administração

Quem são os armadores no comex?

Armadores no Comércio Exterior


Navio Armador CMA

Armador é o transportador marítimo, proprietário dos Navios e dos contêineres utilizados no transporte de mercadorias em águas nacionais ou internacionais, também são aquelas empresas que possuem concessões de utilização de navios e contêineres de terceiros com a finalidade do transporte e do comércio das mercadorias. No comércio exterior é uma figura de extrema relevância para a atividade como um todo, como veremos no decorrer deste texto. A grande maioria dos Armadores operando no Brasil é de origem estrangeira, ou seja, a maioria da sua frota também são de navios de bandeira estrangeira, trabalhando em diversas rotas internacionais. 

Existem Navios dos mais variados tipos, que transportam todo tipo de carga existente, como por exemplo, cargas à granel, cargas refrigeradas, cargas perigosas e cargas líquidas como petróleo e seus derivados. Geralmente um Navio é classificado pelo tipo de carga que transporta, sendo assim, Graneleiros, Petroleiros, Navios de Carga, Porta Contêineres, Navios Tank e etc. Esses navios são importantes agentes para o desenvolvimento da atividade de comércio exterior no país, pois determinam as regras do transporte marítimo, rotas comerciais relevantes e tarifas utilizadas na negociação de fretes com os clientes, o que impacta de forma contundente na economia brasileira e do setor como um todo. 

Contribuem de forma direta na melhoria dos portos onde operam, já que com o aumento do volume de mercadorias embarcadas e desembarcadas faz-se necessário a adequação e melhoria contínua dos portos, sempre buscando facilitar a logística dos transportadores e dos clientes no recebimento ou retirada de cargas. Podemos citar como exemplos portos que receberam melhorias por conta do incremento em suas operações; os de SUAPE, SANTOS, MANAUS e ITAJAÍ, dentre outros. Os Armadores são um dos atores fundamentais no desenvolvimento do comércio mundial, trazendo investimentos por onde passam, com a criação de novas rotas comerciais e instalação de diversos serviços nos portos ao redor do mundo, gerando divisas importantes para os países ondem operam e contribuindo para o seu respectivo crescimento.

Os Maiores Armadores no mundo hoje são: a Maersk Line (Dinamarques), a MSC (Italiana), a CMA CGM (Francesa), e a Aliança-Hamburg SUD (Alemã), sendo estas as principais transportadoras marítimas no aspecto global e em volume de cargas embarcadas. No Brasil, todos estes Armadores possuem presença marcante em nosso mercado, porém, podemos citar também a empresa LOGIN (Empresa Nacional com Navios de bandeira brasileira), de propriedade da Vale do Rio Doce, que realiza o transporte de cargas por meio da Cabotagem (Transporte de mercadorias em rota Nacional e através de nossa costa) e entre países da América do Sul, como Argentina e Chile por exemplo. A criação do Estaleiro Atlântico Sul no Porto de SUAPE, foi uma importante iniciativa para construção de novos Navios e de aprimoramento tecnológico, que tem abastecido principalmente a indústria do petróleo, com a entrega de Navios Petroleiros. Essa iniciativa foi de suma importância para o Brasil, demonstrando a necessidade de desenvolvimento do pólo naval e dos serviços náuticos.

Entretanto, muita coisa ainda precisa melhorar, pois tanto as empresas nacionais como internacionais ainda passam por inúmeras dificuldades nos portos nacionais. Dentre as principais dificuldades, podemos citar: a deficiência dos portos em atender determinados tipos de Navios (principalmente os de grande porte), altos custos com combustível e operacional, burocracia abusiva nos portos brasileiros e altos custos portuários, sendo este um dos mais altos a nível mundial. São esses tipos de problemas que impactam diretamente no desenvolvimento econômico das empresas e acabam prejudicando a criação de novas rotas internacionais, o que consequentemente afeta os serviços e a qualidade dos processos de todos os envolvidos.

-----

Assinatura Diego Bezerra

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS