administração

Os 7 hábitos de quem tem inteligência emocional

Melhore sua inteligência emocional!


Pessoas felizes no trabalho

Profissionais com inteligência emocional se dão melhor quando o assunto é trabalho, pressão, metas, objetivos, etc. Por isso, vale muito a pena  aprender com os hábitos deles, pois cada vez mais, a inteligência emocional é vista como um fator importante para nossa felicidade e nosso sucesso. Esses fatores não estão apenas relacionados ao trabalho, mas em nossos relacionamentos e todas as áreas de nossa vida. Sendo assim, o que define as pessoas emocionalmente inteligentes? O articulista Harvey Deutschendorf do site Fast Company elencou sete hábitos que ele considera característicos das pessoas com inteligência emocional elevada, confira-os logo abaixo:

#1. Essas pessoas focam no positivo:

Apesar de não ignorarem as más notícias, as pessoas emocionalmente inteligentes têm a decisão esperta de não gastar muito tempo e energia focando nos problemas, ou se desgastando com eles. Em vez disso, eles olham para o que é positivo em uma determinada situação e buscam soluções diversas para o problema em si. Essas pessoas se concentram no que são capazes de fazer e também naquilo que está sob controle.

#2. Eles se cercam de pessoas positivas:

Pessoas com muita inteligência emocional não gastam tempo ouvindo queixas de pessoas negativas, procurando evitar desgastes e estresses desnecessários, assim como contato excessivo com esse tipo de pessoa. As pessoas negativas são um dreno de energia, por isso, quem é emocionalmente inteligente passa mais tempo com outras pessoas que são positivas, olhando juntas para o lado bom da vida. Você consegue encontrar facilmente esse tipo de pessoa, uma vez que elas costumam sorrir muito e atrair outras pessoas positivas para junto delas. 

#3. Eles aprendem continuamente:

As pessoas com alto quociente emocional são inteligentes e eternos aprendizes ao longo da vida, ou seja, em constante crescimento, abertos à novas ideias, e sempre dispostos a aprender algo com os outros. São pensadores e críticos, estando abertos a mudar de ideia se alguém apresenta uma ideia melhor. Assim, abertos à novas ideias e reunindo continuamente novas informações, eles finalmente confiam em si e em seu próprio julgamento para tomar as melhores decisões.

#4. Eles pensam no futuro, não no passado:

Pessoas com alto quociente emocional estão muito ocupados pensando em possibilidades no futuro, ao invés de perder tempo com coisas que não deram certo no passado. Eles levam o aprendizado de seus fracassos do passado e aplicam efetivamente as suas ações no futuro. As pessoas com inteligência emocional elevada nunca vêem o fracasso como algo que seja permanente, pois procuram sempre aprender algo com ele.

#5. Eles procuram maneiras de tornar a vida mais divertida, feliz e interessante: 

Seja em seu local de trabalho, em casa, ou com amigos, as pessoas com alto quociente emocional sabem o que os torna felizes e por isso procuram oportunidades para expandirem seu prazer. Eles recebem o prazer e a satisfação de ver os outros felizes e realizados, e fazem tudo o que podem para alegrar o dia de alguém. Pessoas com alto quociente emocional sempre estão tentando ser mais felizes e fazer àqueles ao seu redor felizes também.

#6. Eles escolhem a maneira de gastar energia com sabedoria:

Embora essas pessoas sejam boas em seguir em frente com o passado, quando as coisas não funcionam como esperado, elas também são capazes de passar por conflitos com outras pessoas sem sofrer tanto desgaste emocional como os outros. Por isso, elas não seguram a raiva para causar problemas, mas para criar uma consciência de como não permitir que as coisas se repitam.

#7. Sabem estabelecer limites:

Por fim, as pessoas com inteligência emocional elevada sempre estabelecem limites para serem assertivos quando necessário. Apesar de sua natureza amigável e aberta poder fazê-los parecer como pessoas ingênuas para os outros, as pessoas com alto quociente emocional são capazes de estabelecer limites e afirmar-se quando necessário. Eles demonstram cordialidade e consideração, ao mesmo tempo em que permanecem firme se necessário. Eles não fazem inimigos desnecessariamente, pois quase sempre sua resposta à situações em que podem haver conflito é comedida. Eles geralmente pensam bastante antes de falar e dão tempo de se acalmarem num determinado momento de stress.

-----

Até a próxima!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS