administração

7 dicas para impulsionar seu perfil no LinkedIn

Confira dicas matadoras para bombar seu perfil no LinkedIn


Linkedin

O LinkedIn é a rede profissional de maior destaque atualmente, reunindo mais de 340 milhões de usuários ao redor do mundo. Ela é a melhor rede voltada para o ambiente corporativo, tornando possível aumentar e melhorar o seu networking, além de possibilitar a disputa por diversas vagas que são disponibilizadas diariamente para os usuários. Segundo um estudo recente, nós já temos mais de 20 milhões de brasileiros conectados à rede. Diante dessa quantidade enorme de profissionais cada vez mais engajados, o que podemos fazer para conseguir as melhores oportunidades? Com isso em mente, confira 7 dicas matadoras que separamos para você turbinar o seu perfil e aumentar suas chances dentro da rede.

#01. Tenha uma boa foto (nada de foto do Facebook)

Pode parecer meio clichê, mas ter uma boa foto no seu perfil do LinkedIn pode aumentar em até sete vezes a sua chance de ser escolhido. Diversos recrutadores e empregadores utilizam a rede social para encontrar candidatos com os perfis mais adequados, por isso uma foto mais profissional, condizente com a sua profissão pode passar mais segurança para a pessoa que está analisando seu perfil. Seja cuidadoso, escolha uma foto com trajes adequados, pois como bem sabemos, em muitos casos, a primeira impressão é a que fica.

#02. Construa um bom resumo profissional

O resumo é a primeira coisa que algum recrutador, empregador ou visitante irá ler em seu perfil e por isso é muito importante que você desenvolva um texto objetivo e encantador ao mesmo tempo. Condense as informações sobre suas qualidades, seu trabalho atual, quais foram seus desafios, e principalmente seus resultados. Claro, não se esqueça de incluir seus contatos. Lembre-se de que você tem poucos segundos para cativar e prender a atenção de quem lê o seu perfil, portanto seja breve e se venda de forma convincente.

#03. Utilize palavras-chave em seu perfil (sem abusar)

Quando uma empresa, ou recrutador está procurando um profissional no LinkedIn é muito comum isso ser feito por meio do uso de palavras-chave. As chamadas keywords (termo em inglês), possuem a finalidade de facilitar a vida de quem busca algo, trazendo com maior destaque os resultados que estão anexados à palavra escolhida pelo selecionador. Pense sobre os termos que podem ser importantes para seu perfil e alinhe a escolha de suas palavras-chave com o cargo que você está tentando conquistar. Seja certeiro.

#04. Recomende e seja recomendado

No LinkedIn as recomendações são essenciais, pois legitimam tudo o que você diz e apresenta sobre sua experiência profissional. Elas também são o que mais saltam aos olhos dos recrutadores, ou seja, trata-se de um diferencial valioso e que pode lhe conferir uma grande vantagem frente à seus concorrentes. Conseguir recomendações de ex-chefes e colegas de trabalho podem enriquecer ainda mais o seu perfil na rede e a forma mais comum de obter uma recomendação é recomendando alguém. Gentileza gera gentileza.

#05. Siga as empresas que você gostaria de trabalhar

No linkedin você podem acompanhar não somente seus amigos, mas também os perfis das grandes empresas. Portanto, caso você tenha uma lista grande de empresas nas quais deseja ou sonha em trabalhar, procure segui-las dentro da rede. Com isso você consegue ficar atento às novidades, notícias e vagas disponíveis. Além de ficar antenado no mercado, você ainda irá mostrar ao recrutador que possui um real interesse sobre a empresa. Sendo assim, participe, interaja e acompanhe de perto as corporações que você admira e deseja trabalhar.

#06. Torne seu perfil público 

Outra dica meio óbvia, mas que muita gente acaba se esquecendo de alterar nas opções disponíveis no LinkedIn. De nada adianta você caprichar no seu perfil, fazer um baita resumo profissional, conseguir inúmeras recomendações, se apenas você consegue ver isso. Por isso, verifique se o seu perfil está com a opção de "público" ou apenas visível para você e seus amigos. Escolha sempre por mostrar seu perfil ao maior número de pessoas possíveis. Lembre-se, você pode estar sendo "procurado" e nem se deu conta disso ainda.

#07. Deixe seu perfil o mais completo possível (e atualizado também)

É importante você saber que quanto mais completo o seu perfil estiver, mais fácil será para um recrutador, ou empresa encontrá-lo em meio aos milhões de perfis existentes na rede social. A grande maioria das pessoas apenas ignora os passos que o LinkedIn dispõe para preenchimento do perfil e podemos afirmar que estão cometendo apenas mais um erro. Numa rede profissional onde informação é ouro, você oferecer somente o básico sobre seu perfil é um tiro no próprio pé. Tenha em mente que a concorrência é enorme, e por isso quanto mais detalhes você disponibilizar sobre você, mais vantagem você terá. Seja criterioso.

Além de seguir as dicas acima, é importante você ter em mente que o LinkedIn é apenas mais uma dentre diversas ferramentas disponíveis no mercado, ou seja, apesar de ser uma das melhores, ele sozinho não irá lhe garantir a vaga de emprego. Você precisa saber se vender, expor suas competências e experiências. Foque em resultados, destacando suas principais realizações, projetos e melhorias e também em seus relacionamentos. Saber criar a manter bons relacionamentos, seja em ambiente real ou virtual é fundamental nos dias de hoje. Portanto, utilize a rede, interaja com seus amigos, recrutadores e empresas, mostre que você existe e que é um profissional em potencial para as vagas oferecidas.

-----

Até a próxima pessoal!

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS