administração

A globalização e o comércio exterior

Globalização x Comércio Exterior


Globalização e o Comércio Exterior

Não é possível falarmos de um sem mencionar o outro, pois ambos estão intimamente ligados desde tempos remotos. Muitos acham que a globalização é algo recente, contudo a mesma vem tomando força desde a expansão do império romano, que com o passar dos anos realizou um grande intercâmbio multicultural entre as diversas civilizações da época, através principalmente, do comércio com outras culturas e na conquista de novos territórios. A globalização e a atividade de comércio são dependentes um do outro, pois o primeiro contribui de forma substancial para que o segundo ganhe força no cenário globalizado. 

Um dos grandes impulsionadores destes movimentos foi o incremento da tecnologia da informação da década de 90, que permitiu um grande avanço no intercâmbio cultural e comercial entre as nações. Podemos dizer, que o processo de globalização mundial também foi acompanhado pelo fortalecimento do comércio internacional entre países, trazendo assim, um aumento no desenvolvimento industrial e tecnológicos, principalmente, para os países considerados emergentes como Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul. Esse acontecimento os fez ganhar mais destaque no cenário mundial, aumentando sua influência perante as outras nações. 

Países que mantiveram isolamento e não acompanharam o movimento da globalização, sofrem hoje com a falta de desenvolvimento tecnológico, humano e social e também com a total falta de estrutura no aspecto comercial e industrial, tais características são de grande relevância para as Nações que buscam o desenvolvimento. Não há como falar em desenvolvimento do Comércio Exterior, em aumento de exportações e melhoria da qualidade dos produtos de determinados países, se estes não possuem políticas claras de relacionamento e de abertura comercial em proporções globais. Não cabe mais no mercado mundial, políticas ultra-protecionistas e conservadoras, ou de isolamento que algumas nações insistem em manter. 

Tais atitudes, só aumentam a defasagem no desenvolvimento em relação à outros países, além da falta de confiança internacional por parte de parceiros e investidores. Nota-se desta forma, que a globalização e o comércio exterior caminham juntos em prol de um grande mercado mundial, onde a grande maioria das nações possam se beneficiar com o intercâmbio de produtos e serviços, desenvolvendo seus parques industriais e melhorando de forma significativa a qualidade dos mesmos, trazendo desenvolvimento e emprego pra população e buscando cada vez mais, destaque na atividade de comércio internacional e uma maior influência no cenário global.

-----

portal administração feed
COLUNAS
RECOMENDAMOS
REDES SOCIAIS
-------------------------------------------------
Receba Nossas Atualizações
PARCEIROS