administração

A experiência não é tão confiável quanto parece


Sua “experiência” é uma reimaginação criativa e não um fato real


Profissional experiente

Ter experiência é sempre muito bom, isso significa que já passamos por determinadas situações e que temos algo guardado em memória que poderá nos ajudar quando for preciso recordar um fato, ou alguma situação na qual nossa "bagagem" possa nos ajudar. O grande problema é quando acreditamos cegamente que nossa experiência é 100% real, mas não é, essa sua “experiência” não é real, e sim uma reimaginação criativa. Mas como assim? Tudo o que eu acreditei na minha vida inteira está errado? Não é que esteja errado, ao longo do texto irei explicar com mais clareza.

Essa sua “experiência” não pode ser considerada 100% real ou verdadeira, uma vez que a mesma se encontra o tempo todo sendo reeditada. Basicamente isso ocorre toda vez que você a recorda (uma lembrança ou memória sobre algo). Tudo o que você vive hoje, irá influenciar na busca dessa “recordação”, ou seja, experiências como sentimentos, humor, referências, novos valores, entre outros aspectos, tudo isso irá influenciar na forma como você vai resgatar essa experiência da sua memória, para juntar com aquilo que você vive atualmente.

Toda vez que você for lembrar de um fato, você irá recriá-lo sempre. Nosso cérebro não consegue guardar tudo de um momento que vivemos, por isso, ele seleciona apenas aquilo que mais o chamou a atenção e que foi essencial para ele, enquanto o resto se complementa de acordo com a nossa imaginação. Quando eu quero tomar decisões, por exemplo, seja na vida pessoal ou profissional, eu tento resgatar experiências já vividas lá da minha memória, para poder ter como base algo que eu já passei, e assim, tomar uma decisão mais eficaz.

Acredito que todos nós fazemos isso, e é justamente aqui que entra o grande  "x" da questão, é necessário percebermos que a nossa experiência atual não é mais 100% confiável, pois ela já vai ter sofrido diversas reedições. No passado você pode ter tido algumas experiências ruins e gravado aquele fato como algo negativo em seu subconsciente, mas é importante termos em mente que nem todas as experiência serão iguais. Portanto, precisamos dar mais atenção a forma de interpretação de nossas experiências, do que a própria experiência em si. 

Quando você for buscar alguma referência, você deve questioná-la sempre e lembrar de não ter por base aquela velha experiência como 100% correta. Tudo isso é muito importante principalmente no mundo dos negócios, por que eu vejo muita gente tomando por bases velhas experiências como 100% certas, porém elas se esquecem do mais importante que é questioná-las e verificar tudo o que ocorre atualemten para somente depois tomar algum tipo de decisão. Creio que agora já está explicado o por que da sua experiência não ser 100% confiável, então antes de tomar qualquer atitude precipitada no seu empreendimento, vida pessoal, ou profissional, vale a pena pensar em tudo isso.

Confira também:


-----

portal administração feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS