administração

Carreira, planejamento e sucesso


Planeje sua carreira rumo ao sucesso!


Jovens estudantes

É muito comum após atingir certa idade, começarmos a nos preocuparmos com o nosso futuro, com a nossa carreira, estabilidade, etc. Questões como responsabilidades, compromissos e adversidades que antes não pensávamos com tanta frequência, tornam-se parte do nosso dia-a-dia, pois se convertem em elementos importantes da nossa vida. Sempre escutamos que Nada vem fácil na vida, e talvez essa afirmação seja ainda mais difícil para àqueles que fazem parte da "Geração Y", já que por diversas vezes são considerados impacientes, ansiosos, exaltados e ainda por cima, desenvolveram-se numa sociedade em que desde cedo, se supervaloriza a cultura do "muito" (muito sucesso, muita riqueza, muito consumo.), estando sempre a querer mais, sem nem ao menos ter experimentado do "pouco".

Planejamento de carreira?


De certa forma a impaciência é uma marca forte dessa geração e quando se está trilhando os primeiros passos na carreira, é comum para o estudante que acaba de sair da faculdade, encontrar um cenário de incertezas. Por isso, é bastante comum ver um número elevado de recém-formados com dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

A maioria desses graduados sequer sabem por onde começar, aderindo indicações familiares, sem nem ao menos saberem se possuem afinidade com o futuro trabalho. Esse é o caso de muitos dos indecisos que escolhem administração, infelizmente. Devido à essa incerteza, o quadro chega a ser preocupante, segundo o boletim de mercado de trabalho de 2013, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea), o índice de rotatividade entre os jovens é quase o dobro do índice das pessoas com mais de 24 anos. 

Os números mostram que a taxa de separação (razão entre o número de trabalhadores que saem de seus postos de trabalho em relação ao estoque de trabalhadores) é de 72,4% entre os jovens de 15 a 24 anos. Já a taxa de separação dos trabalhadores com 25 anos ou mais é de 41,3%. Em outras palavras, em um ano, quatro em cada dez adultos mudam de emprego, enquanto entre os jovens, essa proporção é de sete em cada dez. Na conta, estão consideradas tanto as demissões voluntárias quanto as involuntárias, e os motivos para a diferença entre os números são muitos. Entre eles, o principal é a grande incidência de empregos temporários entre pessoas muito jovens. 

Defina também os objetivos de sua carreira!


O consultor de gestão de carreira, Júlio Cardozo, afirma que “é preciso traçar objetivos claros, definir quais atividades pretende desenvolver e a velocidade de ascensão que deseja para sua carreira”. O conselho é de que o profissional pense em suas qualidades e pontos favoráveis. Após definir as metas e o lugar aonde se quer chegar, o passo seguinte é acompanhar periodicamente se elas estão sendo realizadas. Além de perseguir de forma obstinada seu plano, o consultor considera importante estar sempre atento às atividades previstas, observar se elas continuam fazendo sentido ao longo do tempo e planejar o futuro, para evitar surpresas.


O ideal é não esperar o último ano da faculdade para decidir algo. "Quanto antes você se planejar, ampliando suas qualidades, seu diferencial, melhor. Também é importante ingressar em estágios, para não sair com o currículo em branco e por outro lado ajuda a descobrir se é realmente isso o que você quer", ressalta. 
Dessa forma, o importante é ter paciência, descobrir se há afinidade com o curso escolhido e procurar adquirir experiências ao longo do caminho, podendo ser através de um estágio, intercâmbio ou cursos diversos. O essencial é sempre pensar no futuro, se utilizar de metas e objetivos, que ajudem a alavancar sua carreira de forma gradual e se por um acaso você opte por um curso, ou ingresse num emprego com o qual não se identifique, lembre-se que sempre existe a opção de recomeçar.

Até a próxima!

-----

Redação Portal Administração
Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS