções gerenciais são ilimitadas, porém, na maioria das vezes, elas ainda acabam sendo mais amplas do que podemos imaginar. Por isso, um projeto fora do seu próprio departamento e que tenha certo valor para a organização, pode ser o elo para trazer um "boom" motivacional para a seu time, ou para um colaborador específico por exemplo. Além disso, ainda existe a possibilidade de se discutir com seu colaborador, o que poderia ser do interesse dele, pois uma coisa é certa, você não será capaz de obter as respostas certas, sem sequer se dar ao trabalho de conversar com seu subordinado. Por isso, uma dica muito importante é: tente encontrar um trabalho desafiador para cada membro da sua equipe, renovando as atividades e evitando que o serviço fique monótono.

#04. Situe claramente suas próprias expectativas: 

Você não conquista algo por nada. Essa é a regra número 1 dos negócios. Em troca de sua própria atenção para o sucesso e o bem-estar dos seus colaboradores, existem expectativas pré-definidas sobre o que você ganhará. Por isso que é importante esclarecer exatamente quais são suas expectativas relacionadas ao desempenho do seu time. O desempenho desmotivado não é natural, não é satisfatório e com certeza não irá gerar retorno para você nem para sua equipe. A clareza, assim como a motivação, sempre será uma aliada forte do desempenho, por isso, saiba que existem passos que você pode tomar para melhorar suas chances. Em um mundo onde os estudos rotineiramente mostram que cerca de 7 a cada 10 empregados estão desprendidos e desmotivados, essa é a melhor maneira de se mostrar um verdadeiro líder. Portanto, tenha em mente que, liderar pode até não ser uma atividade fácil, mas pode ser muito recompensadora quando bem realizada.

-----

Este artigo foi adaptado do original, “4 Tips To Motivate The Unmotivated”, da Forbes.

portal administração feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS