administração

Ergonomia e a importância da boa postura


Sua postura no trabalho é boa?


Ergonomia

É bastante comum as pessoas sentirem desconfortos durante as atividades do dia-a-dia no ambiente de trabalho. Isso ocorre em função de posturas erradas, movimentos repetitivos e equipamentos não adequados para quem os utiliza. Sendo assim, a grande maioria dos problemas se dão devido ao mau uso de equipamentos bem conhecidos, como por exemplo, cadeiras, mesas e computadores em alturas  e posições erradas. Bom, mas como podemos melhorar isso? É simples, trabalhando nossa ergonomia no trabalho. Podemos dizer que ergonomia é a ciência que estuda a melhor adaptação do ambiente de trabalho às medidas do corpo humano, ou seja, e uma área de estudo que visa atingir a interação perfeita entre os funcionários e o seu ambiente de trabalho, sendo um campo de estudo bastante amplo, atuando de forma multidisciplinar, no qual envolve todos os aspectos relacionados ao trabalho (mobiliário, ritmo, layout, interação interpessoal, etc.).

Ergonomia e o mundo corporativo


Cada vez mais, as empresas buscam, de alguma forma, melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores. Por isso, é necessário que todos compreendam e valorizem a importância da ergonomia no ambiente de trabalho. Com isso em mente, resolvemos selecionar um conceito bastante conhecido sobre ergonomia que é a de Scott P. Shannavaz publicado na Global Ergonomics: "Ergonomia (Fatores Humanos) é a disciplina científica que trata da compreensão fundamental das interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema, assim como da aplicação de métodos, teorias e dados apropriados para melhorar o bem estar humano e sobretudo a performance dos sistemas" (Shannavaz).

Assim sendo, o mais importante é manter uma postura relaxada e confortável, o que varia de pessoa para pessoa. É lógico que fatores como o estresse também influenciam e podem agravar bastante o desconforto, uma vez que, quem possui uma rotina de trabalho atarefada, dificilmente consegue relaxar. Por isso, é importante o trabalhador realizar as pausas e exercícios durante o expediente. As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que podem causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador. 

Dessa forma, separamos algumas dicas básicas do que fazer para manter a ergonomia em ordem: manter a tela do computador a nível dos olhos e distante cerca de um braço; sempre sustentar a cabeça e o pescoço em posição reta, com os ombros relaxados; manter a região lombar apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas; o antebraço, punhos e mãos devem sempre ficar em linha reta em relação ao teclado; na maior parte do tempo, deve-se manter o cotovelo junto ao corpo; manter um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira; manter ângulo igual ou superior a 90º graus, para as dobras dos joelhos e quadril; manter os pés apoiados no chão ou quando recomendado, usar-se descanso para os pés. 

Caso você esteja sentindo dores ou desconforto nas costas ou na região lombar, é recomendável marcar  o quanto antes consulta com um fisioterapeuta para verificar as causas do problema. Uma simples dor ou desconforto podem ser sintomas de uma lesão grave, por isso nunca deixe para depois, o que pode ser resolvido agora. Com saúde não se brinca! Vale ressaltar uma observação acerca da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Toda empresa, não importando o tamanho, nem o número de funcionários, deverá providenciar a AET. O laudo deve ser elaborado por um profissional capacitado para tal, de um modo geral um profissional com especialização em ergonomia. Até a próxima pessoal, e continuem ligados em nosso portal, o seu Portal da Administração!

-----


Redação Portal Administração
Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS