administração

07 lições de Marketing de Philip Kotler

Philip Kotler, o pai do marketing moderno


Philip Kotler o Pai do Marketing

Nascido nos Estados Unidos, em 1931, Philip Kotler cursou na Universidade DePaul por dois anos e fez seu mestrado na Universidade de Chicago. Após finalizar seu mestrado, realizou o PhD em economia no MIT e ainda foi além, fez dois pós-doutorados, um em matemática em Harvard e outro na área de ciências comportamentais na Universidade de Chicago. Em 1967, publicou o que hoje é considerado a bíblia do marketing, o livro: Administração de Marketing: Análise, planejamento e controle. Para Kotler, a administração de marketing não deve ser parte da estratégia de uma empresa, mas sim o centro dela.

#01. O marketing tradicional morreu

Segundo Kotler, o novo marketing gira em torno das mídias sociais. Não é segredo que as redes sociais, tais como Twitter, Facebook e Instagram trouxeram uma nova maneira das empresas se relacionarem com seus consumidores. Segundo o autor, no antigo marketing, os clientes só enxergavam o que a publicidade mostrava, porém hoje as pessoas buscam informações na internet e com seus contatos nas redes sociais. É certo dizer que nas mídias sociais existe uma gama muito maior de informação do que o que é mostrado nos comerciais.

#02. Nunca deixe de inovar

De acordo com Kotler, se você inovar constantemente terá inúmeros fracassos, porém se você não inovar em momento algum, sua empresa sairá do mapa, ou seja, não basta apenas ter uma cultura organizacional de inovação, mas sim mantê-la em constante atividade. Caso a empresa não mantenha essa postura, ela irá falir rapidamente. A KODAK é um exemplo recente de multinacional que se recusou a inovar devido ao grande valor investido na antiga tecnologia, e como consequência pediu concordata nos EUA.

#03. Trate seus consumidores como parte de seu negócio

Kotler defende veemente o marketing segmentado. Para ele, antigamente o marketing de massa era o meio mais fácil de se atingir o maior número de pessoas, porém agora é justamente o contrário. A principal tendência das empresas é o micromarketing ou como também é chamado o marketing de precisão. Nele as organizações buscam atingir um nicho específico de consumidor, conhecendo de perto seus clientes e suas necessidades. Os clientes precisam fazer parte do processo criativo e de desenvolvimento de novos produtos.

#04. Planeje o marketing, não o trate como um departamento

É certo pensar que o marketing é um departamento da sua empresa, mas com toda certeza ele não deve ser tratado apenas como isso. É importante entender que a comunicação integral é de extrema importância para a organização, e isso tem que começar de dentro da empresa. Os colaboradores precisam estar engajados e convencidos do valor da marca pela qual trabalham. Eles devem ser multiplicadores dessa valorização. Para Kotler, o marketing deve funcionar com interdependência e servir como suporte ao processo decisório.

#05. Marketing 3.0

Segundo Kotler, é o estado mais avançado do marketing atualmente. Nele as organizações estão empenhadas em vender seus produtos, mas também estão ao mesmo tempo buscando fazer do mundo um lugar melhor. Nesse estágio, as empresas apresentam três fatores essenciais, que são: produtos, serviços e valor. Para ele, o futuro das empresas precisa estar alinhado com essas diretrizes, pois entre o que é certo e lucrativo a escolha correta é o certo. A maioria das companhias se encontram no marketing 1.0 e não devem tentar "pular" para o marketing 3.0, mas sim crescer gradualmente até esse estágio.

#06. Construa uma marca de valor memóravel

De acordo com Kotler, uma marca forte não significa necessariamente uma marca durável. Para sobreviver à concorrência atual é essencial o trabalho de manutenção da marca. Ela precisa empolgar e envolver o consumidor. As marcas modernas precisam oferecer significado e autenticidade através de novos valores e uma ampla visão mercadológica. É preciso ter o algo mais, para se diferenciar da concorrência. Talvez esse seja o maior desafio do marketing atualmente, o ato de se sobressair quanto as demais. Um meio de se alcançar isso é proporcionar uma experiência única aos seus consumidores.

#07 Tenha presença online

Atualmente uma das maneiras mais fortes e duráveis de conquistar fãs é a capacidade de contar histórias envolventes e memoráveis, ou seja, fazer uso do Storytelling. Fazendo isso, a empresa estará tornando seus futuros clientes mais envolvidos e próximos de seu negócio. A melhor maneira de fazer isso é utilizando as redes sociais. As plataformas de mídias sociais estão dominando o marketing, e com certeza nenhuma empresa pode ficar de fora desse meio. Para Kotler, o mais importante não é buscar a venda através do Facebook ou Instagram, mas sim utilizá-los para construir relacionamentos.

Até a próxima administradores!

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS