administração

A arte de se comunicar bem

Você sabe se comunicar?


Comunicação

Comunicar-se bem é essencial para as interações sociais do ser humano. Sejam elas profissionais ou pessoais. Sendo assim, muitas vezes não percebemos a importância dos pequenos atos que podem prejudicar nossa comunicação e, porque não dizer, até nossa relação com as pessoas. Estes pequenos atos podem ser vícios de linguagem, inadequada postura corporal, tom de voz ou até palavras que num determinado contexto não se encaixariam. Vamos analisar o poder das palavras, imaginemos uma situação hipotética em que um chefe pede a um funcionário para realizar um projeto sobre determinado tema. 

Este funcionário passa o final de semana trabalhando no projeto e na segunda-feira pela manhã o apresenta, com várias olheiras e fisionomia de cansado, mas com aquele brilho no olhar por ter terminado o projeto no prazo e, claro, orgulhoso pelo resultado de seu esforço. O chefe analisa o projeto, elogia bastante e no final diz a seguinte frase: “Seu projeto é fenomenal, realmente muito bom, MAS não foi este o tema que lhe solicitei”. A partir do momento em que o chefe pronuncia o “MAS” ele está aniquilando tudo o que disse de bom anteriormente, ou seja, tudo deixa de valer e as chances de deixar seu ouvinte triste são muitas, pois esta pequena palavra mostra desvalorização para com seu trabalho, diz que nada daquilo tem sentido. 

Uma boa comunicação numa situação como esta seria pronunciar a seguinte frase: “Seu projeto é fenomenal, realmente muito bom, E é tão bom que vamos utilizá-lo mais na frente, na próxima oportunidade”. Ao trocar o “MAS” pelo “E” o comunicador mostra interesse no esforço do ouvinte, que ele (o comunicador) realmente levou em consideração toda a atenção desprendida ao projeto pelo ouvinte. Diariamente precisamos trocar muitos “MAS” por “E”, tomando muito cuidado para não ferir os sentimentos alheios ou seus brios. Além do mais, mostrar interesse nas pessoas é uma grande arma da comunicação eficaz e com certeza trará grandes benefícios ao comunicador. Devemos lembrar que vivemos em função de parcerias e que o “MAS” é inimigo das parcerias, afinal, todos correm atrás do seu melhor, ninguém faz algo errado porque deseja fazer errado, ninguém deseja retrabalho para si, e o “E” ajuda a manter as relações saudáveis.

-----

Assinatura Equipe de Redação
Nós também estamos no Twitter e no Google+!

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS