administração

7 erros cruciais que fazem um líder cair

Os principais erros cometidos por um líder


Os principais erros de um líder

Nos dias de hoje, é quase certo dizer que metade das pessoas que trabalham, já tiveram problemas com seus chefes (atuais ou ex). Você provavelmente também já deve ter escutado a afirmação de que as pessoas se demitem de seus chefes e não das empresas em que trabalham, certo? E o mais preocupante é que isso é muito mais comum do que se imagina. Infelizmente a maioria dos líderes atuais não pensam em gestão estratégica, eles passam a maior parte de seu tempo "apagando incêndios" ou resolvendo problemas do seu dia a dia. 

Dessa forma, é fácil imaginarmos a rotina de um gestor, que ao invés de trabalhar o lado humano, fica apenas correndo atrás das metas não alcançadas, resolvendo problemas com os clientes, sem tempo hábil para gerir sua equipe da maneira correta. Com isso, pensar em gestão estratégica de equipes parece uma utopia. Existem diversos tipos de liderança, onde cada uma possui pontos positivos e negativos. Por isso, numa tentativa de minimizar o seu lado negativo, nós elencamos os sete erros mais comuns de um líder, ou seja, aqueles que você nunca deve cometer. Segue a lista:

#01. Não pensar antes de expor sua opinião.

Sem dúvidas, um bom líder sabe ter prudência, ao mesmo tempo que é inteligente com suas palavras. Ele sabe ter o controle ideal, a fim de evitar que sua comunicação se volte contra si. Um líder inteligente, sabe expor suas ideias, evitando retóricas sem sentido e deixando de lado opiniões pessoais sobre os membros de sua equipe. Como já dizia o sábio Mahatma Gandhi, "aqueles que tem um grande autocontrole, ou que estão totalmente concentrados no trabalho, falam pouco. Palavras e ações juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio."

#02. Não dar feedback para seus colaboradores.

Algumas pessoas até falam que saber como dar um feedback eficiente e eficaz chega a ser uma arte. No geral, o momento do feedback de um gestor para seu funcionário, pode variar entre diversos gêneros, como drama, suspense, ou até mesmo terror.  Por vezes, muitos feedbacks honestos podem acabar machucando, ou ferindo o ego da pessoa que está participando da sessão. Entretanto, para os líderes inteligentes, é fácil transformar essa angústia em alertas e dicas para que as pessoas aprendam de maneira construtiva com suas falhas e dificuldades.

#03. Não desenvolver e capacitar sua equipe.

Ser um bom comunicador faz parte do dia a dia de um líder. Por esse motivo, não tem como um estar preparado para desenvolver sua equipe, se este por sua vez não tiver boas habilidades interpessoais. É bastante comum o líder focar em demasia nos objetivos e metas da empresa, deixando de lado o ponto principal, que seria o desenvolvimento de seu time. Se o líder pensar de maneira inteligente, vai perceber que quanto mais capacitado seu time for, mais facilmente os objetivos e metas serão alcançados. Entenda o perfil de cada um, e extraia o melhor que possam oferecer.

#04. Não cumprir as promessas que faz (resumindo, não ter palavra).

É um tanto lamentável, mas inúmeros líderes enganam seus colaboradores com falsas promessas e ilusões de que situações irão melhorar. Essa atitude faz com que sua credibilidade fique arranhada para sempre, pois é muito difícil recuperar a confiança de alguém, principalmente, quando se trata de assuntos relacionados ao trabalho. Um líder inteligente sabe evitar agir como um manipulador, que propaga promessas sem nexo, transformando o ambiente de trabalho em um local motivado por impulsos enganosos. Evite agir como um hipócrita, simples assim.

#05. Estar sempre indisponível, ou dificultar a comunicação.

Um líder que nunca está disponível para os seus liderados é um problema, isso é fato. O líder precisa manter uma conexão contínua com sua equipe, claro que não significa que atenderá de imediato à todas as solicitações. Mas é necessário saber criar canais de comunicação e explicar as pessoas sobre como e quando usá-los. Lembre-se que o ato de delegar tarefas e cobrar resultados, deve trabalhar em conjunto com o de instruir e orientar. Permita que seus funcionários tragam ideias, que mostrem para você o que os clientes querem e deem sugestões.

#06. Não saber motivar e engajar seus colaboradores.

O ser humano é movido por desafios, pelo desejo de aprender algo novo, de fazer a diferença ou desenvolver talentos. Por isso, o líder deve saber aproveitar o sistema de metas e objetivos utilizados nas empresas, para recompensar sua equipe com bônus, promoções, entre outros prêmios. Se baseando sempre na meritocracia. Líderes que ignoram o merecimento de seus funcionários, acabam reduzindo muito o engajamento do time e consequentemente gerando possíveis pedidos de demissão. Um líder inteligente sabe demonstrar interesse verdadeiro nas experiências pessoais dos indivíduos.

#07. Não possuir conhecimento técnico da própria área.

É necessário ter bagagem e vivência de algumas situações profissionais para saber interpretar e identificar corretamente os cenários existentes de uma organização. Além disso, é fundamental ostentar a ciência específica da área, conhecendo amplamente os assuntos em questão para poder responder de maneira eficaz às múltiplas complexidades presentes. Essas duas abas permitirá que o raciocínio do líder seja mais ágil, eficiente e polivalente, fazendo com que o mesmo tenha um índice de acerto bem próximo da perfeição e uma capacidade singular de diagnosticar e sanar problemas.

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS