administração

Forme líderes e não apenas seguidores

Um verdadeiro líder fomenta o desenvolvimento de outros.


Liderança e equipe

Quando pensamos em liderança, a primeira imagem que vem à mente é a de uma pessoa conduzindo um grupo de seguidores. Hoje se discute muito se este é realmente o  verdadeiro papel de um líder, pois saiba que não é. Os verdadeiros líderes não formam apenas seguidores, eles ensinam, acompanham, desenvolvem e formam outros líderes. Quando a inovação e a imaginação humana tornaram-se a matéria-prima que diferencia o sucesso do fracasso, o gênio passou a ser aquela pessoa capaz de criar um ambiente que permita a genialidade dos outros florescer e contribuir para o sucesso da organização, tornando-se um ativo importante para ela.

Um exemplo muito estudado nos dias de hoje é o do grande líder Walt Disney, que foi genial não apenas porque criou personagens como o Mickey e Pato Donald, mas certamente porque enraizou seus valores e criou uma cultura organizacional onde outros personagens de sucesso são criados mesmo após sua ausência entre nós. Entendemos que o papel da liderança não é mais aquele que tem atrás de si, um grupo de pessoas que o segue com um rumo pré-estabelecido. Os grandes líderes são aqueles que sempre mantem sua equipe motivada, buscam, aprendem, e passam adiante seu conhecimento, eles possuem em torno de si pessoas capazes de exercer a liderança quando necessário. Criam estruturas, mecanismos, atitudes e posturas que estimulam o desenvolvimento do líder que existe dentro de cada um de nós.

O grandes líderes fazem isso porque já perceberam que as empresas necessitam de pessoas que saibam liderar em quantidade maior do que no passado recente. Neste mundo de crescente incerteza, notamos razões que levam as empresas a se transformarem, buscando manter sua vantagem competitiva conquistada perante seus concorrentes, elas estão sempre se reorganizando em unidades de negócios, mais autônomas, para se tornarem ainda mais competitivas, mesmo aquelas que optam por alianças estratégicas através de fusões e aquisições. No final, as empresas atuais sempre buscam reestruturação, redução de custos e mais valor para sua marca e produtos. Se essas razões não forem suficientes, imagino que os líderes que desejam perpetuar as empresas, precisam não de seguidores leais, mas de outros líderes capazes de empunhar a causa da companhia no momento seguinte.

O grande segredo das empresas vencedoras será montar verdadeiras "fábricas de líderes" e não apenas serviços e produtos de qualidade. Eles terão como papel identificar, revelar e formar outros líderes nas diferentes circunstâncias da vida, seja no trabalho, em casa, na escola, ou na comunidade em que participa. Essa atitude requer investimento na formação e no desenvolvimento desses futuros comandantes, pois neste século XXI, que já começou há 14 anos, um líder verdadeiro será reconhecido quando souber formar outros, de preferência aqueles que saibam construir "pontes" entre as diversos áreas da organização, com seus clientes, fornecedores, comunidades e stakeholders do negócio em geral.

-----

Continuem ligados no Portal Administração!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS