administração

6 atributos de pessoas socialmente inteligentes

Você conhece os atributos de uma pessoa socialmente inteligente?


Inteligência Social

Inteligência interpessoal é a reunião de características e atitudes em busca de estabelecer um relacionamento de confiança com o próximo, visando o retorno de uma parceria sincera e duradoura. Em outras palavras, é suportar críticas, injustiças e mágoas, gerando um escudo emocional capaz de nos defender de qualquer adversidade.

Se formos falar de pessoas popularmente conhecidas por sua maestria no quesito social e de relacionamento, teríamos exemplos primorosos como Gandhi, Lincoln, Martin Luther King, Jesus, entre outros. Essas pessoas tinham uma característica em comum que as tornaram especiais aos olhos dos outros. Eles sabiam como tratar e se comunicar com as pessoas. Sabiam fazê-las se sentirem valorizadas, amadas e necessárias. Olhando esses exemplos, tentamos compreender sua competência interpessoal e adaptá-las ao nosso cotidiano e com isso trouxemos 6 dicas excelentes para você aprimorar sua inteligência social.

#01. Saiba escutar e dar atenção as pessoas

Uma coisa que praticamente todos desejam, é receber atenção. É muito comum encontrarmos colegas de trabalho, amigos ou familiares que precisam, em um dado momento, daquele "ombro amigo", ou apenas de serem ouvidas e confortadas. Infelizmente, poucos possuem o talento e a paciência necessária para escutar os problemas alheios de forma natural e verdadeira. Mas saiba que essa característica pode ser desenvolvida. Lembre-se, pessoas que sabem ouvir e que possuem boa comunicação saem na frente dos demais.

#02. Desenvolva sua habilidade de comunicação

Uma pessoa socialmente inteligente, possui uma capacidade natural de fazer as pessoas compreenderem suas ideias. Essas pessoas possuem a habilidade de transmitirem suas ideias de forma clara e concisa, sendo também objetivo e agradável. Dessa forma, conseguem tornar sua comunicação muito mais eficiente, sem contradições. Praticar um curso de oratória, ou até mesmo da língua portuguesa, tende a ser bastante positivo e eficiente. Com isso, perceba que a habilidade de escutar deve trabalhar em conjunto com sua comunicação.

03. Seja diferenciado, inspire as pessoas a sua volta

Talvez essa seja a maior dificuldade ou característica mais complexa das pessoas que possuem uma inteligência fora da curva no ramo interpessoal. Se você se deparar com uma pessoa altamente engajada e disposta para com alguma coisa, é provável que ela tenha sido inspirada por alguém extremamente comprometido com a causa em si. É fato concreto que a capacidade de inspirar pessoas está intimamente ligada à característica de liderança e isso só aumenta ainda mais o seu valor. Por isso, sempre busque trabalhar sua capacidade como líder, pois ela é a porta de entrada para outro patamar.

#04. Aprenda a como suportar críticas e frustrações

Infelizmente, o ser humano é um indivíduo que possui alguns aspectos e sentimentos negativos, tais como orgulho, inveja, antipatia, raiva, entre outros. Não é difícil de presenciar uma cena a qual alguém é atacado ou julgado negativamente e quase que de maneira instantânea repele na mesma moeda. Uma pessoa socialmente inteligente sabe ter uma mentalidade diferenciada, enxergando além do óbvio, aceitando rejeições e até colocações injustas, porém, sempre respondendo com argumentos concisos e coerentes. 

#05. Amplie e diversifique suas conexões interpessoais

Num cenário comum, a maioria das pessoas usualmente conversam sobre aquilo que gostam, e também tendem a se relacionar com pessoas que possuem afinidades semelhantes, afinal pra que interagir com quem não tem nada a ver com você, correto? Errado. Existem algumas pessoas, conhecidas como polivalentes, que possuem uma habilidade incrível de ajustar e adaptar sua conversa dependendo do tipo de pessoa com quem estiver interagindo. Elas conseguem dominar vários conteúdos, e normalmente possuem uma ótima comunicação. Se você já faz isso naturalmente, parabéns! Caso não, você também pode trabalhar esse ponto, a fim de ampliar suas conexões e agregar mais conteúdos ao seu "portfólio".

#06. Seja uma pessoa feliz e positiva para as demais

Pessoas altamente sociais, possuem uma certa característica em comum. Elas são positivas. Neste ponto, gostaria de dizer apenas uma coisa. A felicidade está na sua cabeça, ou seja, só depende de você. Se você entender isso e procurar perceber de fato, irá começar a transmitir uma energia alegre, positiva e com certeza as pessoas irão querer estar próximas de você. Busque sempre ser um entusiasta das suas atividades, dos seus resultados, e ao mesmo tempo sinta-se plenamente satisfeito por eles. Saiba que positividade atrai positividade.

Pensando de forma sensata, quem não gosta de ficar perto de pessoas que fazem as demais se sentirem bem? Seja contando algo com entusiasmo, demonstrando felicidade plena, ou apenas sorrindo de uma forma tão natural que melhora o astral de qualquer ambiente. Todos, independente da hierarquia ou status, querem estar rodeadas de pessoas alegres e bem humoradas, que tendem a melhorar o clima organizacional. Portanto, tornar as característica que citamos acima numa rotina, só irá melhorar seu carisma e com certeza lhe trará um bom retorno no futuro. Você se sobressairá naturalmente diante dos demais.

Até a próxima pessoal!

-----

Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS