administração

7 dicas infalíveis para você se tornar uma pessoa mais resiliente

Confira abaixo 7 dicas para desenvolver sua resiliência


Resiliência

Você já sabe o que significa resiliência? Caso não, segue uma breve explicação: resiliência nada mais é do que a capacidade de um indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou adaptar-se à mudanças. No mundo corporativo, a resiliência vem se tornando uma das características mais exigidas pelas empresas, uma vez que auxilia na tomada de decisão e na resistência à pressão vivenciada no dia a dia no trabalho. Por esse e outros motivos, diversas pessoas se perguntam como ser mais resiliente, ou como adquirir essa característica. Abaixo listamos 7 dicas infalíveis que irão lhe ajudar a se tornar uma pessoa mais resiliente.

#01. Tenha sempre esperança e entusiasmo.

Diante da grande diversidade de problemas que ocorrem em nosso dia a dia, ao final, nos deparamos com duas possibilidades, deixar que todos os problemas sejam absorvidos de forma negativa, ou superá-los mesmo que seja na base da coragem e esforço. Independente da situação, a maneira como a encaramos os problemas é que define como seremos atingidos, negativamente ou positivamente. Se você viver, trabalhar e se relacionar com coragem e entusiamo com toda certeza o seu dia será mais produtivo e feliz. Procure descobrir qual a sua missão, pois dessa forma entusiasmo, intensidade e paixão serão coisas naturais para você.

#02. Não se preocupe com coisas pequenas.

Uma pessoa com boa inteligência emocional dificilmente perde sua energia com eventos pequenos. Por vezes, uma palavra hostil proferida por um conhecido (ou desconhecido), uma crítica no trabalho, uma discussão com alguém querido, ou a experiência de uma situação injusta, são o suficiente para acabar com o dia de uma pessoa comum. Repito, uma pessoa comum. Se você busca trabalhar sua inteligência emocional e com isso se tornar mais resiliente, deve parar de entrar em desespero ou se remoer a cada situação negativa que vivenciar. Pessoas resilientes sabem lidar com a adversidade, com a pressão e o inusitado, bem como reagem positivamente à esse tipo de situação.

#03. Potencialize sua criatividade.

A criatividade é a capacidade de pensar em soluções inovadoras e formas diferentes de fazer as coisas. Num primeiro momento, pode parecer algo bem difícil de se alcançar, mas a verdade é que todos nós somos seres criativos. Busque sempre se envolver sob uma ótica diferente das demais pessoas, claro respeitando os padrões racionais, porém nunca hesite de fazer algo inusitado caso você tenha convicção de que aquilo pode dar certo. Use e potencialize sua criatividade para ajudá-lo nas situações que lhe deixam desconfortável. A criatividade é uma excelente arma para transformar uma situação negativa num cenário harmonioso.

#04. Aceite as críticas alheias e as utilize ao seu favor.

Receber críticas faz parte da vida, e quem convive com pessoas, realiza atividades conjuntas ou trabalha em equipe está sujeito a esse tipo de situação. Contudo, todos sabemos que lidar com as críticas recebidas é um verdadeiro desafio, pois muitas vezes as achamos injustas e mal colocadas. Porém o problema real é que poucas pessoas sabem lidar positivamente quando recebem alguma crítica. O que a maioria não sabe, é que muitas vezes as críticas trazem consigo oportunidades valiosas de aprendizado, e em outras elas são um excelente meio de se identificar algo que pode ser melhorado (ou até mesmo extinto). Saiba quando utilizá-las ao seu favor.

#05. Administre as situações negativas.

Para se tornar resiliente, você precisará saber preservar a integridade de suas emoções, ou seja, conservar o seu estado emocional diante das adversidades e situações negativas que irá vivenciar. Uma situação constrangedora, retaliação, ou uma pressão excessiva por resultados, precisam ser enfrentadas com ampla resistência e inteligência emocional. Uma pessoa resiliente sabe manter a postura mesmo que seja diante das piores situações. Porém, ao invés de ter de trabalhar sempre o seu estado, o ideal é saber evitar e se antecipar à esse tipo de situação. Seja prudente em determinadas circunstâncias, a fim de evitar o desgaste emocional desnecessariamente.

#06. Aprenda a se relacionar e entender o próximo.

Relacionar-se bem com as pessoas não é uma tarefa das mais fáceis. Cada indivíduo possui suas próprias características e gostos, e nem sempre isso é bem aceito entre as pessoas. É por isso que o ato de se relacionar com diversas pessoas, ou com grupos distintos é visto como uma habilidade, atualmente chamada de relacionamento interpessoal. Se você não se encaixa nessas características, o importante é trabalhar o seu lado humano. Procure se interessar pelas pessoas, dar atenção, ser sincero (racionalmente). Em síntese, busque criar laços e conexões baseadas na reciprocidade. Esse é um passo extremamente importante para se tornar resiliente. 

#07. Não esgote suas energias em erros passados.

Muitas pessoas não conseguem seguir em frente após cometer uma falha ou vivenciar uma situação negativa. Elas supervalorizam seus erros, os erros dos outros e aumentam de maneira desenfreada a própria angústia, insensibilidade, ansiedade, entre outros carmas da sociedade atual. Essa postura esmaga o lado emocional e torna a pessoa refém de sua própria energia negativa, presa ao passado, sem conseguir seguir em frente. Se você errou, corrija, melhore, busque entender o que ocasionou o erro, mas nunca se prenda, ou torne perpétuo erros antigos (seus ou de outrem). O resiliente aprende com as próprias falhas e foca apenas na solução, sem remoer ou inventar tabuleiros inúteis.

Bom, é isso aí! Esperamos que aproveitem nossas dicas.
Até a próxima pessoal!

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS